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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5879
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras no contexto da educação para as relações étnico-raciais: guia de ações didático-metodológicas para as aulas de Educação Física |
Título(s) alternativo(s): | African and Afro-Brazilian games and games in the context of education for ethnic-racial relations: guide to didactic-methodological actions for Physical Education classes |
Autor: | SANTOS, Hugo Victor Silva ![]() |
Primeiro orientador: | VIANA, Raimundo Nonato Assunção |
Primeiro membro da banca: | VIANA, Raimundo Nonato Assunção |
Segundo membro da banca: | NUNES, Antônio de Assis Cruz |
Terceiro membro da banca: | FARIAS, Mayrhon José Abrantes |
Quarto membro da banca: | ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa |
Quinto membro da banca: | GRANDO, Beleni Salete |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo verificar como se dá a educação para as relações étnico-raciais à luz da lei 10.639/06 a partir de uma escola da rede estadual de ensino de São José de Ribamar (MA), com a utilização da unidade temática brincadeiras e jogos em Educação Física. Nortearam a pesquisa as seguintes questões: como o professor de Educação Física do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da referida escola insere os jogos e brincadeiras africanas e afro brasileiras para promover a formação da identidade e respeito das crianças negras, e quais os principais desafios enfrentados nesse processo? Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa, realizada por meio de intervenção educativa no Centro de Ensino Dr. Tarquínio Lopes Filho. A base teórica consistiu nos estudos de leis e diretrizes para a valorização da história e cultura africana e afro-brasileira, como a Lei nº 10.639 de 2003, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional Comum Curricular, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Documento Curricular Territorial Maranhense, trabalhos científicos publicados nos anais do Conbrace e ANPEd, além de autores que discutem o papel dos jogos e brincadeiras no âmbito das Relações Étnico-raciais. Os instrumentos de coleta de dados partiram de observação não participante seguida de uma entrevista semiestruturada realizada com a gestora da e uma professora de Educação Física da referida escola, cujas respostas fornecidas revelaram uma ausência de elementos da cultura africana/afro-brasileira/afro maranhense tanto no currículo, quanto nas práticas de Educação Física. Entendeu-se que, diante da invisibilização desses elementos no ensino de Educação Física e da escassez de material apropriado, o Produto Final Guia de Ações Didático Metodológicas para as aulas de Educação Física pode contribuir com a educação étnico-racial na escola-objeto. |
Abstract: | This study aims to verify how education for ethnic-racial relations is implemented under the light of Law 10.639/06 at a state school in São José de Ribamar (MA), using the thematic unit of games and activities in Physical Education. The research was guided by the following questions: how does the Physical Education teacher for the 8th and 9th grades at the specified school incorporate African and Afro-Brazilian games and activities to promote the identity formation and respect of black children, and what are the main challenges faced in this process? It's an applied, qualitative research was conducted through educational intervention at the Centro de Ensino Dr. Tarquínio Lopes Filho. The theoretical foundation included studies of laws and guidelines for the appreciation of African and Afro-Brazilian history and culture, such as Law No. 10.639 of 2003, the National Education Guidelines and Framework Law, the National Common Curricular Base, the National Curriculum Parameters, and the Maranhão Territorial Curriculum Document, as well as scientific works published in the Conbrace and ANPEd annals, and authors discussing the role of games and activities in the context of Ethnic-Racial Relations. Data collection instruments included non-participant observation followed by a semi-structured interview conducted with the principal and a Physical Education teacher at the specified school, and the responses revealed an absence of African/Afro-Brazilian/Afro-Maranhense cultural elements both in the curriculum and in Physical Education practices. It was understood that, given the invisibility of these elements in Physical Education teaching and the lack of appropriate materials, the Final Product, the Didactic-Methodological Action Guide for Physical Education classes, can contribute to ethnic-racial education at the study school. |
Palavras-chave: | jogos e brincadeiras africanas; ensino fundamental; ludicidade; cultura afro-brasileira; african games and activities; elementary education; playfulness; afro brazilian culture. |
Área(s) do CNPq: | Ensino-aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | SANTOS, Hugo Victor Silva. Jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras no contexto da educação para as relações étnico-raciais: guia de ações didático-metodológicas para as aulas de Educação Física. 2024. 224 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5879 |
Data de defesa: | 26-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Hugo_Victor.pdf | Dissertação de Mestrado | 32,1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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