Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5950
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Ações de educação popular desenvolvidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher - CRAM em Açailândia – MA |
Título(s) alternativo(s): | COMBATING DOMESTIC VIOLENCE: Popular education actions developed by the Women's Reference and Assistance Center - CRAM in Açailândia - MA |
Autor: | RIBEIRO, Léia de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | BARROSO, Betania Oliveira |
Primeiro coorientador: | ZAPAROLI, Witembergue Gomes |
Primeiro membro da banca: | BARROSO, Betania Oliveira |
Segundo membro da banca: | ZAPAROLI, Witembergue Gomes |
Terceiro membro da banca: | RÊSES, Erlando da Silva |
Quarto membro da banca: | SILVA, Ilma Maria de Oliveira |
Quinto membro da banca: | DUBLANT, Carlos André Sousa |
Resumo: | A presente dissertação é motivada pela minha vivência como advogada do Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Açailândia MA - CRAM – órgão que acolhe e atende mulheres em condição de violência doméstica e familiar, bem como minha militância em direitos humanos, e membra da Comissão da Mulher e da Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MA. O trabalho desenvolvido no CRAM no combate à violência contra mulher como garantia de direitos humanos, e realizado de duas formas: Mulheres vítimas de violência doméstica (asseguradas pela medida protetiva concedida pela Justiça), e trabalho preventivo através da educação popular no qual estimula as mulheres a identificarem se estão ou não vivenciando uma relação abusiva, e como orientá-las no processo de denúncia. O objetivo consiste em trabalhar as práticas educativas desenvolvidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher – CRAM, através da pesquisa-ação na perspectiva da Educação Popular, para formação das mulheres açailandenses no combate as variadas formas de violência e violação dos seus direitos. Este último, é o objeto dessa dissertação. Para isso, busco entender as concepções das mulheres pesquisadas sobre o que elas compreendem como violência doméstica, educação como forma de transformação social; como se enxergam como mulher. A pesquisa consiste em um estudo de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação (Thiollent, 2011), com a participação de oito mulheres atendidas no CRAM. O trabalho está ancorado nos pressupostos teóricos de Freire (1996,2003,2011,2021), e em autoras como Hooks (2017), Miranda (2022), Teles (2012) dentre outras. A partir disso, construímos reflexões sobre a questão da autonomia e empoderamento. Para a construção dos dados foram utilizadas observações, diário de campo, análise de documentos e os círculos de cultura. Dessa forma, foram organizados os temas, subtemas, palavras e expressões geradoras. Na análise prévia dos dados construídos, buscamos refletir sobre as palavras geradoras e na situação-problema-desafio, dentre outros resultados, constatamos que as mulheres já compreendem que viveram e por isso, romperam o ciclo de violência. E as que ainda estão em uma relação abusiva, buscam informações, fortalecimento e conhecimento para romperem o ciclo da violência. |
Abstract: | The theme of the dissertation is motivated by my experience as a lawyer at the Center for Reference and Assistance to Women in Açailândia MA - CRAM - a body that welcomes and assists women in conditions of domestic and family violence, as well as my militancy in human rights, and a member of the Commission of Women and Lawyer of the Brazilian Bar Association – OAB MA. The work carried out at CRAM in the fight against violence against women as a warranty of human rights is carried out in two ways: Women who are victims of domestic violence assisted (ansured by the protective measure granted by the Justice), and preventive work through popular education in which it encourages women to identify whether or not they are experiencing an abusive relationship, and how to guide them in the process of reporting. The latter, preventive work through popular education, is the object of this dissertation. For this, it sought to understand the conceptions of the researched women about what they understand as domestic violence, education as a form of social transformation; how they see themselves as women. From this, we build reflections on autonomy, empowerment. In the methodological field, we carried out an action research with the participation of 9 (nine) women, all attended at CRAM. It is a qualitative study. Observations, field diary, document analysis and culture circles were used for data construction. From this, the themes, subthemes, words and generating expressions were organized. In the analysis of the constructed data and in the considerations, we sought to reflect on the situation-problem-challenge. Among other results up to this point in the research (qualification), it appears that the women already understand that they have lived or are in an abusive relationship, and are looking for information, strengthening and knowledge to break the cycle of violence. |
Palavras-chave: | Educação Popular; Combate à violência doméstica; Direitos Humanos Combating domestic violence; Human Rights; Popular Education |
Área(s) do CNPq: | Orientação e Aconselhamento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Citação: | RIBEIRO, Léia de Oliveira.Combate à violência doméstica: Ações de educação popular desenvolvidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher - CRAM em Açailândia – MA. 2023. 197 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5950 |
Data de defesa: | 21-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LÉIA DE OLIVEIRA RIBEIRO.pdf | Dissertação de Mestrado | 17,65 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.