Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Welleson de Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2900830989575580por
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Josenildo de Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9341633651001873por
dc.contributor.referee1PEREIRA, Josenildo de Jesus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9341633651001873por
dc.contributor.referee2BITTENCOURT, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965286550037325por
dc.contributor.referee3RIBEIRO, Mário dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3724033076461387por
dc.date.accessioned2025-02-12T13:13:26Z-
dc.date.issued2024-09-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Welleson de Barros.Da lavoura ao palco: História e cultura dos trabalhadores rurais integrantes do movimento Canavial de Nazaré da Mata-Pe. 2024. 127 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5902-
dc.description.resumoO Maracatu Rural (baque solto) essa manifestação da cultura popular emergiu na Zona da Mata Norte deste Estado com a intenção de brincar em dias de folga, diversão dos trabalhadores rurais. Além disso, é uma das apresentações culturais de Pernambuco, que a indústria cultural usa como um dos símbolos do Estado. Nessa direção, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a manifestação do maracatu ganhou forma e respeito dentro da perspectiva social e cultural do estado de Pernambuco, a partir do momento em que recebeu título de patrimônio imaterial do estado. De modo mais específico, objetivamos compreender a estrutura política da monocultura canavieira; conhecer as raízes do maracatu de baque solto; caracterizar o maracatu de baque solto, e identificar os desafios relacionados às permanências e rupturas da manifestação do maracatu. Interessa saber que o desejo pela realização dessa investigação nasceu da constatação de que o Maracatu Rural (Baque solto) é uma das manifestações culturais mais importantes do estado de Pernambuco, pois carrega consigo toda uma história de luta e resistência de um povo que, ao longo da sua história, lutou pelos seus direitos sociais e políticos através da música e da arte. Entretanto, também se verificam desafios significativos para a perpetuação dessa expressão cultural, especialmente no contexto de Pernambuco. Dessa forma, utilizaremos na presente pesquisa o pensador Michel Certeau (2014) para pensarmos o cotidiano dos assalariados rurais dentro desse movimento cultural, tão importante para o Estado de Pernambuco em geral e para a cidade de Nazaré da Mata (PE). Nessa perspectiva, efetuamos um levantamento da historiografia para pensarmos a cultura através dos textos de Davis (1990), Geertz (1989), Buker (2010), Canclini (2019), Bauman (2012) e Bakhtin (2010), visto que exploram numa perspectiva ampla o conceito e o impacto da cultura em contextos sociais diversos. Discutiremos, também, o conceito de subalternidade a partir de Gramsci (1986), uma vez que este foi um dos precursores deste conceito. Para analisarmos o tema proposto, utilizaremos texto de Guerra-Peixe (1980), Medeiros (2005) e Vicente (2012), porque estes também foram os primeiros e discutir sobre o maracatu. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, que tem como corpus o maracatu de baque solto do estado de Pernambuco, que será investigado sobre a perspectiva social e cultural.por
dc.description.abstractMaracatu Rural (baque Loose) is one of the most famous cultural performances in Pernambuco, which the cultural industry uses as one of the symbols of the State. This manifestation of popular culture emerged in the Zona da Mata Norte of this state as a symbol of the resistance of rural workers. In this sense, the present work aims to analyze how the maracatu manifestation gained shape and respect within the social and cultural perspective of the state of Pernambuco. More specifically, we aim to understand the political structure of sugarcane monoculture; learn about the roots of maracatu de baque livre; characterize the maracatu de baque Loose, and identify the challenges related to the permanences and ruptures of the maracatu manifestation. It is interesting to know that the desire to carry out this investigation was born from the realization that Maracatu Rural (Baque Loose) is one of the most important cultural manifestations in the state of Pernambuco, as it carries with it a whole history of struggle and resistance of a people who, throughout throughout its history, it fought for its social and political rights through music and the art of which it is rooted in its genesis. However, there are also significant challenges to the perpetuation of this cultural expression, especially in the context of Pernambuco. In this way, in this research we will use the thinker Michel Certeau (2014) to think about the daily lives of rural workers within this cultural movement, so important for the State of Pernambuco in general and for the city of Nazaré da Mata (PE). From this perspective, we carried out a survey of historiography to think about culture through the texts of Davis (1990), Geertz (1989), Buker (2010), Canclini (2019), Bauman (2012) and Bakhtin (2010), as they explore in a broad perspective on the concept and impact of culture in different social contexts. We will also discuss the concept of subalternity from Gramsci (1986) since he was one of the precursors of this concept. To analyze the proposed theme, we will use texts by Guerra-Peixe (1980), Medeiros (2005) and Vicente (2012), because these were also the first to discuss maracatu. This is research with a qualitative approach and of an exploratory nature, which has as its corpus the maracatu de baque Loot from the state of Pernambuco, which will be investigated from a social and cultural perspective.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-12T13:13:26Z No. of bitstreams: 1 WELLESON DE BARROS FERREIRA.pdf: 2922063 bytes, checksum: 680159ee7d96c05a23979aa2371b0e79 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T13:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WELLESON DE BARROS FERREIRA.pdf: 2922063 bytes, checksum: 680159ee7d96c05a23979aa2371b0e79 (MD5) Previous issue date: 2024-09-06eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.description.sponsorshipCNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalhadores rurais;por
dc.subjectMaracatu Rural;por
dc.subjectCultura;por
dc.subjectResistência;por
dc.subjectNazaré da Matapor
dc.subjectRural workers;eng
dc.subjectMaracatu Rural;eng
dc.subjectCulture;eng
dc.subjectResistance;eng
dc.subjectNazaré da Mataeng
dc.subject.cnpqHistória Regional do Brasilpor
dc.titleDA LAVOURA AO PALCO: HISTÓRIA E CULTURA DOS TRABALHADORES RURAIS INTEGRANTES DO MOVIMENTO CANAVIAL DE NAZARÉ DA MATA-PEpor
dc.title.alternativeFROM FARMING TO STAGE: HISTORY AND CULTURE OF RURAL WORKERS WHO MEET THE SUGARCANE MOVEMENT OF NAZARÉ DA MATA-PEeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WELLESON DE BARROS FERREIRA.pdfDissertação de Mestrado2,85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.