Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCIDREIRA, Raimunda Nonata Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5877809709735294por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143175326460687por
dc.contributor.referee1FERREIRA, Heridan Guterres Pavão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143175326460687por
dc.contributor.referee2CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.contributor.referee3SILVEIRA, Francisca Morais da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0012238764045677por
dc.date.accessioned2025-02-10T17:40:36Z-
dc.date.issued2023-11-16-
dc.identifier.citationCIDREIRA, Raimunda Nonata Alves. Tecnologia assistiva no ensino de língua portuguesa como L2 para estudantes surdos: uma análise da sala do AEE da Escola Municipal Bilíngue de São Luís-MA. 2023. 160 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5893-
dc.description.resumoA pesquisa ora apresentada, intitulada “Tecnologias Assistivas no ensino de Língua Portuguesa como L2 para estudantes surdos”, foi organizada a partir de uma pesquisa na Escola Municipal Integral Bilíngue de São Luís-MA, visando discutir as Tecnologias Assistivas (TA) no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, como L2. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como lócus a Escola Municipal Integral Bilíngue Língua Portuguesa e Libras São Luís-MA, e teve como participantes professores da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que trabalham, especificamente, a Língua Portuguesa. Os dados coletados são descritos e analisados à luz dos estudos de autores como Bersch (2013), Manzini (2018), Sá (2015), Quadros e Schmiedt (2006), Salles et al. (2014), Gesser (2009), Strobel (2008) e Alves (2020), entre outros. O Produto Técnico-Tecnológico é um e-book intitulado “Tecnologias Assistivas como apoio para ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita, para estudantes surdos”. Obteve-se como resultados aferidos, a partir da aplicação de instrumentos de pesquisa junto aos participantes, que as TA’s, desde as mais simples até às mais complexas, vêm sendo importantes instrumentos para a aprendizagem de estudantes com deficiência, constituindo-se como facilitadoras para ensino da Língua Portuguesa para estudantes surdos.por
dc.description.abstractThe study presented here, entitled Assistive Technologies in the Teaching of Portuguese as a second language (L2) for Deaf Students, was organized from a study at the Municipal Bilingual Comprehensive School in São Luís - MA, with the aim of discussing Assistive Technologies in the process of teaching and learning Portuguese as a second language (L2). From a methodological point of view, this was a descriptive research project, with a qualitative approach. The locus was the São Luís-MA Municipal Comprehensive Bilingual Portuguese Language and Libras School, and the participants were teachers from the Specialized Educational Assistance (AEE) classroom who work specifically in Portuguese. The data collected is thus described and analyzed in the light of studies by authors such as Bersch (2013); Manzini (2018); Sá (2015); Quadros and Schmiedt (2006); Salles et al. (2014); Gesser (2009); Strobel (2008) and Alves (2020), among others. The Technical-Technological Product is an Ebook entitled: Assistive Technologies as support for teaching the Portuguese language in written form to deaf students. The results obtained from the application of research instruments with the participants were that Assistive Technologies (AT), from the simplest to the most complex, have been important instruments for the learning of students with disabilities, constituting facilitating for teaching the Portuguese language to deaf students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-02-10T17:40:36Z No. of bitstreams: 1 RAIMUNDANONATAALVESCIDREIRA.pdf: 5075873 bytes, checksum: b8fd56ca363cba9e2b934c1aa8a6146d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T17:40:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAIMUNDANONATAALVESCIDREIRA.pdf: 5075873 bytes, checksum: b8fd56ca363cba9e2b934c1aa8a6146d (MD5) Previous issue date: 2023-11-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttecnologia assistiva;por
dc.subjectAEE;por
dc.subjectestudante surdo;por
dc.subjectlíngua portuguesa;por
dc.subjectmodalidade escrita.por
dc.subjectassistive technology;eng
dc.subjectAEE;eng
dc.subjectdeaf student;eng
dc.subjectportuguese language;eng
dc.subjectwritten modality.eng
dc.subject.cnpqLíngua Portuguesapor
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.titleTecnologia assistiva no ensino de língua portuguesa como L2 para estudantes surdos: uma análise da sala do AEE da Escola Municipal Bilíngue de São Luís-MApor
dc.title.alternativeAssistive technology in the teaching of Portuguese language as L2 for deaf students: an analysis of the SEA room of the Municipal Bilingual School of São Luís-MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDANONATAALVESCIDREIRA.pdfDissertação de Mestrado4,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.