Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Stefany Machado de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0714489579907181por
dc.contributor.advisor1AMORIM, Elisângela Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3306324046955974por
dc.contributor.referee1AMORIM, Elisângela Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3306324046955974por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Kelly Almeida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665636259576060por
dc.contributor.referee3FRAZÃO, Maria das Dores Cardoso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480893920907319por
dc.contributor.referee4CRUZ, Maria do Carmo Alves da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658169510299963por
dc.contributor.referee5TEÓFILO, Maria da Penha-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3532645935587629por
dc.date.accessioned2025-02-05T13:00:27Z-
dc.date.issued2025-01-30-
dc.identifier.citationLIMA, Stefany Machado de. Relações de gênero na escola: desconstruindo estereótipos na Educação Infantil. 2025. 168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5859-
dc.description.resumoA dissertação Relações de Gênero na Escola: Desconstruindo Estereótipos na Educação Infantil analisa a influência dos estereótipos de gênero nas escolhas e comportamentos das crianças, bem como o impacto na formação de suas identidades. O estudo busca compreender de que maneira a escola e seus agentes contribuem para a perpetuação ou desconstrução de estereótipos sexistas, propondo intervenções pedagógicas que promovam a equidade de gênero desde a Educação Infantil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com um percurso metodológico que incluiu revisão bibliográfica, análise documental e coleta de dados em campo. A análise documental foi realizada com base em documentos oficiais, como o Documento Curricular do Território Maranhense e a Proposta Curricular da Educação Infantil de São Luís. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da Educação Infantil e observações do cotidiano escolar, buscando compreender as práticas pedagógicas e as percepções dos educadores sobre as relações de gênero. Fundamentada em autores como Beauvoir, Foucault, Louro e Scott, a dissertação discute os conceitos de gênero, estereótipos e desigualdades históricas, analisando como essas questões se refletem no ambiente escolar. A investigação revelou que os estereótipos de gênero são frequentemente naturalizados nas interações entre crianças e adultos, reforçando padrões de comportamento associados ao masculino e ao feminino. Também foi identificado que professores enfrentam desafios significativos na abordagem do tema, devido à falta de formação específica, resistência cultural e ausência de materiais didáticos adequados. Como resultado, foi elaborado um Guia de Orientações Didáticas e Pedagógicas sobre Relações de Gênero, desenvolvido de forma colaborativa com professores e crianças. O guia apresenta estratégias práticas para a desconstrução de estereótipos e a promoção de uma educação inclusiva e equitativa. A pesquisa conclui que a sensibilização e formação continuada de professoras e de professores, aliada à incorporação transversal da discussão de gênero nos currículos, são fundamentais para transformar a escola em um espaço de igualdade e respeito.por
dc.description.abstractThe research titled Gender Relations in School: Deconstructing Stereotypes in Early Childhood Education analyzes the influence of gender stereotypes on children's choices and behaviors, as well as their impact on identity formation. The study seeks to understand how schools and their agents contribute to either the perpetuation or the deconstruction of sexist stereotypes, proposing pedagogical interventions that promote gender equity from early childhood education onward. The research adopts a qualitative approach, with a methodological pathway that included a literature review, document analysis, and field data collection. The document analysis was based on official materials such as the Curricular Document of the Maranhão Territory and the Curricular Proposal for Early Childhood Education of São Luís. Additionally, semi- structured interviews with early childhood education teachers and observations of school routines were conducted to understand pedagogical practices and educators perceptions of gender relations. Grounded in authors such as Beauvoir, Foucault, Louro, and Scott, the dissertation discusses concepts of gender, stereotypes, and historical inequalities, analyzing how these issues are reflected in the school environment. The investigation revealed that gender stereotypes are often normalized in interactions between children and adults, reinforcing behavior patterns associated with masculinity and femininity. It also identified significant challenges faced by teachers in addressing the topic, including a lack of specific training, cultural resistance, and insufficient teaching materials. As a result, a Guide for Didactic and Pedagogical Guidelines on Gender Relations was developed collaboratively with teachers and children. The guide provides practical strategies for deconstructing stereotypes and promoting inclusive and equitable education. The research concludes that raising awareness and providing continuous training for teachers, combined with the transversal incorporation of gender discussions into curricula, are essential to transforming schools into spaces of equality and respect.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-02-05T13:00:27Z No. of bitstreams: 1 STEFANYMACHADODELIMA.pdf: 12495440 bytes, checksum: e9855ed00bd6914643d6e72264f3b42b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-05T13:00:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 STEFANYMACHADODELIMA.pdf: 12495440 bytes, checksum: e9855ed00bd6914643d6e72264f3b42b (MD5) Previous issue date: 2025-01-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgênero;por
dc.subjectEducação Infantil;por
dc.subjectestereótipos de gênero;por
dc.subjectcurrículo.por
dc.subjectgender;eng
dc.subjectchild education;eng
dc.subjectgender stereotypes;eng
dc.subjectcurriculum.eng
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpor
dc.titleRelações de gênero na escola: desconstruindo estereótipos na Educação Infantilpor
dc.title.alternativeGender relations at school: deconstructing stereotypes in Early Childhood Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STEFANYMACHADODELIMA.pdfDissertação de Mestrado12,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.