Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRAMOS, Melcka Yulle Conceição Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0850039635136379por
dc.contributor.advisor1CARDOZO, Maria Jose Pires Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.contributor.referee1CARDOZO, Maria José Pires Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.contributor.referee2DUBLANTE, Carlos Andre Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269364248833833por
dc.contributor.referee3BIANCHINI, Angelo Rodrigo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.contributor.referee4SANTIAGO, Alda Margarete Silva Farias-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8137042356481507por
dc.contributor.referee5SILVA, Ana Cristina Champoudry Nascimento da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8866975260944446por
dc.date.accessioned2025-02-06T16:36:01Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.identifier.citationRAMOS, Melcka Yulle Conceição Ramos.Centros Educa Mais: Dinâmicas político-institucionais e desdobramentos da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral na rede pública estadual em São Luís, MA. 2024. 369 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5877-
dc.description.resumoEsta tese trata do Ensino Médio em Tempo Integral nos Centros Educa Mais de São Luís, MA. Foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), vinculada a Linha de Pesquisa: História e Políticas da Educação e ao Grupo de Pesquisa: Políticas e Gestão Educacional e Formação Humana. O objetivo da pesquisa foi analisar as dinâmicas político-institucionais e desdobramentos da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral na rede pública estadual em São Luís, MA, com ênfase nas mudanças promovidas na organização e gestão escolar e na proposta pedagógica, haja vista a transformação das unidades de ensino em Centro Educa Mais. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica contou com o aporte teórico de Marx e Engels (1998, 2008); Gramsci (2004, 2007); Masson (2007, 2013, 2014); Libâneo; Oliveira e Toschi (2012); Saviani (2007, 2011) e Veiga (2009, 2010, 2013). Realizamos a análise dos documentos Diretrizes Operacionais 2021: IEMA e Centros Educa Mais (Maranhão, 2021c), os 3 (três) Cadernos de Formação do ICE, 1 (um) Introdução às Bases Teóricas e Metodologias do Modelo Escola da Escolha (ICE, 2015a), 2 (dois) Modelo pedagógico: princípios educativos (ICE, 2015b), 3 (três) Tecnologia de Gestão Educacional Princípios e Conceitos Planejamento e Operacionalização (ICE, 2015c), e dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP’s) e Planos de Ação dos Centros Educa Mais pesquisados. A pesquisa de campo ocorreu a partir da realização de entrevistas semiestruturada com gestores e professores de duas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão que se tornaram Centro Educa Mais, localizadas em São Luís, MA. Para análise dos dados das entrevistas optamos pela Análise de Conteúdo (Bardin (2011). As inferências foram realizadas a luz da abordagem qualitativa, numa perspectiva materialista e histórica, que nos permitiu constatar que o processo de implantação de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral no Estado do Maranhão, se deu a partir do estabelecimento da parceria público- privada entre o Governo do Estado do Maranhão e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). O ICE introduziu nos Centros Educa Mais o Modelo Escola da Escolha, que se sustenta sob duas estruturas, o Modelo de Gestão e o Modelo Pedagógico. A difusão das concepções de indivíduo, sociedade, educação, escola e formação humana propostas pelo Instituto, por meio dos Cadernos de Formação, das formações continuadas e do acompanhamento pedagógico e didático das Equipes de Implantação do ICE nos Centros Educa Mais, contribuíram para redefinir a função social da escola, incidindo nas relações entre os membros da comunidade escolar destes Centros, modificando a organização e gestão dos processos da escola, isto é, refletindo nos objetivos, nos conteúdos, nos métodos de ensino e na avaliação, logo na forma e no conteúdo da escola, promovendo assim novos sentidos a educação e a escola. Concluímos que estamos diante de um contexto que desafia os profissionais da educação e os sujeitos que fazem parte de setores comprometidos com a democratização da educação pública, a criar canais de participação da comunidade escolar no processo decisório da escola, afirmando-a como espaço público da cidadania.por
