Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROCHA, Geórgia Fernanda do Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8710322052967541por
dc.contributor.advisor1MOTA, Antonia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919574214701935por
dc.contributor.referee1MOTA, Antônia da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919574214701935por
dc.contributor.referee2GALVE, Fernanda Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5818309697654708por
dc.contributor.referee3CAMÊLO, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117por
dc.contributor.referee4VITURIANO, Hercília Maria de Moura-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111752076395554por
dc.contributor.referee5CAMPOS, Marize Helena de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1121119695020091por
dc.date.accessioned2025-02-17T17:59:18Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.citationROCHA, Geórgia Fernanda do Nascimento.Educação patrimonial: Uma proposta de ações pedagógicas no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – São Luís. 2024.149 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5933-
dc.description.resumoA pesquisa intitulada EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: uma proposta de ações pedagógicas no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – São Luís, é uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional, que teve como objetivo compreender os desafios e as perspectivas teórico-práticas sobre a Educação Patrimonial no IEMA, com vista a elaborar, a partir de ações pedagógicas e colaborativas, sugestões de metodologias que pudessem contribuir na prática docente em relação a Educação Patrimonial. Para alcançarmos o que nos propomos, elegemos enquanto metodologia a pesquisa bibliográfica, com o intuito de obter um amplo alcance de informações, além de possibilitar na construção conceitual que envolveu o objeto de estudo. O nosso público-alvo consistiu em professores de história da instituição, com os quais produzimos coletivamente tais orientações. Optamos para a coleta de dados os instrumentos tais como: reuniões pedagógicas e entrevista semiestruturada, direcionadas aos sujeitos da pesquisa. Para auxiliar na fundamentação teórica nesse trabalho, utilizamos autores como: Freire (2011), Gonçalves (2014), Horta, Grunberg, Monteiro (1999), Teixeira (2008), Bittencourt (2018), que abordam sobre as concepções de Educação Patrimonial e sua importância de ser abordada e valorizada na escola em todas as disciplinas, da área de Humanas, Linguagens e Exatas.por
dc.description.abstractThe research entitled HERITAGE EDUCATION: a proposal for pedagogical actions at the Institute of Education, Science, and Technology of Maranhão (IEMA) – São Luís, is a study developed within the scope of the professional master's program, aiming to understand the theoretical-practical challenges and perspectives on Heritage Education at IEMA. The goal was to develop, based on pedagogical and collaborative actions, methodological suggestions that could contribute to teaching practices in relation to Heritage Education. To achieve our goal, we chose bibliographic research as our methodology, aiming for a broad scope of information and enabling the conceptual construction that involved the object of study. Our target audience consisted of history teachers from the institution, with whom we collectively produced these guidelines. For data collection, we selected instruments such as: pedagogical meetings and semi- structured interviews, directed to the research participants. To support the theoretical foundation of this work, we used authors such as: Freire (2011), Gonçalves (2014), Horta, Grunberg, Monteiro (1999), Teixeira (2008), and Bittencourt (2018), who discuss the concepts of Heritage Education and its importance to be addressed and valued in schools across all subjects, including Humanities, Languages, and Exact Sciences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-17T17:59:18Z No. of bitstreams: 1 GEÓRGIA FERNANDA DO NASCIMENTO ROCHA.pdf: 17238700 bytes, checksum: cdde8e78916684bd565b20fb84ac7157 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-17T17:59:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GEÓRGIA FERNANDA DO NASCIMENTO ROCHA.pdf: 17238700 bytes, checksum: cdde8e78916684bd565b20fb84ac7157 (MD5) Previous issue date: 2024-11-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConscientização;por
dc.subjectEducação Patrimonial;por
dc.subjectPatrimônio Culturalpor
dc.subjectAwareness;eng
dc.subjectHeritage Education;eng
dc.subjectCultural Heritageeng
dc.subject.cnpqAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionaispor
dc.titleEDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Uma proposta de ações pedagógicas no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – São Luíspor
dc.title.alternativeHERITAGE EDUCATION: A proposal for pedagogical actions at the Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IEMA) – São Luíseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEÓRGIA FERNANDA DO NASCIMENTO ROCHA.pdfDissertação de Mestrado16,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.