Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Hayanne Ribeiro de-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=795AB739A6244F04DF861F9B606E2C87por
dc.contributor.advisor1ARAUJO JUNIOR, João da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2130388359786108por
dc.contributor.referee1ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2130388359786108por
dc.contributor.referee2LIMA, Ana Maria Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1412248256443525por
dc.contributor.referee3SILVA, Ana Lúcia Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3800306677912442por
dc.contributor.referee4ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.date.accessioned2025-02-17T12:29:13Z-
dc.date.issued1999-06-18-
dc.identifier.citationSOUZA, Hayanne Ribeiro de. Persuasão e engajamento no processo de aprendizagem de língua espanhola mediada por perfis de ensino no Instagram. 1999. 102 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras- Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 1999.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5927-
dc.description.resumoO presente estudo tem como principal objetivo analisar como o uso de tecnologias persuasivas, criadas com o intuito de promover a mudança de comportamento de um usuário, pode influenciar no processo de aprendizagem de uma L2 mediada por Perfis de Ensino na rede social Instagram. Como objetivos específicos, esta pesquisa pretende: identificar as ferramentas persuasivas, aquelas criadas para tornar um comportamento específico mais fácil de ser realizado, utilizadas por estes Perfis de Ensino de línguas para manter os aprendizes atrapados ao processo de aprendizagem; verificar os impactos dos gatilhos mentais (Fogg, 2009) no engajamento nos Perfis de Ensino; e, ainda, compreender a perspectiva do usuário/aprendiz sobre a aprendizagem mediada pelos Perfis de Ensino. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de natureza básica, com fins exploratórios, utilizando procedimentos de revisão de literatura e de caráter documental, utilizando como ferramentas de coleta de dados, a observação, a captura de tela e o questionário digital. Para tal, utilizamos como base teórica os estudos de Fogg (2003) sobre Persuasão na Captologia, entendida como a relação entre uma tecnologia persuasiva e um usuário com intenção de mudança de comportamento por parte do usuário, e o Modelo Comportamental (Fogg, 2009) para compreendermos a atuação de gatilhos mentais em mudanças de comportamento; os estudos sobre Engajamento de Lanier (2018) e de Bentes (2019), que o consideram como a tentativa de manter o usuário cada vez mais conectado e interagindo nas plataformas, bem como os estudos de Leffa (2012) sobre aprendizagem de línguas. Os resultados obtidos apontam que as tecnologias persuasivas, identificadas na plataforma Instagram, cumprem seu papel já que induzem e auxiliam o usuário a atingir o objetivo principal, que é gerar engajamento e, consequentemente, contribuem com o processo de aprendizagem da L2, pois, ao incentivá-lo a engajar os conteúdos, faz com que o aprendiz passe mais tempo imerso no universo da língua alvo, aumentando, assim, as possibilidades de uma aprendizagem significativa.por
dc.description.abstractThe main objective of this study is to analyze how the use of persuasive technologies, created in order to promote the change of behavior of a user, can influence the learning process of an L2 mediated by teaching profiles on the social network Instagram. As specific objectives, this research intends to: Identify the persuasive tools, those created to make a specific behavior easier to be carried out, used by these language teaching profiles to keep learners trapped in the learning process; to verify the impacts of mental triggers (Fogg, 2009) on engagement in teaching profiles; and, also, Understand the user/learner's perspective on learning mediated by teaching profiles. We conducted a qualitative research, of a basic nature, with exploratory purposes, using literature review and documentary procedures, using as data collection tools, observation, screen capture and the digital questionnaire. To this end, we used as a theoretical basis the studies of Fogg (2003) on Persuasion in Captology, understood as the relationship between a persuasive technology and a user with the intention of behavior change by the user, and the Behavioral Model (Fogg, 2009) to understand the performance of mental triggers in behavior changes; the studies on Engagement of Lanier (2018) and Bentes (2019), which consider it as the attempt to keep the user increasingly connected and interacting on the platforms, as well as the studies of Leffa (2012) on language learning. The results obtained indicate that the persuasive technologies, identified in the Instagram platform, fulfill their role since they induce and help the user to achieve the main objective, which is to generate engagement and, consequently, contribute to the learning process of L2, because, by encouraging him to engage the content, it makes the learner spend more time immersed in the universe of the target language, thus increasing the possibilities of meaningful learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-17T12:29:13Z No. of bitstreams: 1 HAYANNE RIBEIRO DE SOUZA.pdf: 1926453 bytes, checksum: 071a0c4864d0dc107be48ad12c1061ee (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-17T12:29:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HAYANNE RIBEIRO DE SOUZA.pdf: 1926453 bytes, checksum: 071a0c4864d0dc107be48ad12c1061ee (MD5) Previous issue date: 2015-06-18eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPersuasão;por
dc.subjectEngajamento;por
dc.subjectAprendizagem de Língua Adicional;por
dc.subjectPerfis de Ensinopor
dc.subjectPersuasion;eng
dc.subjectEngagement;eng
dc.subjectAdditional Language Learning;eng
dc.subjectTeaching Profileseng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titlePERSUASÃO E ENGAJAMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA MEDIADA POR PERFIS DE ENSINO NO INSTAGRAMpor
dc.title.alternativePERSUASION AND ENGAGEMENT IN THE SPANISH LANGUAGE LEARNING PROCESS MEDIATED BY TEACHING PROFILES ON INSTAGRAMeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HAYANNE RIBEIRO DE SOUZA.pdfDissertação de Mestrado1,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.