Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5946
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Autonomia Kantiana e a construção de conceitos: A partir de experiências com histórias em quadrinhos no ensino de Filosofia |
Título(s) alternativo(s): | Kantian autonomy and the construction of concepts: From experiences with comics in the teaching of Philosophy |
Autor: | MARTINS, Aldmax Silva ![]() |
Primeiro orientador: | SERRA, Maria Olília |
Primeiro membro da banca: | SERRA, Maria Olília |
Segundo membro da banca: | MENEZES, Marly Cutrim de |
Terceiro membro da banca: | RODRIGUES JÚNIOR, Edwar Pereira |
Resumo: | O presente trabalho teve como problemática o conceito de autonomia, em que o objetivo era ampliar o conceito dos próprios alunos através da perspectiva kantiana e o método educacional em Silvio Gallo, em que foram trabalhadas as quatro etapas: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Na etapa da sensibilização foi realizado atividades de leitura de história em quadrinhos e uma dramatização cujo tema escolhido foi “acidentes de trânsito”. Assim, em seguida na etapa da problematização foram levantados problemas inerentes ao tema acidentes de trânsitos, que fomentaram a necessidade da etapa da investigação de acordo com a perspectiva kantiana, especificamente analisando o conceito de autonomia dos próprios alunos e uma constante ligação com o tema acidentes de trânsito. Posteriormente, iniciou-se a criação dos próprios conceitos dos alunos na etapa da conceituação em que os mesmos elaboraram histórias em quadrinhos com o tema central “acidentes de trânsito”. A partir da análise de questionários que foram disponibilizados aos alunos antes e depois de realizada as quatro etapas do método em Silvio Gallo elaboraram-se uma análise qualitativa das experiências dos alunos por meio dos respectivos questionários em que foi verificada a aceitação dos alunos em relação ao método educacional em Silvio Gallo e a satisfação dos mesmos em realizar a construção de conceitos a partir de instrumento metodológico tais como as “histórias em quadrinhos”. |
Abstract: | The present work has how problematic the concep of autonomy, that the aim was enlarge the concept of the students themselves through the kantian perpective and the educational method in Silvio Gallo, that was worked on four stages: awareness, problematizations, investigation and conceptualization. On stage of awareness was accomplished activities of comic books reading and a dramatization whose the chosen theme was “trafic acidentes”. Therefore, on stage of problematimatization, problems inherent to the topic “trafic accidents” were raised, that foment the necessity of the investigation stage according to the Katian perpective, specifically analyzing the concept of autonomy of the students themselves and a constant connection with the theme of traffic accidents. Subsequently, started the creation of their own students conception on conceptualization step in which they elaborated comic books with the central theme “trafic acidentes”. From the analysis of questionnaires that were made available to students before and after realized the four stages in Silvio Gallo method, a qualitative stage was elaborated through the students' experiences the respective questionnaires that were verified students' acceptance of the educational method in Silvio Gallo and their acceptance to carry out the construction of concepts from a methodological tool such as “comic books”. |
Palavras-chave: | Autonomia; Conceito; Metodologia Filosófica; Ensino de Filosofia Autonomy; Concept; Philosophical methodology; Philosophy teaching |
Área(s) do CNPq: | Ética |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH |
Citação: | MARTINS, Aldmax Silva. Autonomia Kantiana e a construção de conceitos: A partir de experiências com histórias em quadrinhos no ensino de Filosofia. 2020. 129 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5946 |
Data de defesa: | 28-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALDMAX SILVA MARTINS.pdf | Dissertação de Mestrado | 7,06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.