Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5933
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Uma proposta de ações pedagógicas no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – São Luís |
Título(s) alternativo(s): | HERITAGE EDUCATION: A proposal for pedagogical actions at the Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IEMA) – São Luís |
Autor: | ROCHA, Geórgia Fernanda do Nascimento ![]() |
Primeiro orientador: | MOTA, Antonia da Silva |
Primeiro membro da banca: | MOTA, Antônia da Silva |
Segundo membro da banca: | GALVE, Fernanda Rodrigues |
Terceiro membro da banca: | CAMÊLO, Júlia Constança Pereira |
Quarto membro da banca: | VITURIANO, Hercília Maria de Moura |
Quinto membro da banca: | CAMPOS, Marize Helena de |
Resumo: | A pesquisa intitulada EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: uma proposta de ações pedagógicas no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – São Luís, é uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional, que teve como objetivo compreender os desafios e as perspectivas teórico-práticas sobre a Educação Patrimonial no IEMA, com vista a elaborar, a partir de ações pedagógicas e colaborativas, sugestões de metodologias que pudessem contribuir na prática docente em relação a Educação Patrimonial. Para alcançarmos o que nos propomos, elegemos enquanto metodologia a pesquisa bibliográfica, com o intuito de obter um amplo alcance de informações, além de possibilitar na construção conceitual que envolveu o objeto de estudo. O nosso público-alvo consistiu em professores de história da instituição, com os quais produzimos coletivamente tais orientações. Optamos para a coleta de dados os instrumentos tais como: reuniões pedagógicas e entrevista semiestruturada, direcionadas aos sujeitos da pesquisa. Para auxiliar na fundamentação teórica nesse trabalho, utilizamos autores como: Freire (2011), Gonçalves (2014), Horta, Grunberg, Monteiro (1999), Teixeira (2008), Bittencourt (2018), que abordam sobre as concepções de Educação Patrimonial e sua importância de ser abordada e valorizada na escola em todas as disciplinas, da área de Humanas, Linguagens e Exatas. |
Abstract: | The research entitled HERITAGE EDUCATION: a proposal for pedagogical actions at the Institute of Education, Science, and Technology of Maranhão (IEMA) – São Luís, is a study developed within the scope of the professional master's program, aiming to understand the theoretical-practical challenges and perspectives on Heritage Education at IEMA. The goal was to develop, based on pedagogical and collaborative actions, methodological suggestions that could contribute to teaching practices in relation to Heritage Education. To achieve our goal, we chose bibliographic research as our methodology, aiming for a broad scope of information and enabling the conceptual construction that involved the object of study. Our target audience consisted of history teachers from the institution, with whom we collectively produced these guidelines. For data collection, we selected instruments such as: pedagogical meetings and semi- structured interviews, directed to the research participants. To support the theoretical foundation of this work, we used authors such as: Freire (2011), Gonçalves (2014), Horta, Grunberg, Monteiro (1999), Teixeira (2008), and Bittencourt (2018), who discuss the concepts of Heritage Education and its importance to be addressed and valued in schools across all subjects, including Humanities, Languages, and Exact Sciences. |
Palavras-chave: | Conscientização; Educação Patrimonial; Patrimônio Cultural Awareness; Heritage Education; Cultural Heritage |
Área(s) do CNPq: | Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | ROCHA, Geórgia Fernanda do Nascimento.Educação patrimonial: Uma proposta de ações pedagógicas no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – São Luís. 2024.149 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5933 |
Data de defesa: | 18-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GEÓRGIA FERNANDA DO NASCIMENTO ROCHA.pdf | Dissertação de Mestrado | 16,83 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.