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Tipo do documento: Dissertação
Título: PERSUASÃO E ENGAJAMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA MEDIADA POR PERFIS DE ENSINO NO INSTAGRAM
Título(s) alternativo(s): PERSUASION AND ENGAGEMENT IN THE SPANISH LANGUAGE LEARNING PROCESS MEDIATED BY TEACHING PROFILES ON INSTAGRAM
Autor: SOUZA, Hayanne Ribeiro de 
Primeiro orientador: ARAUJO JUNIOR, João da Silva
Primeiro membro da banca: ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva
Segundo membro da banca: LIMA, Ana Maria Pereira
Terceiro membro da banca: SILVA, Ana Lúcia Rocha
Quarto membro da banca: ARANHA, Marize Barros Rocha
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo analisar como o uso de tecnologias persuasivas, criadas com o intuito de promover a mudança de comportamento de um usuário, pode influenciar no processo de aprendizagem de uma L2 mediada por Perfis de Ensino na rede social Instagram. Como objetivos específicos, esta pesquisa pretende: identificar as ferramentas persuasivas, aquelas criadas para tornar um comportamento específico mais fácil de ser realizado, utilizadas por estes Perfis de Ensino de línguas para manter os aprendizes atrapados ao processo de aprendizagem; verificar os impactos dos gatilhos mentais (Fogg, 2009) no engajamento nos Perfis de Ensino; e, ainda, compreender a perspectiva do usuário/aprendiz sobre a aprendizagem mediada pelos Perfis de Ensino. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de natureza básica, com fins exploratórios, utilizando procedimentos de revisão de literatura e de caráter documental, utilizando como ferramentas de coleta de dados, a observação, a captura de tela e o questionário digital. Para tal, utilizamos como base teórica os estudos de Fogg (2003) sobre Persuasão na Captologia, entendida como a relação entre uma tecnologia persuasiva e um usuário com intenção de mudança de comportamento por parte do usuário, e o Modelo Comportamental (Fogg, 2009) para compreendermos a atuação de gatilhos mentais em mudanças de comportamento; os estudos sobre Engajamento de Lanier (2018) e de Bentes (2019), que o consideram como a tentativa de manter o usuário cada vez mais conectado e interagindo nas plataformas, bem como os estudos de Leffa (2012) sobre aprendizagem de línguas. Os resultados obtidos apontam que as tecnologias persuasivas, identificadas na plataforma Instagram, cumprem seu papel já que induzem e auxiliam o usuário a atingir o objetivo principal, que é gerar engajamento e, consequentemente, contribuem com o processo de aprendizagem da L2, pois, ao incentivá-lo a engajar os conteúdos, faz com que o aprendiz passe mais tempo imerso no universo da língua alvo, aumentando, assim, as possibilidades de uma aprendizagem significativa.
Abstract: The main objective of this study is to analyze how the use of persuasive technologies, created in order to promote the change of behavior of a user, can influence the learning process of an L2 mediated by teaching profiles on the social network Instagram. As specific objectives, this research intends to: Identify the persuasive tools, those created to make a specific behavior easier to be carried out, used by these language teaching profiles to keep learners trapped in the learning process; to verify the impacts of mental triggers (Fogg, 2009) on engagement in teaching profiles; and, also, Understand the user/learner's perspective on learning mediated by teaching profiles. We conducted a qualitative research, of a basic nature, with exploratory purposes, using literature review and documentary procedures, using as data collection tools, observation, screen capture and the digital questionnaire. To this end, we used as a theoretical basis the studies of Fogg (2003) on Persuasion in Captology, understood as the relationship between a persuasive technology and a user with the intention of behavior change by the user, and the Behavioral Model (Fogg, 2009) to understand the performance of mental triggers in behavior changes; the studies on Engagement of Lanier (2018) and Bentes (2019), which consider it as the attempt to keep the user increasingly connected and interacting on the platforms, as well as the studies of Leffa (2012) on language learning. The results obtained indicate that the persuasive technologies, identified in the Instagram platform, fulfill their role since they induce and help the user to achieve the main objective, which is to generate engagement and, consequently, contribute to the learning process of L2, because, by encouraging him to engage the content, it makes the learner spend more time immersed in the universe of the target language, thus increasing the possibilities of meaningful learning.
Palavras-chave: Persuasão;
Engajamento;
Aprendizagem de Língua Adicional;
Perfis de Ensino
Persuasion;
Engagement;
Additional Language Learning;
Teaching Profiles
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: SOUZA, Hayanne Ribeiro de. Persuasão e engajamento no processo de aprendizagem de língua espanhola mediada por perfis de ensino no Instagram. 1999. 102 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras- Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 1999.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5927
Data de defesa: 18-Jun-1999
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

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