dc.description.abstractThis thesis deals with Full-Time Secondary Education at Centros Educa Mais in São Luís, MA. It was developed in the Postgraduate Program in Education (PPGE), linked to the Research Line: History and Policies of Education and the Research Group: Educational Policies and Management and Human Training. The objective of the research was to analyze the political-institutional dynamics and developments in the implementation of Full-Time High School in the state public network in São Luís, MA, with an emphasis on the changes promoted in school organization and management and in the pedagogical proposal, in view of the transformation of teaching units in Centro Educa Mais. To this end, we carried out bibliographical, documentary and field research. The bibliographical research relied on the theoretical contribution of Marx and Engels (1998, 2008); Gramsci (2004, 2007); Masson (2007, 2013, 2014); Libaneo; Oliveira and Toschi (2012); Saviani (2007, 2011) and Veiga (2009, 2010, 2013). We analyzed the documents Operational Guidelines 2021: IEMA and Educa Mais Centers (Maranhão, 2021c), the 3 (three) ICE Training Notebooks, 1 (one) Introduction to the Theoretical Bases and Methodologies of the School of Choice Model (ICE, 2015a), 2 (two) Pedagogical model: educational principles (ICE, 2015b), 3 (three) Educational Management Technology Principles and Concepts Planning and Operationalization (ICE, 2015c), and the Political-Pedagogical Projects (PPP's) and Action Plans of the Educa Mais Centers researched. The field research took place through semi- structured interviews with managers and teachers from two schools in the Maranhão State Public Education Network that became Centro Educa Mais, located in São Luís, MA. To analyze the interview data, we opted for Content Analysis (Bardin (2011). The inferences were made using a qualitative approach, from a materialist and historical perspective, which allowed us to verify that the process of implementing Full-Time High Schools in the State of Maranhão, it occurred with the establishment of a public-private partnership between the Government of the State of Maranhão and the Institute of Co-responsibility for Education (ICE). ICE introduced the Escola da Escolha Model in the Educa Mais Centers, which is supported. under two structures, the Management Model and the Pedagogical Model. The dissemination of the concepts of individual, society, education, school and human formation proposed by the Institute, through the Training Notebooks, continued training and pedagogical and didactic monitoring of the Teams of Implementation of ICE in Educa Mais Centers, contributed to redefining the social function of the school, affecting the relationships between members of the school community of these Centers, modifying the organization and management of school processes, that is, reflecting on the objectives, content, in teaching methods and assessment, as well as in the form and content of the school, thus promoting new meanings to education and school. We conclude that we are facing a context that challenges education professionals and individuals who are part of sectors committed to the democratization of public education, to create channels for the school community to participate in the school's decision-making process, affirming it as a public space for education. citizenship.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-02-06T16:36:01Z No. of bitstreams: 1 MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS.pdf: 2737929 bytes, checksum: 77ee58523f8fb9f33a3308bc37618cca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-06T16:36:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS.pdf: 2737929 bytes, checksum: 77ee58523f8fb9f33a3308bc37618cca (MD5) Previous issue date: 2024-09-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Médio em Tempo Integral;por
dc.subjectCentro Educa Mais;por
dc.subjectGestão Democrática;por
dc.subjectNova Gestão Pública (NGP)por
dc.subjectFull-Time Secondary Education;eng
dc.subjectEduca Mais Center;eng
dc.subjectDemocratic Management;eng
dc.subjectNew Public Management (NGP)eng
dc.subject.cnpqAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionaispor
dc.titleCENTROS EDUCA MAIS: dinâmicas político-institucionais e desdobramentos da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral na rede pública estadual em São Luís, MApor
dc.title.alternativeCENTROS EDUCA MAIS: Political-institutional dynamics and developments in the implementation of full-time secondary education in the state public school system in São Luís, MAeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS.pdfTese de Doutorado2,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.