Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5956
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino de Filosofia e o novo ensino médio: dialogando com docentes sob a escuta da tradição |
Título(s) alternativo(s): | Teaching Philosophy and the new secondary education: dialogue with teachers listening to tradition |
Autor: | SOUSA, Beatriz Lorena de ![]() |
Primeiro orientador: | SILVA JUNIOR, Almir Ferreira da |
Primeiro membro da banca: | SILVA JUNIOR, Almir Ferreira da Silva Junior |
Segundo membro da banca: | SILVA, Acildo Leite da |
Terceiro membro da banca: | DANTAS, José Carlos de Castro |
Quarto membro da banca: | SERRA, Maria Olilia |
Resumo: | As movimentações atuais nas políticas curriculares educacionais nasceram de um panorama que não considerou o professor da Educação Básica como fonte de saber sobre a realidade educacional brasileira, o que levou essa pesquisa a dar voz e escuta a esse educador e essa educadora, compreender essa mudança no meio educativo a partir daqueles que são peças fundantes para o ensino, assim como, tentar entender as mobilizações e resistências manifestadas em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, esta pesquisa investigou como os professores e professoras de Filosofia do Ensino Básico de São Luís, Maranhão, estão vivenciando a estruturação e acompanham a implementação da BNCC no processo da educação escolar, com o objetivo de conhecer os direcionamentos e os efeitos que esse documento tem causado ao trabalho do docente de filosofia para entender os impactos dessas mudanças no ensino desse componente curricular no contexto ludovicense. A perspectiva dessa análise considerou a compreensão dos educadores e educadoras sobre as modificações através de orientações metodológicas suscitadas pelo processo da fenomenologia hermenêutica proposta por Hans- Georg Gadamer (1900-2002) nas obras Verdade e Método I e II (1997 e 2002, respectivamente), e a educação crítica com o pensador Paulo Freire (1921-1997), no livro Pedagogia da Autonomia (1996). A abordagem hermenêutica foi utilizada no percurso da pesquisa, principalmente para compreender melhor a última parte da investigação que traz entrevistas semiestruturada realizadas de forma virtual por meio da plataforma Google meet, com docentes de filosofia que já lecionaram nesse campo nos intervalos de 1980 até a contemporaneidade, seguida por um questionário de múltipla escolha gerado pelo Google forms com professores e professoras que lecionam atualmente a disciplina de Filosofia em São Luís. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que as políticas curriculares trazidas pela BNCC, da forma como foi estruturado o documento e imposto no contexto escolar, acabam por levar os/os docentes de filosofia à posição de enfrentamento e mobilização social, via contestação, embates, conflitos e ações para garantir a manutenção do ensino da Filosofia. |
Abstract: | The current movements in educational curricular policies started from a panorama that did not consider the basic education teacher as a source of knowledge about the Brazilian educational reality, which led this research to give voice and listen to this educators to understand this change in the environment educational, starting from those that are founding pieces for teaching. This research also tried to understand the mobilizations and resistance manifested in relation to the National Common Curricular Base (BNCC). In this way, this research investigated how the Philosophy teachers of Basic Education in São Luís, Maranhão, are experiencing the structuring and follow the implementation of the BNCC in the process of school education, with the objective of knowing the directions and the effects that this document has caused to the work of the philosophy teacher, in order to understand the impacts of these changes in the teaching of this curricular component in the context of São Luis. The perspective of this analysis considered the educators' understanding of the changes through methodological guidelines raised by the process of hermeneutic phenomenology proposed by Hans-Georg Gadamer (1900-2002) in the works Verdade and Method I and II (1997 and 2002, respectively) and critical education with the thinker Paulo Freire (1921-1997), in the book Pedagogia da Autonomia (1996). This hermeneutic approach was used in the course of the research and, mainly, to better understand the last part of the investigation that brought semi-structured interviews carried out on Google meet, with professors of philosophy who had already taught in this field in the intervals of 1980 up to the present time, followed by a questionnaire of multiple-choice questions created by Google forms with teacherse who currently teach Philosophy in São Luís. This part of the analysis was intended to perceive these subjects of education through the authors Gadamer and Freire collaborating with their ideas about dialogue and education. The results of this research show that the curriculum policies brought by the BNCC, in the way it was structured and imposed in the school context, ended up leading philosophy teachers to a position of confrontation and social mobilization, through contestation, clashes, conflicts and actions to guarantee the maintenance of philosophy teaching. |
Palavras-chave: | BNCC; ensino de Filosofia; currículo; ensino fundamental; diálogo; BNCC; Curriculum; Educational entities; Teachers of philosophy; dialogue. |
Área(s) do CNPq: | Epistemologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH |
Citação: | SOUSA, Beatriz Lorena de. O ensino de Filosofia e o novo ensino médio: Dialogando com docentes sob a escuta da tradição. 2023. 149 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5956 |
Data de defesa: | 20-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BEATRIZ LORENA DE SOUSA.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.