Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORDEIRO, Helen Lorena Rodrigues Elias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5583090141301589por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Georgiana Márcia Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6458502602260578por
dc.contributor.advisor-co1BRANDÃO, Silvia Figueiredo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4418246461990211por
dc.contributor.referee1SANTOS, Georgiana Márcia Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6458502602260578por
dc.contributor.referee2BRANDÃO, Silvia Figueiredo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4418246461990211por
dc.contributor.referee3GOMES, Danielle Kely-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3754354682648780por
dc.contributor.referee4NASCIMENTO, Fabiane de Mello Vianna da Rocha Teixeira Rodrigues do-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5021940333606914por
dc.date.accessioned2025-02-10T18:29:29Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Helen Lorena Rodrigues Elias. Eu go[ʃ]to ou eu go[s]to de brincar? A influência do youtube na realização alveolar de /s/ diante de /t/ na fala de crianças de São Luís-Ma. 2024.118 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5894-
dc.description.resumoEste estudo, cujo aporte teórico-metodológico se pauta na Teoria da Variação e Mudança, versa sobre a influência do YouTube na fala de crianças no que tange ao uso do /S/ em coda interna diante de /t/ em São Luís, capital do Maranhão. O objetivo geral consistiu em investigar a relação entre a introdução de [s] em coda interna diante de /t/ na fala de crianças ludovicenses e a influência do Youtube como espaço de interação social. Partimos da hipótese de que, no referido contexto, as crianças ludovicenses com alta exposição ao YouTube estão realizando o segmento fricativo alveolar surdo [s], como em go[s]to, mi[s]to e assi[s]to, devido aos constantes contatos virtuais com indivíduos de variedades em que o [s] é norma. Para testar essa hipótese, foi realizada uma análise quantitativa a partir de dados coletados através de entrevistas e questionário semi-estruturado com crianças de 5 a 10 anos e com jovens de 15 a 19 anos que nunca residiram em outra cidade, nem conviveram em ambiente familiar com pessoas de outras comunidades de fala. Por falta de estudos sobre o /S/ em coda interna, foi necessário incluir a faixa etária dos adultos para servir como parâmetro de comparação com o grupo etário objeto do estudo – o das crianças. Para tanto, utilizamos a amostra cedida pelo Projeto Atlas Linguístico do Maranhão – ALiMA, onde os adultos estão estratificados em Faixa C 24 a 30 anos e Faixa D 50 a 65 anos. Essas duas faixas etárias do ALiMA são classificadas nessa pesquisa como adultos. Para análise estatística dos dados, controlamos as variáveis sociais sexo (masculino e feminino), faixa etária (crianças, jovens e adultos) e, especificamente para crianças e jovens, frequência (baixa e alta) de exposição ao YouTube. Quanto às variáveis linguísticas, foram consideradas ainda as variáveis: ponto de articulação, contexto precedente, tonicidade da sílaba e dimensão do vocábulo. Assim, buscamos verificar quais os condicionadores que favorecem e/ou restringem a realização de [s] em coda interna diante de /t/. Os dados revelaram a importância da variável frequência de exposição ao YouTube para a aplicação da regra de alveolarização entre as crianças. A palatalização foi semicategórica entre os adultos, pois a variante alveolar se fez presente nos dados de uma mulher da faixa II. Entre os jovens da amostra que organizamos, a variante pós-alveolar foi categórica. Por isso, as correlações estatísticas realizadas através do Programa Computacional GOLDVARB-X, incluindo a variável frequência de exposição ao YouTube foram investigadas apenas entre as crianças. Nesse grupo etário, a realização de [s] em coda interna diante de /t/ se revelou diretamente proporcional à frequência de exposição ao YouTube, sendo semicategórica entre as crianças com alta exposição e com algumas ocorrências entre as de baixa exposição. Portanto, os resultados obtidos confirmaram que está havendo uma introdução do segmento fricativo alveolar surdo [s] no contexto de coda interna diante de /t/ na fala de crianças ludovicenses, fenômeno em estreita relação com o grau de exposição destas ao YouTube.por
