Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAMARÃO, Felipe Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8243965623943525por
dc.contributor.advisor1NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee1NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee2VITURIANO, Hercília Maria de Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111752076395554por
dc.contributor.referee3COELHO, Washington Luis Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0584863789498737por
dc.contributor.referee4FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee5DUARTE, Ana Lúcia Cunha-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7783722596524788por
dc.date.accessioned2025-02-12T12:15:39Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.citationCAMARÃO, Felipe Costa. Cultivando mentes e construindo futuros em escolas de tempo integral no Maranhão: Um estudo sobre as práticas de gestão no Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro. 2024. 230 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5900-
dc.description.resumoA pesquisa aborda sobre o Modelo de Gestão do Centro de Ensino Médio em Tempo Integral da Rede Pública Estadual do Maranhão, com um estudo específico no Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro. A pesquisa partiu da seguinte questão: como a sistematização das rotinas do modelo de gestão dos Centros Educa Mais podem contribuir para a qualificação da atuação da equipe gestora das unidades de Ensino Médio? Com base nessa questão, formulou-se o objetivo geral de investigar como as rotinas do modelo de gestão do Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro podem contribuir para a qualificação da atuação da equipe gestora, visando a elaboração de um e-book com propostas de ações para as atividades didáticas, pedagógicas e administrativas. A dissertação está estruturada em cinco seções. Na introdução, descrevemos a configuração teórica e metodológica da pesquisa. Na segunda seção apresentamos uma retrospectiva histórica do modelo de gestão escolar de tempo integral no Brasil e no Maranhão. Na terceira seção, descrevemos algumas concepções teóricas e metodológicas de gestão educacional e escolar. A quarta seção discorremos a parte empírica da pesquisa, que ficou subdividida na Caracterização da Escola; Percurso metodológico da pesquisa; Análise e discussão dos achados da pesquisa; e a proposta de produto educacional, que no caso foi um E-book com propostas de ações para as atividades didáticas, pedagógicas e administrativas do modelo de gestão dos Centros Educa Mais. As principais referências bibliográficas incluem: Libâneo (2017), Paro (2018), Lück (2017), Saviani (2019), Cavaliere (2014), Coelho (2013), Moll (2012) e Gadotti (2010). Para a realização da parte empírica, utilizou-se a observação sistemática e entrevistas semiestruturadas presenciais com o trio gestor escolar, além de formulários aplicados remotamente ao trio gestor, coordenadores de área/itinerário, supervisores escolares (Especialistas em Educação) e ao conselho de líderes. A pesquisa concluiu que o E- book com propostas de ações para as atividades didáticas, pedagógicas e administrativas poderá contribuir para a atuação dos gestores de escolas em tempo integral.por
dc.description.abstractThe research addresses the Management Model of the Full-Time High School Center of the Maranhão State Public Network, with a specific study at the Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro. The research started with the following question: how can the systematization of the routines of the management model of the Educa Mais Centers contribute to the qualification of the performance of the management team of the High School units? Based on this question, the general objective was formulated to investigate how the routines of the Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro management model can contribute to the qualification of the management team's performance, aiming to prepare an e-book with action proposals for didactic, pedagogical and administrative activities. The dissertation is structured into five sections. In the introduction, we describe the theoretical and methodological configuration of the research. In the second section we present a historical retrospective of the full-time school management model in Brazil and Maranhão. In the third section, we describe some theoretical and methodological concepts of educational and school management. In the fourth section we discuss the empirical part of the research, which was subdivided into the Characterization of the School; Methodological path of the research; Analysis and discussion of research findings; and the proposal for an educational product, which in this case was an E-book with proposed actions for the didactic, pedagogical and administrative activities of the management model of the Educa Mais Centers. The main bibliographic references include: Libâneo (2017), Paro (2018), Lück (2017), Saviani (2019), Cavaliere (2014), Coelho (2013), Moll (2012) and Gadotti (2010). To carry out the empirical part, systematic observation and face-to-face semi-structured interviews were used with the school management trio, in addition to forms applied remotely to the management trio, area/itinerary coordinators, school supervisors (Education Specialists) and the council of leaders . The research concluded that the E-book with proposed actions for didactic, pedagogical and administrative activities could contribute to the performance of full- time school managers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-12T12:15:39Z No. of bitstreams: 1 FELIPE COSTA CAMARÃO.pdf: 25316314 bytes, checksum: 1c738e73104971a0ff1ef501747de75f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T12:15:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FELIPE COSTA CAMARÃO.pdf: 25316314 bytes, checksum: 1c738e73104971a0ff1ef501747de75f (MD5) Previous issue date: 2024-09-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolar;por
dc.subjectEscola de tempo integral;por
dc.subjectCentros Educa Maispor
dc.subjectSchool management;eng
dc.subjectFull-time school;eng
dc.subjectEduca Mais Centerseng
dc.subject.cnpqAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionaispor
dc.titleCULTIVANDO MENTES E CONSTRUINDO FUTUROS EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MARANHÃO: um estudo sobre as práticas de gestão no Centro Educa Mais Dorilene Silva Castropor
dc.title.alternativeCULTIVATING MINDS AND BUILDING FUTURES IN FULL-TIME SCHOOLS IN MARANHÃO: A study on management practices at the Centro Educa Mais Dorilene Silva Castroeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FELIPE COSTA CAMARÃO.pdfDissertação de Mestrado24,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.