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Tipo do documento: Dissertação
Título: “ISSO NÃO É COISA DE MENINA”: Discussões sobre as relações de gênero nas aulas práticas de Educação Física do ensino médio em São Luís/MA
Título(s) alternativo(s): “THIS IS NOT A GIRL’S THING”: Discussions on gender relations in practical Physical Education classes in high school in São Luís/MA
Autor: AROUCHE, Dryelle Souza 
Primeiro orientador: NUNES, Iran de Maria Leitão
Primeiro membro da banca: NUNES, Iran de Maria Leitão
Segundo membro da banca: SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da
Terceiro membro da banca: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Quarto membro da banca: CARDOZO, Maria José Pires Barros
Resumo: A presente dissertação aborda as relações de gênero nas aulas práticas de Educação Física no ensino médio em São Luís/MA, utilizando uma abordagem qualitativa. Visa compreender por que o gênero emerge como um fator determinante nas aulas de Educação Física, elucidar de que maneira os papéis de gênero, reconhecidos pelos professores de Educação Física, orientam as atividades práticas no Ensino Médio e investigar em que medida essas percepções influenciam as escolhas das práticas corporais e como os alunos percebem essas escolhas. Além disso, a pesquisa investiga como os papéis de gênero reconhecidos pelos professores influenciam as dinâmicas das aulas práticas, destacando práticas pedagógicas e escolhas metodológicas. A pesquisa justifica-se por permitir a reflexão sobre uma área de pesquisa em consolidação na Educação Física, além de seus resultados contribuírem para divulgar para a academia alguns aspectos sobre a produção e o desenvolvimento teórico dos Estudos de Gênero na área. A pesquisa de campo foi realizada no Colégio Militar Tiradentes I, escola pertencente ao da rede pública estadual da cidade de São Luís (MA), localizada na Rua Gabriela Mistral, s/n, Vila Palmeira. Os instrumentos utilizados para a realização desta pesquisa foram: questionário e análise de entrevistas. A revisão bibliográfica do tipo estado da arte da produção de conhecimento na literatura nacional sobre o tema, com um recorte temporal fixado entre os anos de 2017 e 2021. O levantamento bibliográfico concentrou-se em teses e dissertações indexadas na base de dados do Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os resultados da pesquisa foram expostos com a utilização das respostas das perguntas, a partir de uma análise do conteúdo coletado. Este estudo conclui que A trajetória histórica da Educação Física evidencia sua formação inicial com forte ênfase biológica, mantendo ainda traços de segregação de meninas nas aulas práticas. Apesar das diretrizes que promovem aulas mistas e visam à formação integral do indivíduo, a inclusão avança lentamente. Os estudos e avanços da área são imprescindíveis para a construção de uma Educação Física inclusiva e igualitária.
Abstract: The present dissertation addresses gender relations in practical Physical Education classes in high schools in São Luís/MA, using a qualitative approach. It aims to understand why gender emerges as a determining factor in Physical Education classes, elucidate how gender roles recognized by Physical Education teachers guide practical activities in high school, and investigate to what extent these perceptions influence the choice of physical activities and how students perceive these choices. Furthermore, the research investigates how gender roles recognized by teachers influence the dynamics of practical classes, highlighting pedagogical practices and methodological choices. The research is justified as it allows for reflection on a developing research area in Physical Education and contributes to the academic field by disseminating aspects of the theoretical development of Gender Studies in this area. The field research was conducted at Colégio Militar Tiradentes I, a public state school in the city of São Luís (MA), located at Rua Gabriela Mistral, s/n, Vila Palmeira. The instruments used for this research were questionnaires and interview analysis. A state-of-the-art literature review of knowledge production on the topic in national literature, covering the period between 2017 and 2021, was conducted. The bibliographic survey focused on theses and dissertations indexed in the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes). The research results were presented using the responses to the questions, based on an analysis of the collected content. This study concludes that the historical trajectory of Physical Education reveals its initial formation with a strong biological emphasis, still maintaining traces of segregation of girls in practical classes. Despite guidelines promoting mixed-gender classes and aiming for the individual's integral development, inclusion progresses slowly. Studies and advancements in the field are essential for building inclusive and egalitarian Physical Education.
Palavras-chave: Educação Física;
Gênero;
Ensino Médio
Physical Education;
Gender;
High School.
Área(s) do CNPq: Educação Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: AROUCHE, Dryelle Souza.“Isso não é coisa de menina”: Discussões sobre as relações de gênero nas aulas práticas de Educação Física do ensino médio em São Luís/MA. 2024. 87 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5896
Data de defesa: 30-Abr-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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