dc.description.abstractEste estudio, cuyo marco teórico-metodológico se basa en la Teoría de la Variación y el Cambio, trata sobre la influencia de YouTube en el habla de niños en lo que respecta al uso de /S/ en coda interna ante /t/ en São Luís, capital de Maranhão. El objetivo general consistió en investigar la relación entre la introducción de [s] en coda interna ante /t/ en el habla de niños ludovicenses y la influencia de YouTube como espacio de interacción social. Partimos de la hipótesis de que, en el contexto mencionado, los niños ludovicenses con alta exposición a YouTube están realizando el segmento fricativo alveolar sordo [s], como en go[s]to, mi[s]to y assi[s]to, debido a los constantes contactos virtuales con individuos de variedades en las que el [s] es norma. Para probar esta hipótesis, se realizó un análisis cuantitativo a partir de datos recolectados a través de entrevistas y cuestionario semiestructurado con niños de 5 a 10 años y con jóvenes de 15 a 19 años que nunca han residido en otra ciudad, ni convivido en ambiente familiar con personas de otras comunidades de habla. Por falta de estudios sobre el /S/ en coda interna, fue necesario incluir el grupo etario de los adultos para servir como parámetro de comparación con el grupo etario objeto del estudio – el de los niños. Para ello, utilizamos la muestra cedida por el Proyecto Atlas Linguístico do Maranhão – ALiMA, donde los adultos están estratificados en Faixa C 24 a 30 años y Faixa D 50 a 65 años. Estas dos faixas etarias del ALiMA son clasificadas en esta investigación como adultos. Para el análisis estadístico de los datos, controlamos las variables sociales sexo (masculino y femenino), grupo de edad (niños, jóvenes y adultos) y, específicamente para niños y jóvenes, frecuencia (baja y alta) de exposición a YouTube. En cuanto a las variables lingüísticas, se consideraron también las variables: punto de articulación, contexto precedente, tonicidad de la sílaba y dimensión del vocablo. Así, buscamos verificar cuáles son los condicionantes que favorecen o restringen la realización de [s] en coda interna ante /t/. Los datos revelaron la importancia de la variable frecuencia de exposición a YouTube para la aplicación de la regla de alveolarización entre los niños. La palatalización fue semicategórica entre los adultos, pues la variante alveolar se hizo presente en los datos de una mujer de la faixa D. Entre los jóvenes de la muestra que organizamos, la variante postalveolar fue categórica. Por eso, las correlaciones estadísticas realizadas a través del Programa Computacional GOLDVARB-X, incluyendo la variable frecuencia de exposición a YouTube fueron investigadas solo entre los niños. En este grupo etario, la realización de [s] en coda interna ante /t/ se reveló directamente proporcional a la frecuencia de exposición a YouTube, siendo semicategórica entre los niños con alta exposición y con algunas ocurrencias entre las de baja exposición. Por lo tanto, los resultados obtenidos confirmaron que está ocurriendo una introducción del segmento fricativo alveolar sordo [s] en el contexto de coda interna ante /t/ en el habla de niños ludovicenses, fenómeno estrechamente relacionado con el grado de exposición de estos a YouTube.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-10T18:29:28Z No. of bitstreams: 1 HELEN LORENA RODRIGUES ELIAS CORDEIRO.pdf: 4647430 bytes, checksum: 32e3a8c1f0388c38fa47860e010f6420 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T18:29:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HELEN LORENA RODRIGUES ELIAS CORDEIRO.pdf: 4647430 bytes, checksum: 32e3a8c1f0388c38fa47860e010f6420 (MD5) Previous issue date: 2024-12-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectYouTube;por
dc.subjectFala de crianças;por
dc.subjectCoda interna;por
dc.subject/S/ diante de /t/;por
dc.subjectSociolinguística;por
dc.subjectVariacionistapor
dc.subjectYouTube;spa
dc.subjectHabla de niños;spa
dc.subjectCoda interna;spa
dc.subject/S/ ante /t/;spa
dc.subjectSociolinguística;spa
dc.subjectVariacionistaspa
dc.subject.cnpqSociolingüística e Dialetologiapor
dc.titleEU GO[ʃ]TO OU EU GO[s]TO DE BRINCAR? A INFLUÊNCIA DO YOUTUBE NA REALIZAÇÃO ALVEOLAR DE /S/ DIANTE DE /t/ NA FALA DE CRIANÇAS DE SÃO LUÍS-MApor
dc.title.alternative¿ME GUSTA O ME GUSTA JUGAR? LA INFLUENCIA DE YOUTUBE EN REALIZACIÓN ALVEOLAR DE /S/ ANTES DE /t/ EN EL HABLA INFANTIL SAN LUIS-MAspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELEN LORENA RODRIGUES ELIAS CORDEIRO.pdfDissertação de Mestrado4,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.