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Tipo do documento: Dissertação
Título: O PROCAMPO no contexto do PRONACAMPO: Estado, políticas públicas e formação política de educadores (as) do campo no IFMA Campus São Luís - Maracanã
Título(s) alternativo(s): PROCAMPO in the context of PRONACAMPO: State, public policies and political training of rural educators at IFMA Campus São Luís - Maracanã
Autor: ROLIM, Adriana Coimbra 
Primeiro orientador: SOUSA, Antônio Paulino de
Primeiro membro da banca: LUZ, Lila Cristina Xavier
Segundo membro da banca: NASCIMENTO, Rita de Cássia Gomes
Terceiro membro da banca: MOTTA, Diomar das Graças
Quarto membro da banca: CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues
Resumo: Esta dissertação investiga o processo de formação política dos educadores do campo no âmbito do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO), inserido no contexto do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), especificamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís – Maracanã. O trabalho discute a interação entre o Estado e as políticas públicas, em um cenário marcado por contradições e conflitos de classe entre forças hegemônicas e contra hegemônicas. A pesquisa adota uma perspectiva teórico metodológica que combina o materialismo histórico-dialético e a análise crítica das políticas educacionais, abordando a formação de educadores do campo como um espaço de disputa entre diferentes projetos societários. Os resultados evidenciam a importância de uma formação política que considere as especificidades e necessidades dos povos do campo, frente a um contexto de políticas neoliberais que tendem a minimizar os direitos conquistados pelos movimentos sociais. A dissertação contribui para o entendimento das contradições presentes na implementação de políticas públicas voltadas para a educação no campo e aponta para a necessidade de uma formação docente que transcenda o tecnicismo e se engaje em práticas transformadoras e emancipadoras.
Abstract: This dissertation investigates the political training process of rural educators within the scope of the "Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo" (PROCAMPO), in the context of the "Programa Nacional de Educação do Campo" (PRONACAMPO), specifically at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Maranhão (IFMA), Campus São Luís – Maracanã. The study discusses the interaction between the State and public policies, in a scenario marked by contradictions and class conflicts between hegemonic and counter-hegemonic forces. The research adopts a theoretical methodological perspective that combines historical-dialectical materialism and critical analysis of educational policies, addressing the training of rural educators as a space for dispute between different societal projects. The results highlight the importance of political training that considers the specificities and needs of rural populations in a context where neoliberal policies tend to minimize the rights achieved by social movements. The dissertation contributes to the understanding of the contradictions present in the implementation of public policies aimed at rural education and points to the need for teacher training that transcends technicalities and engages in transformative and emancipatory practices. Keywords:
Palavras-chave: Educação do Campo;
Políticas Públicas;
PRONACAMPO;
PROCAMPO IFMA Campus São Luís/Maracanã;
Rural Education;
Public Policies;
PRONACAMPO;
PROCAMPO IFMA Campus São Luís/Maracanã.
Área(s) do CNPq: Educação
Políticas Públicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: ROLIM, Adriana Coimbra. O PROCAMPO no contexto do PRONACAMPO: Estado, políticas públicas e formação política de educadores (as) do campo no IFMA Campus São Luís - Maracanã. 2024. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão,São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5909
Data de defesa: 24-Set-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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