Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALENCAR, Waldérick de Oliveira Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9597141242247892por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2130388359786108por
dc.contributor.referee1ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2130388359786108por
dc.contributor.referee2SILVA, Lídia da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1746912455361495por
dc.contributor.referee3SILVA, Ana Lúcia Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3800306677912442por
dc.contributor.referee4SANTOS, Naiara Sales Araújo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.date.accessioned2025-02-10T13:43:05Z-
dc.date.issued2025-01-29-
dc.identifier.citationALENCAR, Waldérick de Oliveira Mendes. Ensino de Libras como L2M2 em AVAS: Uma análise do curso livre da UEMANET à luz da complexidade.2025. 83 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5888-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda o ensino de Libras como Segunda Língua de Segunda Modalidade (L2M2) em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), focando no curso livre básico de Libras oferecido pela UEMAnet, utilizando a Teoria da Complexidade com ênfase nas características dos Sistemas Adaptativos Complexos (SACs). O estudo tem como objetivo geral analisar as marcas de complexidade no ensino de Libras como L2M2 no curso livre do AVA da UEMAnet, considerando tanto o ensino de Libras como L2M2 quanto o AVA da UEMAnet como SACs. Baseando-se na Teoria da Complexidade de Edgar Morin (2015) e em autores como Larsen- Freeman (1997), Paiva (2014), Borges e Silva (2016), Souza (2011), dentre outros, a pesquisa explora os desafios do ensino de uma língua cinésico-visual como a Libras em ambientes digitais. Metodologicamente, foram realizadas análises qualitativas dos conteúdos do curso, enfatizando a estrutura, os recursos tecnológicos e as práticas pedagógicas adotadas para a formação de ouvintes em Libras como L2M2 na modalidade a distância. Com ênfase na auto-organização e na adaptabilidade dos SACs, a análise evidencia que o AVA permite o aprendizado flexível e autônomo, o que é essencial para a introdução de sinais básicos e estruturas gramaticais da Libras como L2M2. O trabalho destaca a importância dos AVAs na democratização do acesso ao ensino de Libras como L2M2, abordando também as implicações socioculturais e a contribuição da modalidade EAD para o uso, difusão e valorização da Língua de Sinais. Entretanto, a pesquisa também identifica limitações específicas, como a falta de interações síncronas e feedback imediato, que são fundamentais para a fluência em uma língua cinésico-visual. A ausência de ambientes gamificados e espaços colaborativos prejudica a prática interativa, dificultando o desenvolvimento integral das habilidades linguísticas dos alunos. Por fim, sugerem-se aprimoramentos tecnológicos e metodológicos, como a inserção de ferramentas colaborativas, para ampliar o potencial do ensino de Libras como L2M2 em AVAs, promovendo uma experiência educacional mais dinâmica e interativa.por
dc.description.abstractThis research deals with Brazilian Sign Language (BSL) teaching as a Second Language of the Second Modality in Virtual Learning Environments (VLE), focusing on the free basic course of BSL offered by UEMAnet, it uses the Complexity Theory with emphasis on the characteristics of Complex Adaptive Systems (CAS). This study has the general objective of analyzing the marks of complexity of BSL teaching as a Second Language of the Second Modality in this educational environment, considering BSL teaching as much as VLE of UEMAnet as a Complex Adaptive System. Based on Complexity Theory of Edgar Morin (2015) and authors such as Larsen-Freeman (1997), Paiva (2014), Borges e Silva (2016), Souza (2011), and others, the research explores the challenges of teaching a kinesiological-visual language as a BSL in virtual environments. Methodologically, qualitative analyses of the course contents were analyzed, with emphasis on the structure, technological resources and pedagogical practices adopted for the formation of BSL listeners as a Second Language of the Second Modality in distance mode. With emphasis on self-organization and adaptability of CAS, the analysis shows that the VLE allows flexible and autonomous learning, this is essential for the introduction of basic signs and grammar structures of the BSL as a Second Language. This work highlights the importance of VLE in democratizing access to education in BSL as a Second Language of the Second Modality. Also addressing the sociocultural implications and the contribution of the distance learning modality to the use, dissemination and enhancement of Sign Language. However, the research also identifies specific limitations such as lack of synchronous interactions and immediate feedback that are fundamental to fluency in a kinesic-visual language. The absence of gamified environments and collaborative spaces impairs interactive practice, hindering the integral development of students’ language skills. Finally, technological and methodological improvements are suggested as the insertion of collaborative tools to expand the potential of BSL teaching as a Second Language of the Second Modality in VLE, promoting a more dynamic and interactive educational experience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-10T13:43:05Z No. of bitstreams: 1 WALDÉRICK DE OLIVEIRA MENDES ALENCAR.pdf: 1176406 bytes, checksum: 5dc5f1b36c139d7b43d49146fe88254b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T13:43:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WALDÉRICK DE OLIVEIRA MENDES ALENCAR.pdf: 1176406 bytes, checksum: 5dc5f1b36c139d7b43d49146fe88254b (MD5) Previous issue date: 2025-01-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino;por
dc.subjectLibras;por
dc.subjectsegunda língua;por
dc.subjectAVAs;por
dc.subjectcomplexidadepor
dc.subjectteaching;eng
dc.subjectBrazilian Language Sign;eng
dc.subjectSecond Language;eng
dc.subjectVirtual Learning Environments;eng
dc.subjectcomplexityeng
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.titleENSINO DE LIBRAS COMO L2M2 EM AVAs: UMA ANÁLISE DO CURSO LIVRE DA UEMANET À LUZ DA COMPLEXIDADEpor
dc.title.alternativeTEACHING LIBRAS AS L2M2 IN AVAs: AN ANALYSIS OF THE UEMANET FREE COURSE IN LIGHT OF COMPLEXITYeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALDÉRICK DE OLIVEIRA MENDES ALENCAR.pdfDissertação de Mestrado1,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.