Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTINS, Aldmax Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5900631058744156por
dc.contributor.advisor1SERRA, Maria Olília-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797696566118847por
dc.contributor.referee1SERRA, Maria Olília-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797696566118847por
dc.contributor.referee2MENEZES, Marly Cutrim de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638846136714735por
dc.contributor.referee3RODRIGUES JÚNIOR, Edwar Pereira-
dc.date.accessioned2025-02-20T17:18:10Z-
dc.date.issued2020-07-28-
dc.identifier.citationMARTINS, Aldmax Silva. Autonomia Kantiana e a construção de conceitos: A partir de experiências com histórias em quadrinhos no ensino de Filosofia. 2020. 129 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5946-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como problemática o conceito de autonomia, em que o objetivo era ampliar o conceito dos próprios alunos através da perspectiva kantiana e o método educacional em Silvio Gallo, em que foram trabalhadas as quatro etapas: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Na etapa da sensibilização foi realizado atividades de leitura de história em quadrinhos e uma dramatização cujo tema escolhido foi “acidentes de trânsito”. Assim, em seguida na etapa da problematização foram levantados problemas inerentes ao tema acidentes de trânsitos, que fomentaram a necessidade da etapa da investigação de acordo com a perspectiva kantiana, especificamente analisando o conceito de autonomia dos próprios alunos e uma constante ligação com o tema acidentes de trânsito. Posteriormente, iniciou-se a criação dos próprios conceitos dos alunos na etapa da conceituação em que os mesmos elaboraram histórias em quadrinhos com o tema central “acidentes de trânsito”. A partir da análise de questionários que foram disponibilizados aos alunos antes e depois de realizada as quatro etapas do método em Silvio Gallo elaboraram-se uma análise qualitativa das experiências dos alunos por meio dos respectivos questionários em que foi verificada a aceitação dos alunos em relação ao método educacional em Silvio Gallo e a satisfação dos mesmos em realizar a construção de conceitos a partir de instrumento metodológico tais como as “histórias em quadrinhos”.por
dc.description.abstractThe present work has how problematic the concep of autonomy, that the aim was enlarge the concept of the students themselves through the kantian perpective and the educational method in Silvio Gallo, that was worked on four stages: awareness, problematizations, investigation and conceptualization. On stage of awareness was accomplished activities of comic books reading and a dramatization whose the chosen theme was “trafic acidentes”. Therefore, on stage of problematimatization, problems inherent to the topic “trafic accidents” were raised, that foment the necessity of the investigation stage according to the Katian perpective, specifically analyzing the concept of autonomy of the students themselves and a constant connection with the theme of traffic accidents. Subsequently, started the creation of their own students conception on conceptualization step in which they elaborated comic books with the central theme “trafic acidentes”. From the analysis of questionnaires that were made available to students before and after realized the four stages in Silvio Gallo method, a qualitative stage was elaborated through the students' experiences the respective questionnaires that were verified students' acceptance of the educational method in Silvio Gallo and their acceptance to carry out the construction of concepts from a methodological tool such as “comic books”.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-20T17:18:10Z No. of bitstreams: 1 ALDMAX SILVA MARTINS.pdf: 7232421 bytes, checksum: ef9562654ba7c6d88eda635460230625 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-20T17:18:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALDMAX SILVA MARTINS.pdf: 7232421 bytes, checksum: ef9562654ba7c6d88eda635460230625 (MD5) Previous issue date: 2020-07-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutonomia;por
dc.subjectConceito;por
dc.subjectMetodologia Filosófica;por
dc.subjectEnsino de Filosofiapor
dc.subjectAutonomy;eng
dc.subjectConcept;eng
dc.subjectPhilosophical methodology;eng
dc.subjectPhilosophy teachingeng
dc.subject.cnpqÉticapor
dc.titleAutonomia Kantiana e a construção de conceitos: A partir de experiências com histórias em quadrinhos no ensino de Filosofiapor
dc.title.alternativeKantian autonomy and the construction of concepts: From experiences with comics in the teaching of Philosophyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALDMAX SILVA MARTINS.pdfDissertação de Mestrado7,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.