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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5918
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DOS PPCs DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAL E ESTADUAL DO MARANHÃO |
Título(s) alternativo(s): | SPECIAL AND INCLUSIVE EDUCATION IN TEACHER TRAINING: ANALYSIS OF THE PPCs OF THE MUSIC DEGREE COURSES AT THE FEDERAL AND STATE UNIVERSITIES OF MARANHÃO |
Autor: | SILVA, Isabele Ferreira da ![]() |
Primeiro orientador: | TOLOMEI, Cristiane Navarrete |
Primeiro coorientador: | CHAHINI, Thelma Helena Costa |
Primeiro membro da banca: | TOLOMEI, Cristiane Navarrete |
Segundo membro da banca: | CHAHINI, Thelma Helena Costa |
Terceiro membro da banca: | MENEZES, Ronny Diogenes de |
Quarto membro da banca: | RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado apresenta os resultados do estudo crítico/analítico dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Nesse sentido, seus objetivos específicos compreendem: versar acerca das pessoas que apresentam perfis e situações diferenciadas, no que tange à educação especial e inclusiva; analisar os documentos que determinam a implantação da educação contemporânea e a implementação da educação básica, com foco no ensino de Arte/Música; e sinalizar os caminhos do ensino de música no contexto especial/inclusivo contidos nos PPCs dos Cursos ofertados pelas referidas universidades. Este tema se justifica pela necessidade de refletir sobre a formação do educador musical frente às suas competências, a serem desenvolvidas a posteriori. Nesse contexto, o Problema de Pesquisa indaga: De que forma os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Música da UFMA e da UEMA correspondem às realidades do público da educação especial/inclusiva? Foi levantado como Hipótese que os PPCs dos referidos Cursos necessitam de maior interação entre as disciplinas e os professores especialistas, à luz dos documentos de implantação e implementação da educação especial inclusiva, direcionados ao ensino de música. A metodologia refere-se a uma abordagem qualitativa em consonância com a pesquisa documental e o estudo comparativo, quanto aos seus procedimentos. Sua fundamentação teórica está substanciada nos documentos internacionais (UNESCO, 1990, 1994, 2002; ISME, 2023; Fladem, 2023) e legislação nacional (Brasil, 1990, 1996, 2015) sobre a implantação da educação contemporânea, com foco no ensino de Arte/Música, além dos documentos de implementação da educação básica nacional (Brasil, 1997, 1998a, 1998b, 2000, 2018a; ABEM, 2023). Assim como nos autores que defendem o ensino de música para todos (Brasil, 2015, 2018a; Trindade, 2008), entre outros. Os resultados sinalizam que os três PPCs analisados – dois da UFMA (Campus São Luís e Campus São Bernardo) e um da UEMA (Campus São Luís) – apontaram algumas conexões sobre o tema educação especial/inclusiva em diferentes níveis e profundidades: tal como ofertar disciplinas na modalidade obrigatória e optativa, além de desenvolver temas complementares que podem ser discutidos em sala de aula, a critério dos docentes e discentes. Entretanto, foi observado nos currículos que suas referências bibliográficas, muitas vezes, estavam desatualizadas, sem concordância com a ementa e insuficiente, necessitando ser intensificadas, ampliadas e fortalecidas quanto as suas competências sob o ponto de vista pedagógico a serem desenvolvidas, focadas na formação profissional e no ensino de música ao público em foco. Ademais, verificou-se que em nenhum dos três Cursos foi considerada a carga horária suficiente para a formação do professor de música a fim de atuar na educação básica com o público da EEI. |
Abstract: | This master's thesis presents the results of the critical/analytical study of the Pedagogical Projects of the Music Degree Courses (abbreviation in Portuguese: PPCs) at the Universidade Federal do Maranhão (UFMA) and the Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). In this sense, its specific objectives include dealing with people who present different profiles and situations; to analyze the documents that determine the implementation of contemporary education and the implementation of basic education, with a focus on teaching Art/Music; and signal the paths of teaching music in the special/inclusive context contained in the PPCs of the Courses offered by the universities. This theme is justified by the need to reflect on the training of music educators considering their skills, to be developed subsequently. In this context, the Research Problem asks: How do the Pedagogical Projects of the Music Degree Courses at UFMA and UEMA correspond to the realities of the public in special/inclusive education (abbreviation in Portuguese: EEI)? It was raised as a hypothesis that the PPCs of the Courses require greater interaction between the disciplines and specialist teachers, considering the implementation and implementation documents, aimed at teaching music. The methodology refers to a qualitative approach in line with documentary research and comparative study, regarding its procedures. Its theoretical foundation is substantiated in international documents (UNESCO, 1990, 1994, 2002; ISME, 2023; Fladem, 2023) and national legislation (Brasil, 1990, 1996, 2015) on the implementation of contemporary education, with a focus on teaching Art /Music, in addition to the national basic education implementation documents (Brasil, 1997, 1998a, 1998b, 2000, 2018; ABEM, 2023). As well as authors who defend teaching music for everyone (Brasil, 2015, 2018; Trindade, 2008), among others. The results indicate that the three PPCs analyzed – two from UFMA (Campus São Luís and Campus São Bernardo) and one from UEMA (Campus São Luís) – highlighted some connections on the topic of EEI at different levels and depths: such as offering subjects in mandatory and optional modes, in addition to developing complementary themes that can be discussed in the classroom, at the discretion of teachers and students. However, it was observed in the curriculum that their bibliographical references were often out of date, not in agreement with the syllabus and insufficient, needing to be intensified, expanded, and strengthened in terms of their skills to be developed, focused on professional training and music teaching at the public in focus. Furthermore, it was found that in none of the three Courses was the sufficient workload considered for the training of music teachers to work in basic education with the Special/Inclusive Education public. |
Palavras-chave: | Educação Especial/Inclusiva; Ensino de Música; Licenciatura em Música; Formação Docente UFMA e UEMA Special/Inclusive Education; Music Teaching; Degree in music; UFMA and UEMA Teacher Training |
Área(s) do CNPq: | Educação Especial |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH |
Citação: | SILVA, Isabele Ferreira da. Educação especial e inclusiva na formação docente: Análise dos PPCS dos Cursos de Licenciatura em Música das Universidades Federal e Estadual do Maranhão. 2024.524 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5918 |
Data de defesa: | 30-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ISABELE FERREIRA DA SILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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