Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Jairo Belchior Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5124637342015405por
dc.contributor.advisor1CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719416176703621por
dc.contributor.referee1CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719416176703621por
dc.contributor.referee2SILVA, Cícero da-
dc.contributor.referee3ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1054483633358225por
dc.date.accessioned2025-02-21T12:49:49Z-
dc.date.issued2023-11-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jairo Belchior Freitas. Limites e possibilidades das aprendizagens colaborativas no ensino da língua portuguesa por meio do aplicativo Whatsapp. 2023. 132 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5949-
dc.description.resumoO objetivo do estudo é analisar as aprendizagens colaborativas desenvolvidas por professores de Língua Portuguesa, por meio do aplicativo WhatsApp, entre os alunos do 9º ano da rede pública municipal de ensino de Marabá-PA. Para tanto, alguns passos foram seguidos: caracterizamos as aprendizagens colaborativas promovidas por professores de Língua Portuguesa do 9º ano da rede pública municipal de ensino de Marabá, desde o planejamento, com destaque para a utilização do aplicativo WhatsApp; descrevemos os principais desafios dos professores na utilização deste aplicativo como ferramenta de ensino nas aprendizagens colaborativas entre os estudantes; e identificamos as relações entre as redes colaborativas de aprendizagem promovidas pelos estudantes, por meio do aplicativo WhatsApp, e a mediação dos professores de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, realizada em duas fases: levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, sendo realizado entrevista semiestruturada e análise documental na última fase. Do ponto de vista teórico, dialogamos com autores que discutem o ensino de Língua Portuguesa, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) na educação e o Letramento Digital. Os participantes da pesquisa foram quatro professores de Língua Portuguesa da rede municipal de Marabá/PA que atuam em turmas de 9º ano. Os dados foram organizados em categorias e a análise seguiu os encaminhamentos do método de triangulação. Os resultados indicam a falta de acesso, bem como a questão da qualidade do acesso às TDIC’s. A dificuldade em avaliar individualmente os alunos nas atividades coletivas foi apontada como uma das principais dificuldades para desenvolver atividades colaborativas. Ficou evidente também que, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas, os professores demonstraram-se comprometidos com as aprendizagens, buscam novas estratégias de ensino e desenvolvem atividades colaborativas com o uso do WhatsApp, sempre que necessário. Os dados sinalizam para a necessidade de se discutir amplamente a questão investigada, pois trata-se de um tema atual e de fundamental importância, e que nos ajuda a compreender cada vez mais a inserção de novas tecnologias no ambiente escolar e a possiblidade de aprendizagens colaborativas por meio do aplicativo WhatsApp.por
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze collaborative learning developed by Portuguese Language teachers, through the WhatsApp application, among 9th grade students in the public municipal school system of Marabá-PA. To this end, some steps were followed: we characterized the collaborative learning promoted by 9th grade Portuguese Language teachers in the public municipal school system of Marabá, from the planning stage, with emphasis on the use of the WhatsApp application; we described the main challenges faced by teachers in using this application as a teaching tool in collaborative learning among students; and we identified the relationships between the collaborative learning networks promoted by students, through the WhatsApp application, and the mediation of Portuguese Language teachers. This is an exploratory research of a qualitative nature, carried out in two phases: bibliographical survey and field research, with semi-structured interviews and document analysis being carried out in the last phase. From a theoretical perspective, we discussed authors who discuss the teaching of Portuguese, Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in education and Digital Literacy. The participants in the research were four Portuguese teachers from the municipal school system in Marabá/PA who work in 9th grade classes. The data were organized into categories and the analysis followed the guidelines of the triangulation method. The results indicate the lack of access, as well as the issue of the quality of access to DICTs. The difficulty in individually assessing students in group activities was pointed out as one of the main difficulties in developing collaborative activities. It was also evident that, despite the numerous difficulties faced, the teachers demonstrated their commitment to learning, seeking new teaching strategies and developing collaborative activities using WhatsApp, whenever necessary. The data indicate the need to discuss the issue investigated in depth, as it is a current and fundamentally important topic, which helps us to increasingly understand the inclusion of new technologies in the school environment and the possibility of collaborative learning through the WhatsApp application.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-21T12:49:49Z No. of bitstreams: 1 JAIRO BELCHIOR FREITAS OLIVEIRA.pdf: 12274375 bytes, checksum: 6ac83bd15b6a67e93908ef8dc7586cc3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-21T12:49:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAIRO BELCHIOR FREITAS OLIVEIRA.pdf: 12274375 bytes, checksum: 6ac83bd15b6a67e93908ef8dc7586cc3 (MD5) Previous issue date: 2023-11-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias Digitais;por
dc.subjectAprendizagens Colaborativas;por
dc.subjectWhatsApp;por
dc.subjectDesafios;por
dc.subjectPossibilidadespor
dc.subjectDigital Technologies;eng
dc.subjectCollaborative Learning;eng
dc.subjectWhatsApp;eng
dc.subjectChallenges;eng
dc.subjectPossibilitieseng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleLIMITES E POSSIBILIDADES DAS APRENDIZAGENS COLABORATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DO APLICATIVO WHATSAPPpor
dc.title.alternativeLIMITS AND POSSIBILITIES OF COLLABORATIVE LEARNING IN TEACHING THE PORTUGUESE LANGUAGE THROUGH THE WHATSAPP APPeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAIRO BELCHIOR FREITAS OLIVEIRA.pdfDissertação de Mestrado11,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.