Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5866
Tipo do documento: Dissertação
Título: O TEMPO GRAMATICAL E OS ESCAPES DA TEMPORALIDADE: uma investigação sobre o aspecto verbal nas questões de interpretação no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): GRAMMATICAL TENSE AND ESCAPES FROM TEMPORALITY: a research on the verbal aspect in interpretation questions in the textbook of Portuguese Language in High School
Autor: MORAES, Maria Regina Coelho Costa 
Primeiro orientador: MUGSCHL, Sonia Maria Correa Pereira
Primeiro membro da banca: MUGSCHL, Sonia Maria Correa Pereira
Segundo membro da banca: BORRALHO, José Henrique de Paula
Terceiro membro da banca: EGIDO, Alex Alves
Quarto membro da banca: CARNEIRO, Monica Fontenelle
Resumo: Esta pesquisa se baseia na interpretação do tempo no processo de leitura. Parte de aspectos formais da descrição linguística, fundamentando-se na intrínseca rede passado, presente e futuro que constitui a existência humana, considerando outros elementos que não apenas a desinência modo-temporal dos verbos. Extrapola o linguístico, considerando que o passado é concluído em parte, o presente é o tempo a partir do qual o enunciador localiza o que passou e o que acontecerá, sabendo que esses sentidos são hipotéticos, nem sempre cronológicos, porque envolvem o tempo físico (Benveniste, 2006) que atravessa o ser na síntese afetiva dos acontecimentos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e interpretativa que inclui a categoria tempo na dimensão linguística (Tempo) e extralinguística (TEMPO): filosófica e poética, espaços que rejeitam o limiar das formas e das quantidades, porque restringem as análises das ciências humanas e sociais. Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo investigativo sobre o tempo pelo viés da descrição linguística como sinal da temporalidade, investigando-o nos exercícios de interpretação nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio, a começar pelos verbos que, mais comumente, aparecem com a tarefa de situar, no tempo, o processo da comunicação (Corôa, 2005). Esse tema é de base funcionalista já que ultrapassa as formas verbais ou morfemas e procura alcançar outros âmbitos do jogo linguístico (Almeida, 2020), discutidos sob o conceito da gramaticalização a partir da concepção de gramática (Neves, 2002). Transita pela Descrição Linguística, Linguística Aplicada, Linguística Aplicada Indisciplinar. Os principais autores que constituem o referencial teórico são os seguintes: Bosi (1977), Neves (2002, 2007, 2010, 2014), Corôa (2005), Benveniste (2006), Abraçado (2020), Fiorin (2021), Ilari e Basso (2014), Castilho (2014), Travaglia (2016), Ricoeur (2010), Mari (2008). Temos a hipótese de que, para o processo de leitura, não é suficiente conhecer os tempos verbais, mas ser capaz de extrapolar para a temporalidade que permeia os meandros dos sentidos de um texto que precisam ser produzidos e não apenas calculados (Mari, 2008). Esperamos, como resultado desta pesquisa, responder se o livro didático, nas questões de interpretação, aborda apenas a conjugação do tempo verbal ou extrapola para o aspecto, manifestação do TEMPO (Castilho, 2007), lugar da temporalidade, em que os fatos transitam por fora ou por dentro do personagem na transição entre o tempo crônico e o tempo físico.
Abstract: This research is based on the interpretation of time in the reading process. It starts from formal aspects of linguistic description, based on the intrinsic past, present and future network that constitutes human existence, considering elements other than just the mode-temporal ending of verbs. It goes beyond the linguistic, considering that the past is concluded in part, the present is the time from which the enunciator locates what has happened and what will happen, knowing that these meanings are hypothetical, not always chronological, because they involve physical time (Benveniste, 2006) that crosses the being in the affective synthesis of events. This is a qualitative, exploratory, descriptive and interpretative study that includes the category of time in its linguistic (TIME) and extralinguistic (TIME) dimensions: philosophical and poetic, spaces that reject the threshold of forms and quantities because they restrict the analysis of the human and social sciences. The aim of this paper is to present an investigative study of time through the lens of linguistic description as a sign of temporality, investigating it in interpretation exercises in high school Portuguese language textbooks, starting with the verbs that most commonly appear with the task of situating the communication process in time (Corôa, 2005). This is a functionalist theme, since it goes beyond verbal forms or morphemes and seeks to reach other areas of the language game (Almeida, 2020), discussed under the concept of grammaticalization based on the concept of grammar (Neves, 2002). It covers Linguistic Description, Applied Linguistics and Indisciplinary Applied Linguistics. The main authors that make up the theoretical framework are the following: Bosi (1977), Neves (2002, 2007, 2010, 2014), Corôa (2005), Benveniste (2006), Abraçado (2020), Fiorin (2021), Ilari and Basso (2014), Castilho (2014), Travaglia (2016), Ricoeur (2010), Mari (2008). We have the hypothesis that, for the reading process, it is not enough to know the verb tenses, but to be able to extrapolate to the temporality that permeates the intricacies of the meanings of a text that need to be produced and not just calculated (Mari, 2008). As a result of this research, we hope to answer whether the textbook, in its interpretation questions, deals only with the conjugation of the verbal tense or extrapolates to the aspect, a manifestation of TIME (Castilho, 2007), a place of temporality, in which the facts move outside or inside the character in the transition between chronic time and physical time.
Palavras-chave: leitura;
tempo;
gramática;
gramaticalização;
temporalidade
reading;
time;
grammar;
grammaticalization;
temporality
Área(s) do CNPq: Teoria e Análise Lingüística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: MORAES, Maria Regina Coelho Costa. O tempo gramatical e os escapes da temporalidade: Uma investigação sobre o aspecto verbal nas questões de interpretação no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio. 2024. 102 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5866
Data de defesa: 20-Dez-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA REGINA COELHO COSTA MORAES.pdfDissertação de Mestrado21,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.