Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Ana Carolina Moraes Da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4415405624518461por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Naiara Sales-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Naiara Sales-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.contributor.referee2PEREIRA, Fernanda Alencar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6007880701572434por
dc.contributor.referee3SOUSA, Soraya de Melo Barbosa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7040484042070844por
dc.date.accessioned2025-02-10T17:08:22Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Carolina Moraes Da. Vestígios do sublime gótico na poesia de Mariana Luz. 2024. 81 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5891-
dc.description.resumoO sublime gótico é uma forma específica do sublime que se manifesta na literatura e na arte gótica, caracterizada por elementos que evocam terror, admiração e uma sensação de maravilhamento diante do desconhecido e do grandioso. A fim de investigar tal representação na poesia brasileira, a presente pesquisa tem como objetivo analisar vestígios do sublime gótico, na obra poética Murmúrios e outros poemas (2021), da escritora itapecuruense Mariana Luz. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, utiliza como fundamentação teórica, os estudos de Fred Botting (1996), David Punter (1996), Alexander Meireles da Silva (2010), Júlio França (2017), Maurício Menon (2007) e Noël Carroll (1999) para discutir as origens do gótico. No que diz respeito ao sublime, destacam-se o tratado grego Do Sublime, que, a princípio, teve sua atribuição a Dionísio Longino e foi redescoberto no século XVII, e a obra Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e do belo (1757), de Edmund Burke. A análise dos poemas de Mariana Luz demonstra uma forte presença da estética gótica como um meio de intensificar o impacto emocional, explorando dualidades e sensações extremas, ou seja, aspectos intrínsecos ao homem e sua relação com o mundo como forma de desencadear o sublime. Essa investigação contribui para a compreensão da adaptação do gótico à poesia brasileira, revelando suas especificidades culturais e o diálogo com o sublime burkeano.por
dc.description.abstractThe sublime gothic is a specific form of the sublime that manifests itself in Gothic literature and art, characterized by elements that evoke terror, admiration and a sense of wonder before the unknown and the great. In order to investigate this representation in Brazilian poetry, this research aims to analyze traces of the sublime gothic, in the poetic work Murmúrios e outros poemas (2021), of the writer Mariana Luz. This bibliographical research uses as theoretical basis the studies of Fred Botting (1996), David Punter (1996), Alexander Meireles da Silva (2010), Júlio França (2017) Maurício Menon (2007) and Noël Carroll (1999) to discuss the origins of the Gothic. In relation to the sublime, we highlight the Greek treaty On the Sublime, which was initially attributed to Dionysius Longinus and was rediscovered in the seventeenth century, and the work A philosophical investigation into the origin of our ideas of the sublime and the beautiful (1757), by Edmund Burke. The analysis of the poems of Mariana Luz demonstrates a strong presence of gothic aesthetics as a means to intensify the emotional impact, exploring dualities and extreme sensations, in other words, intrinsic aspects of man and his relationship with the world as a way to unleash the sublime. This investigation contributes to the understanding of the adaptation of the Gothic to Brazilian poetry, revealing its cultural specificities and dialogue with the sublime Burkeano.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-10T17:08:22Z No. of bitstreams: 1 Ana Carolina Moraes da Silva.pdf: 1122571 bytes, checksum: 876437e4970edaf4025062450c75492a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T17:08:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Carolina Moraes da Silva.pdf: 1122571 bytes, checksum: 876437e4970edaf4025062450c75492a (MD5) Previous issue date: 2024-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSublime;por
dc.subjectEstética gótica;por
dc.subjectMariana Luz;por
dc.subjectMurmúrios e outros poemaspor
dc.subjectSublime;eng
dc.subjectGothic aesthetic;eng
dc.subjectMariana Luz;eng
dc.subjectMurmúrios e outros poemaseng
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapor
dc.titleVestígios do sublime gótico na poesia de Mariana Luzpor
dc.title.alternativeTraces of the Gothic sublime in the poetry of Mariana Luzeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Moraes da Silva.pdfDissertação de Mestrado1,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.