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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5966
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ENSINO DA LEITURA E A PERSPECTIVA DISCURSIVA DE LINGUAGEM: Implicações para a formação leitora de crianças do 2º ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | TEACHING READING AND THE DISCURSIVE PERSPECTIVE OF LANGUAGE: Implications for the reading development of children in the 2nd year of elementary school |
Autor: | VIEIRA, Edilene de Jesus Furtado Ferreira |
Primeiro orientador: | VITURIANO, Hercília Maria de Moura |
Primeiro membro da banca: | VITURIANO, Hercília Maria de Moura |
Segundo membro da banca: | FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho |
Terceiro membro da banca: | FRANCO, Sandra Aparecida Pires |
Quarto membro da banca: | COSTA, Cristiane Dias Martins da |
Quinto membro da banca: | PAIXÃO, Maria do Socorro Estrela |
Resumo: | Esta pesquisa insere-se no âmbito do mestrado profissional, do Programa de Pós- Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Desenvolve-se a partir do seguinte problema: que pressupostos da perspectiva discursiva de linguagem podem subsidiar a organização de situações de ensino da leitura em turmas do 2º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Raposa-MA? Definimos como objetivo geral: compreender a partir da perspectiva discursiva de linguagem, pressupostos para subsidiar a organização de situações de ensino da leitura em turmas do 2º ano do ensino fundamental na Unidade Integrada Maria Rosa Reis Trindade localizada no município de Raposa-MA, materializados, por meio de um livro de narrativas docentes, orientador da prática pedagógica nesse contexto. Como objetivos específicos, definimos: situar as concepções de linguagem, leitura e texto, situando o processo de ensino da leitura a partir da concepção discursiva de linguagem; evidenciar as concepções de linguagem, de leitura e texto das professoras colaboradoras e como se relacionam com as práticas de ensino da leitura em sala de aula; identificar as possibilidades e desafios para organização das práticas de ensino da leitura a partir das relações entre a concepção discursiva de linguagem e as orientações dos documentos curriculares oficiais (BNCC e DCTMA); produzir, a partir dos pressupostos da concepção discursiva de linguagem um livro de narrativas docentes para subsidiar o processo de ensino da leitura em turmas do 2º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Raposa-MA. Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa se organizou da seguinte forma: quanto à natureza, como uma pesquisa de intervenção em educação. O tratamento qualitativo dos dados e os procedimentos consubstanciaram- se nas bases da pesquisa formação do tipo colaborativa. Esta pesquisa se ancora em alguns pressupostos teóricos de Bakhtin/Volochinov (2006), para compreensão do processo discursivo e dialógico da linguagem. Sobre as práticas de leitura, dialogamos com as fontes primárias dos estudos de Bajard (2021), Curto, Morillo e Teixidó (2000), Geraldi (2011), Jolibert (1994, 2006) e Smolka (1988). Outras fontes secundárias são mobilizadas para análise do objeto em questão. Nossos achados sinalizam que a concepção discursiva de linguagem apresenta perspectivas específicas para a constituição de práticas de ensino da leitura como processo de compreensão de textos, para um ensino contextualizado no qual a criança aprende atribuindo sentido a linguagem escrita visto que o trabalho se efetiva em sala de aula considerando os textos em seus contextos reais de produção e em seus usos sociais. Por sua vez a criança aprende para desenvolver as suas capacidades humanas e a leitura é um instrumento cultural fundamental para esse processo. Para tanto, o produto educacional elaborado a partir dessa dissertação visa contribuir com a prática docente, para o ensino da leitura, fundamentada nessa concepção de linguagem. |
Abstract: | This research is part of the professional master's degree, of the Postgraduate Program in Basic Education Teaching Management, at the Federal University of Maranhão – UFMA. It develops from the following problematizing question: what assumptions from the discursive perspective of language can support the organization of reading teaching situations in 2nd year elementary school classes in a municipal school in Raposa-MA? We define as a general objective: to understand, from the discursive perspective of language, assumptions to support the organization of reading teaching situations in 2nd year elementary school classes, materialized, through a book of teaching narratives, guiding pedagogical practice in this context. As specific objectives, we define: situate the conceptions of language, reading and text, situating the process of teaching reading from the discursive conception of language; highlight the conceptions of language, reading and text of the collaborating teachers and how they relate to the practices of teaching reading in the classroom; identify the possibilities and challenges for organizing reading teaching practices based on the relationships between the discursive conception of language and the guidelines of official curricular documents (BNCC and DCTMA); produce, based on the assumptions of the discursive conception of language, a book of teaching narratives to support the process of teaching reading in 2nd year elementary school classes at a municipal school in Raposa-MA. Regarding the methodological path, the research was organized as follows: in terms of nature, as intervention research in education. The approach is qualitative and the procedures are based on collaborative action research. This research is anchored in some theoretical assumptions of Bakhtin/Volochinov (2006), to understand the discursive and dialogic process of language. Regarding reading practices, we dialogue with the primary sources of studies by Bajard (2021), Curto, Morillo and Teixidó (2000), Geraldi (2011), Jolibert (1994, 2006) and Smolka (1988). Other secondary sources are mobilized to analyze the object in question. Our findings indicate that the discursive conception of language presents specific perspectives for the constitution of reading teaching practices as a process of understanding texts, for a contextualized teaching in which the child learns by attributing meaning to written language since the work takes place in the classroom class considering texts in their real contexts of production and their social uses. In turn, the child learns to develop their human capabilities and reading is a fundamental cultural instrument for this process. To this end, the educational product created from this dissertation aims to contribute to teaching practice, for teaching reading, based on this conception of language. |
Palavras-chave: | Anos Iniciais; Linguagem; Ensino de leitura; Concepção Discursiva Early years; Language; teaching reading; Discursive Conception |
Área(s) do CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | VIEIRA, Edilene de Jesus Furtado Ferreira. O ensino da leitura e a perspectiva discursiva de linguagem: Implicações para a formação leitora de crianças do 2º ano do ensino fundamental. 2024. 227 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5966 |
Data de defesa: | 3-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
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EDILENE DE JESUS FURTADO FERREIRA VIEIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 22,89 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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