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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5880
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os operadores argumentativos em textos do ensino médio: uma análise fenomenológica |
Título(s) alternativo(s): | Argumentative operators in high school texts: a phenomenological analysis |
Autor: | SOUSA, Maria Goretti Barros Rocha de ![]() |
Primeiro orientador: | LIMA, Veraluce da Silva |
Primeiro coorientador: | MUGSCHI, Sonia Maria Correa Pereira |
Primeiro membro da banca: | LIMA, Veraluce da Silva |
Segundo membro da banca: | MUGSCHI, Sonia Maria Correa Pereira |
Terceiro membro da banca: | CARNEIRO, Monica Fontenelle |
Quarto membro da banca: | SILVA, Claudiene Diniz da |
Quinto membro da banca: | FARIA, Maria da Graça dos Santos |
Resumo: | O ato de escrever é uma atividade complexa, composta por elementos textuais que permitem a expressão de ideias e argumentos por meio da língua. Esses elementos podem ser articulados entre si, por meio de mecanismos de coesão e coerência textual. Nesse cenário, esta pesquisa tem como título “Os Operadores Argumentativos em Textos do Ensino Médio: uma análise fenomenológica". O objetivo principal da pesquisa é "analisar os operadores argumentativos presentes nos textos dissertativo- argumentativos produzidos por estudantes do Ensino Médio”. Como arcabouço teórico, procuramos fundamentar a pesquisa na perspectiva da Linguística Textual, com autores que contribuem significativamente com essa área de conhecimento, como Beaugrande e Dressler (1981), que definem coesão como os elementos linguísticos que conectam partes do texto e coerência como a interpretação lógica do leitor; Koch e Elias (2006) que discutem a linguagem argumentativa e suas relações com a linguística textual; Adam (2019) que define os conectores argumentativos, como organizadores e marcadores textuais, oferecendo uma base sólida para compreender como esses elementos estruturam o texto e constroem sentidos; Marcuschi (2008), que explora a produção textual, a partir de perspectivas cognitivas e pragmáticas, demonstrando como textos coesos facilitam uma comunicação clara. Outros teóricos, como Antunes (2005), Cavalcante (2014), também foram usados para ampliar a discussão sobre os fundamentos teóricos da pesquisa. Os procedimentos metodológicos foram fundamentados na Fenomenologia da Percepção de Merleau- Ponty (2006) e, para a coleta de dados, optamos pela construção de um corpus constituído por textos produzidos por estudantes da 3a série do Ensino Médio de uma escola pública, região de inquérito da pesquisa. A análise de dados foi guiada pela questão norteadora: De que modo os alunos do Ensino Médio utilizam os operadores argumentativos como elos coesivos em textos argumentativos? Os resultados encontrados podem contribuir significativamente para ampliar os estudos sobre o uso de operadores argumentativos, oferecendo subsídios para a melhoria do ensino de língua portuguesa nas escolas públicas do Maranhão, no sentido de fortalecer a prática pedagógica voltada para a produção textual. |
Abstract: | The act of writing is a complex activity, composed of textual elements that allow the expression of ideas and arguments through language. These elements can be articulated among themselves through mechanisms of textual cohesion and coherence. In this scenario, this research is entitled “Argumentative Operators in High School Texts: a phenomenological analysis”. The main objective of the research is to “Analyze the argumentative operators present in dissertative-argumentative texts produced by high school students”. As a theoretical framework, we seek to base the research on the perspective of Textual Linguistics with authors who contribute significantly to this area of knowledge, such as Beaugrande and Dressler (1981), who define cohesion as the linguistic elements that connect parts of the text and coherence as the logical interpretation of the reader; Koch and Elias (2006) who discuss argumentative language and its relations with textual linguistics, Adam (2019) who defines argumentative connectors, as organizers and textual markers, offering a solid basis for understanding how these elements structure the text and construct meanings; and Marcuschi (2008), who explores textual production from cognitive and pragmatic perspectives, demonstrating how cohesive texts facilitate clear communication. Other theorists, such as Antunes (2005) and Cavalcante (2014), were also used to broaden the discussion on the theoretical foundations of the research. The methodological procedures were based on Merleau-Ponty's Phenomenology (2006), and for data collection, we chose to construct a corpus consisting of texts from 3rd grade high school students from a public school, the research investigation region. Data analysis was guided by the following question: How do high school students use argumentative operators as cohesive links in argumentative texts? The results found can significantly contribute to expanding studies on the use of argumentative operators in texts, offering support for improving Portuguese language teaching in public schools in Maranhão, in order to strengthen pedagogical practices focused on textual production. |
Palavras-chave: | produção textual; operadores argumentativos; coesão textual; fenomenologia. textual production; argumentative operators; textual cohesion; phenomenology. |
Área(s) do CNPq: | Análise Lingüística |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga |
Citação: | SOUSA, Maria Goretti Barros Rocha de. Os operadores argumentativos em textos do ensino médio: uma análise fenomenológica. 2024. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5880 |
Data de defesa: | 27-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MARIAGORETTIBARROSROCHADESOUSA.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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