Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5913
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas Pedagógicas voltadas para inclusão de alunos com TDAH nos anos iniciais em uma escola municipal de Imperatriz-MA
Título(s) alternativo(s): Pedagogical practices aimed at including students with ADHD in the early years in a municipal school in Imperatriz-MA
Autor: SANTOS, Pollyane de Paula 
Primeiro orientador: AGAPITO, Francisca Melo
Primeiro membro da banca: AGAPITO, Francisca Melo
Segundo membro da banca: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Terceiro membro da banca: FORMIGOSA, Marcos Marques
Quarto membro da banca: FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Quinto membro da banca: SOUSA, José Edilmar de
Resumo: Esta dissertação de mestrado traz à luz discussões sobre práticas pedagógicas voltadas para a inclusão de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em uma sala de aula regular de uma escola municipal de Imperatriz, MA. O objetivo desta pesquisa é investigar as práticas pedagógicas realizadas por professores e pela gestora escolar, direcionadas a alunos com TDAH nos anos iniciais, bem como o processo de inclusão escolar desses alunos em uma escola municipal de Imperatriz - MA. O arcabouço teórico desta dissertação inclui alguns autores que foram fundamentais para a concretização desta pesquisa, como: Almada (2018), Mantoan (2001, 2006, 2015, 2021), Freire (2021), Orrú (2017), Prestes (2010 e 2016), Vygotsky (2010), entre outros. Os caminhos metodológicos delineados foram fundamentais para conduzir a pesquisa, explorando a abordagem qualitativa. Essa abordagem possibilitou a construção de uma ponte sólida entre os sujeitos da pesquisa e a compreensão do TDAH no contexto da educação inclusiva. A coleta de dados ocorreu a partir de observações no campo empírico da pesquisa, realizadas em duas salas de aula e de entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa: um professor, um cuidador social e um gestor escolar de uma escola municipal de Imperatriz-MA. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: diário de bordo/campo, captura de fotos/imagens e gravador de áudio. Para analisar os dados gerados no campo empírico da pesquisa, optou-se por uma aproximação com a Análise Textual Discursiva (ATD), fundamentada em Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados desta pesquisa estão organizados em três categorias seguintes: A princípio aborda-se a efetividade da inclusão escolar de alunos com TDAH. Ao final desta análise, foi possível concluir de fato, que esses alunos não estão sendo efetivamente incluídos, conforme evidenciado pelas declarações dos profissionais e pelas observações realizadas em sala de aula. Na categoria seguinte, são pautadas as práticas pedagógicas e os dispositivos utilizados pelos profissionais em sala de aula. O campo de pesquisa evidenciou que há deficiência na aplicabilidade de dispositivos que otimizem as práticas pedagógicas, sendo estas prejudicadas devido à carência de fatores como: formação continuada, investimentos em materiais didáticos e participação efetiva de uma equipe multiprofissional. Na última categoria é revelada as perspectivas dos profissionais sobre as características dos alunos com TDAH. Os resultados obtidos refletem a situação abordada na dissertação: a falta de informações sobre as particularidades do TDAH resulta em deficiência de conhecimento e em práticas docentes inadequadas no campo da inclusão. Ao analisar a escola pública municipal pesquisada e os principais sujeitos da pesquisa, foi constatado que os alunos com TDAH estão sendo in/visibilizados e que as práticas pedagógicas inclusivas apresentam deficiências significativas para a inclusão escolar desses alunos.
Abstract: This master’s dissertation brings to light discussions about pedagogical practices aimed at the inclusion of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in a regular classroom at a municipal school in Imperatriz, MA. The objective of this research is to investigate the pedagogical practices carried out by teachers and the school manager, aimed at students with ADHD in the early grades, as well as the process of school inclusion for these students in a municipal school in Imperatriz, MA. The theoretical framework of this dissertation includes several authors who were essential to the completion of this research, such as Almada (2018), Mantoan (2001, 2006, 2015, 2021), Freire (2021), Orrú (2017), Prestes (2010 and 2016), Vygotsky (2010), among others. The methodological paths outlined were fundamental in guiding the research, exploring the qualitative approach. This approach enabled the construction of a solid bridge between the research subjects and the understanding of ADHD within the context of inclusive education. Data collection was carried out through observations in the empirical field of the research, conducted in two classrooms, and semi-structured interviews with the research participants: a teacher, a social caregiver, and a school manager from a municipal school in Imperatriz, MA. The research instruments used included a field diary, photo/image capture, and an audio recorder. To analyze the data generated in the empirical field of the research, an approach was chosen based on Discourse Textual Analysis (DTA), grounded in Moraes and Galiazzi (2016). The results of this research are organized into the following three categories: First, it addresses the effectiveness of school inclusion for students with ADHD. At the end of this analysis, it was possible to conclude that these students are not being effectively included, as evidenced by the professionals' statements and the observations made in the classroom. The next category focuses on the pedagogical practices and the tools used by professionals in the classroom. The research field revealed that there is a deficiency in the application of tools that optimize pedagogical practices, as these are hindered by the lack of factors such as: ongoing training, investment in teaching materials, and effective participation of a multidisciplinary team. The final category reveals the professionals' perspectives on the characteristics of students with ADHD. The results obtained reflect the situation addressed in the dissertation: the lack of information about the specifics of ADHD results in a deficiency of knowledge and inadequate teaching practices in the field of inclusion. By analyzing the municipal public school and the main research subjects, it was found that students with ADHD are both visible and invisible, and that inclusive pedagogical practices show significant deficiencies in the school inclusion of these students.
Palavras-chave: diversidade;
equidade;
formação docente;
informação;
diversity;
equity;
teacher training;
information.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: SANTOS, Pollyane de Paula. Práticas Pedagógicas voltadas para inclusão de alunos com TDAH nos anos iniciais em uma escola municipal de Imperatriz-MA. 2024.131 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5913
Data de defesa: 24-Mai-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLLYANE_DE_PAULA_SANTOS.pdfDissertação de Mestrado3,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.