Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5911
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | VALE, Mônica Letícia Sousa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7544406851001490 | por |
dc.contributor.advisor1 | MOURA, Jónata Ferreira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0491949366167171 | por |
dc.contributor.referee1 | MOURA, Jónata Ferreira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0491949366167171 | por |
dc.contributor.referee2 | GRANDO, Regina Célia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6878232320203358 | por |
dc.contributor.referee3 | MAIA, Nertan Dias Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1716977590663889 | por |
dc.contributor.referee4 | NACARATO, Adair Mendes | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4651130852101924 | por |
dc.contributor.referee5 | ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/1054483633358225 | por |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T17:40:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
dc.identifier.citation | VALE, Mônica Letícia Sousa. Tecendo sequências didáticas de geometria para trabalhar a maranhensidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 252 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Práticas Educacionais - PPGEPE) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5911 | - |
dc.description.resumo | A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), lei nº 9.394/96, determina que os currículos devem ser compostos por uma base nacional comum e uma parte diversificada. Em 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é estabelecida. Em 2019, o estado do Maranhão publica o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), em consonância com a LDBEN. Este documento busca contemplar as necessidades dos estudantes maranhenses, tendo como base o seu contexto regional e suas singularidades. Este texto é sobre o que consta no DCTMA sobre o desenvolvimento da maranhensidade e a matemática escolar. Esta pesquisa faz parte do projeto guarda-chuva A produção de sequências didáticas para o ensino de matemática na educação infantil e no ensino fundamental: a maranhensidade como eixo central, coordenado pelo professor Dr. Jónata Ferreira Moura, no âmbito do grupo de pesquisa Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem). A investigação é de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como lócus uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Imperatriz/MA, associando a maranhensidade com o ensino da unidade temática geometria do componente curricular matemática. A questão de pesquisa é: Como as sequências didáticas produzidas/propostas favorecem a aprendizagem da unidade temática geometria do componente curricular matemática dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental tendo a maranhensidade como foco, e que significações são atribuídas por eles? Os objetivos são: 1. Analisar as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 e do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) de 2019 para o ensino da matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental; 2. Compreender como é proposto pela BNCC e pelo DCTMA o ensino da unidade temática geometria do componente curricular matemática; 3. Elaborar sequências didáticas sobre a unidade temática geometria do componente curricular matemática em consonância com as orientações presentes na BNCC e no DCTMA tendo a maranhensidade como eixo central, para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental; 4. Analisar, à luz da teoria histórico-cultural, como as sequências didáticas criadas favorecem a aprendizagem da unidade temática geometria do componente curricular matemática aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e que significações são atribuídas por eles. A produção dos dados ocorreu por videogravações das sequências didáticas e transcritas em diário de campo da pesquisadora, pautando-se na análise microgenética. Palavras-chave: | por |
dc.description.abstract | The Guidelines and Bases of National Education Act (LDBEN/GBNEA), Law no. 9.394/96, determines that curricula must be composed of a common national base and a diversified part. In 2018, the National Common Curricular Base (BNCC/NCCB) was established. In 2019, the state of Maranhão published the Curricular Document of the Territory of Maranhão (CDTMA), in line with the LDBEN/GBNEA. This document seeks to address the needs of the students of Maranhão, based on their regional context and unique features. The study is about what is stated in the DCTMA upon the development of “maranhesity” together with the school mathematics. This research is part of the umbrella project The production of didactic sequences for the teaching of mathematics in early childhood education and elementary school: “maranhensity” as a core axis, coordinated by Professor Dr. Jónata Ferreira Moura, within the scope of the research group Histories of Teacher Training of Math Teachers (Hifopem). The research is of qualitative approach, research-action type, having as locus a class of the 5th grade of Elementary School in a municipal public school of Imperatriz/MA, and merging the “maranhensity” with the teaching of the thematic unit of geometry as part of the mathematics curricular component. The research question is: Having the “maranhensity” as the focus, and identifying the students attached significations to it, how do the produced/proposed didactic sequences favor the learning of the thematic unit of geometry as part of the mathematics curricular component of the students of the early years of Elementary School. The objectives are: 1. To analyze, in light of the historical-cultural theory, the proposals of both the National Common Curricular Base (NCCB/BNCC) of 2018 and the Curricular Document of the Territory of Maranhão (CDTMA/DCTMA) of 2019 for the teaching of mathematics for the initial years of Elementary School; 2. To understand how the teaching of the thematic unit of geometry as part of the mathematics curricular component is proposed by the BNCC and the DCTMA; 3. Having the “marenhensity” as the core axis, to develop didactic sequences upon the teaching of the thematic unit of geometry as part of the mathematics curricular component, in line with the BNCC and the DCTMA guidelines, for students in the 5th year of Elementary School; 4. To analyze how the generated didactic sequences favor the learning of the thematic unit of geometry as part of the mathematics curricular component for students in the early years of Elementary School and what are their attached significations to it. Data production was carried out through video recordings of teaching sequences which were transcribed in the researcher's field diary, and was guided by micro genetic analysis. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-02-12T17:40:22Z No. of bitstreams: 1 Monica_Leticia_Sousa_Vale.pdf: 5090663 bytes, checksum: 4f0b44a9afc515c55c0be12d4f3bc8af (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-12T17:40:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monica_Leticia_Sousa_Vale.pdf: 5090663 bytes, checksum: 4f0b44a9afc515c55c0be12d4f3bc8af (MD5) Previous issue date: 2024-12-03 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS - PPGEPE | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | DCTMA; | por |
dc.subject | maranhensidade; | por |
dc.subject | Eensino fundamental; | por |
dc.subject | currículo; | por |
dc.subject | educação matemática; | por |
dc.subject | DCTMA (CDTMA); | eng |
dc.subject | marenhensity; | eng |
dc.subject | elementary school; | eng |
dc.subject | curriculum; | eng |
dc.subject | mathematics education. | eng |
dc.subject.cnpq | Currículo | por |
dc.title | Tecendo sequências didáticas de geometria para trabalhar a maranhensidade nos anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Weaving didactic geometry sequences to work on Maranhenses in the early years of elementary school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS – PPGEPE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monica_Leticia_Sousa_Vale.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,97 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.