Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPAIXÃO, Suzana Cristina Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045481381000841por
dc.contributor.advisor1SILVA, Mariléia Santos Cruz da-
dc.contributor.referee1SILVA, Mariléia Santos Cruz da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265625064123652por
dc.contributor.referee2NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee3CARVALHO, Herli de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427088386506670por
dc.date.accessioned2025-02-12T14:10:18Z-
dc.date.issued2024-05-07-
dc.identifier.citationPAIXÃO, Suzana Cristina Santos. O ensino da literatura afro-brasileira e africana na construção da identidade das crianças negras: Uma proposta na educação infantil na Unidade de Educação Básica Tiradentes em São Luís-MA. 2024. 203 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5905-
dc.description.resumoA pesquisa trata sobre a literatura afro-brasileira e africana como recurso lúdico na construção da identidade das crianças negras. O objetivo da pesquisa foi investigar a construção da identidade étnico-racial de crianças negras, tendo em vista a aplicação de metodologias lúdicas, a exemplo do trabalho com o livro de pano. O estudo está organizado em seções: A primeira seção descreve a Introdução na qual se apresenta a configuração teórica, metodológica e organizativa do texto dissertativo. A segunda seção tratou do currículo, da permanência do eurocentrismo na educação infantil brasileira e a Lei n° 10639/2003, onde o currículo é evidenciado como um importante elemento na construção do conhecimento escolar e na formação da identidade do sujeito. A terceira seção aborda a literatura afro-brasileira e africana como recurso lúdico para a construção da identidade negra na educação infantil e o processo de construção da identidade. A quarta seção contemplou a pesquisa empírica, na qual apresentamos a caracterização da escola pesquisada, a Unidade de Educação Básica Tiradentes: a metodologia de investigação; as análises e interpretações dos dados da pesquisa e o produto educacional. Na quinta seção apresentamos as considerações finais e a retomada dos questionamentos. O método de procedimento da pesquisa adotado foi a Intervenção Pedagógica, com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Os participantes da pesquisa foram: a gestora da escola; a coordenadora pedagógica e as duas professoras das turmas do infantil II. Nossos instrumentos de coleta de dados foram: a observação sistemática, as oficinas metodológicas, as entrevistas e os questionários semiabertos. A interpretação dos dados da pesquisa empírica foi por meio de quadros de respostas. A pesquisa empírica foi desenvolvida em quatro momentos: observação sistemática; entrevistas; ofícinas metodológicas e a composição do produto educacional. A pesquisa considerou que o ensino da literatura afro-brasileira e africana contada de forma lúdica para crianças pequenas abre possibilidade para enxergar o negro e seus processos históricos de forma positiva. Ponderamos, ainda, que a identidade negra é uma questão de poder e saber dentro do currículo e da educação.por
dc.description.abstractThe research deals with Afro-Brazilian and African literature as a playful resource in the construction of the identity of black children. The study is organized into theoretical and empirical parts, namely: the theoretical part includes the Introduction, presenting the theoretical, methodological, and organizational configuration of the dissertation. The second section addresses the curriculum, the persistence of Eurocentrism in Brazilian early childhood education, and Law No. 10,639/2003, where the curriculum is highlighted as an important element in the construction of school knowledge and the formation of the individual's identity. The third section discusses Afro-Brazilian and African literature as a playful resource for the construction of black identity in early childhood education, addressing the integration of Afro-Brazilian and African literature in the process of constructing black identity. The fourth section encompasses the empirical research, presenting the characterization of the researched school, the Tiradentes Basic Education Unit: the research methodology; analysis and interpretation of research data; and the educational product. The fifth section presents the final considerations and a revisiting of the research questions and objectives. The overall objective of the research was to investigate the construction of the ethnic-racial identity of black children, with a focus on the application of playful methodologies, such as working with fabric books. among others. The research procedure adopted was Pedagogical Intervention, based on the Historical-Cultural Activity Theory. Participants included the school manager, the pedagogical coordinator, and two teachers from the Infant II classes. Data collection instruments included systematic observation, methodological workshops, interviews, semi-open questionnaires, and photographs. The interpretation of empirical research data took the form of response tables. The empirical research was developed in four stages: systematic observation; interviews; methodological workshops; and the development of the educational product. The research suggests that teaching Afro-Brazilian and African literature in a playful manner to young children opens up possibilities for viewing the black experience and its historical processes positively. It also emphasizes that black identity is a matter of power and knowledge within the curriculum and education, needing to be brought to the forefront of discussions as a way of unveiling the prejudice and racial discrimination experienced by black children from a very young age.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-12T14:10:18Z No. of bitstreams: 1 SUZANA CRISTINA SANTOS PAIXÃO.pdf: 3951247 bytes, checksum: 9a9d9ff68d6e1dd18f7c7cea887d4b1e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T14:10:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SUZANA CRISTINA SANTOS PAIXÃO.pdf: 3951247 bytes, checksum: 9a9d9ff68d6e1dd18f7c7cea887d4b1e (MD5) Previous issue date: 2024-05-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Afro-Brasileira e Africana;por
dc.subjectEducação Infantil;por
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectEarly Childhood Education;eng
dc.subjectAfro-Brazilian and African Literature;eng
dc.subjectIdentityeng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleO ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS NEGRAS: Uma proposta na educação infantil na Unidade deEducação Básica Tiradentes em São Luís-MApor
dc.title.alternativeTEACHING AFRO-BRAZILIAN AND AFRICAN LITERATURE IN THE CONSTRUCTION OF BLACK CHILDREN'S IDENTITY: A proposal in early childhood education at the Tiradentes Basic Education Unit in São Luís-MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUZANA CRISTINA SANTOS PAIXÃO.pdfDissertação de Mestrado3,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.