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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5872
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O DESEJO MIMÉTICO NA OBRA TUDO É RIO, DE CARLA MADEIRA |
Título(s) alternativo(s): | MIMETIC DESIRE IN THE WORK EVERYTHING IS A RIVER, BY CARLA MADEIRA |
Autor: | DIAS, Ana Cimália dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | QUEVEDO, Rafael Campos |
Primeiro membro da banca: | QUEVEDO, Rafael Campos |
Segundo membro da banca: | LOBATO, Andréa Teresa Martins |
Terceiro membro da banca: | ARAUJO, Naira Sales |
Resumo: | A proposta desta dissertação consiste em analisar a obra Tudo é rio, a partir dos pressupostos da Teoria Mimética, desenvolvida pelo teórico francês René Girard. Escolhemos discorrer sobre Tudo é rio porque a narrativa é construída a partir de muitos conflitos humanos. Carla Madeira produz um romance denso, que se serve de sentimentos como ciúme exacerbado, a inveja velada e dispõe de cenas cujas personagens vão de ideais/modelos à desumanização. Como direcionamento metodológico, adotamos a pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e reflexivo, considerando o que se tem publicado acerca da Teoria Mimética, desde Mentira romântica e verdade romanesca (2009), obra mais conhecida de René Girard, a obras como: A Violência e o Sagrado (1990), O bode expiatório (2004), A Voz desconhecida do real (2002), A crítica no subsolo (2011a), Dostoievski: Do duplo à unidade (2011c), O Sacrifício (2011d) e O trágico e a piedade (2011e). Assim como textos de Golsan (2014), Kirwan (2004) e Vinolo (2012), críticos das obras girardianas e um estudo de 2023, da autora Maira Rúbia Miguel, intitulado O ressentimento e o sagrado em René Girard. A pesquisa está dividida a partir dos seguintes parâmetros. Reflexões sobre o clichê Felizes Para Sempre, conceitos básicos acerca da Teoria Mimética; passando por uma abordagem sobre a literatura contemporânea, aspectos de produção da autora Carla Madeira, abordagem sobre enredo e análise miméticas do romance Tudo é rio. As análises permitiram evidenciar os mecanismos pelos quais se dão os processos miméticos responsáveis pelo acionamento da violência no romance, bem como a possibilidade de reconhecimento desse mecanismo por parte da personagem Dalva, por exemplo, responsável, a certa altura da narrativa, pela contenção da escalada mimética. |
Abstract: | The purpose of this dissertation is to analyze the work Tudo é rio, based on the assumptions of the Mimetic Theory, developed by the French theorist René Girard. We chose to talk about Tudo é rio because the narrative is built from many human conflicts. Carla Madeira produces a dense novel, which makes use of feelings such as exacerbated jealousy, veiled envy and has scenes whose characters range from ideals/models to dehumanization. As a methodological guideline, we adopted the bibliographic research of a descriptive and reflective nature, considering what has been published about the Mimetic Theory, from Deceit, Desire and the Nove (2009), René Girard's best-known work, to works such as: Violence and the Sacred (1990), The Scapegoat (2004), The Unknown Voice of the Real (2002), The Criticism in the Underground (2011a), Dostoyevsky: From the Double to Unity (2011c), The Sacrifice (2011d) and The Tragic and the Pity (2011e). As well as texts by Golsan (2014), Kirwan (2004) and Vinolo (2012) critics of Girardian works and a 2023 study, by author Maira Rúbia Miguel, entitled The resentment and the sacred in René Girard. The survey is divided based on the following parameters. Reflections on the Happily Ever After cliché, basic concepts about the Mimetic Theory; going through an approach to contemporary literature, aspects of the production of the author Carla Madeira, approach to plot and mimetic analysis of the novel Tudo é rio. The analyses allowed for highlighting the mechanisms through which the mimetic processes responsible for triggering violence in the novel occur, as well as the possibility of the character Dalva recognizing this mechanism, for instance, who is, at a certain point in the narrative, responsible for containing the mimetic escalation. |
Palavras-chave: | Teoria Mimética; Tudo é rio (Carla Madeira); Literatura brasileira contemporânea Mimetic Theory; Tudo é rio (Carla Madeira); Contemporary Brazilian literature |
Área(s) do CNPq: | Literatura Brasileira |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga |
Citação: | DIAS, Ana Cimália dos Santos. O desejo mimético na obra Tudo é rio, de Carla Madeira. 2024. 94 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5872 |
Data de defesa: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ana Cimália dos Santos Dias.pdf | Dissertação de Mestrado | 871,49 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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