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Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações de gênero na escola: desconstruindo estereótipos na Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): Gender relations at school: deconstructing stereotypes in Early Childhood Education
Autor: LIMA, Stefany Machado de 
Primeiro orientador: AMORIM, Elisângela Santos de
Primeiro membro da banca: AMORIM, Elisângela Santos de
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Kelly Almeida de
Terceiro membro da banca: FRAZÃO, Maria das Dores Cardoso
Quarto membro da banca: CRUZ, Maria do Carmo Alves da
Quinto membro da banca: TEÓFILO, Maria da Penha
Resumo: A dissertação Relações de Gênero na Escola: Desconstruindo Estereótipos na Educação Infantil analisa a influência dos estereótipos de gênero nas escolhas e comportamentos das crianças, bem como o impacto na formação de suas identidades. O estudo busca compreender de que maneira a escola e seus agentes contribuem para a perpetuação ou desconstrução de estereótipos sexistas, propondo intervenções pedagógicas que promovam a equidade de gênero desde a Educação Infantil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com um percurso metodológico que incluiu revisão bibliográfica, análise documental e coleta de dados em campo. A análise documental foi realizada com base em documentos oficiais, como o Documento Curricular do Território Maranhense e a Proposta Curricular da Educação Infantil de São Luís. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da Educação Infantil e observações do cotidiano escolar, buscando compreender as práticas pedagógicas e as percepções dos educadores sobre as relações de gênero. Fundamentada em autores como Beauvoir, Foucault, Louro e Scott, a dissertação discute os conceitos de gênero, estereótipos e desigualdades históricas, analisando como essas questões se refletem no ambiente escolar. A investigação revelou que os estereótipos de gênero são frequentemente naturalizados nas interações entre crianças e adultos, reforçando padrões de comportamento associados ao masculino e ao feminino. Também foi identificado que professores enfrentam desafios significativos na abordagem do tema, devido à falta de formação específica, resistência cultural e ausência de materiais didáticos adequados. Como resultado, foi elaborado um Guia de Orientações Didáticas e Pedagógicas sobre Relações de Gênero, desenvolvido de forma colaborativa com professores e crianças. O guia apresenta estratégias práticas para a desconstrução de estereótipos e a promoção de uma educação inclusiva e equitativa. A pesquisa conclui que a sensibilização e formação continuada de professoras e de professores, aliada à incorporação transversal da discussão de gênero nos currículos, são fundamentais para transformar a escola em um espaço de igualdade e respeito.
Abstract: The research titled Gender Relations in School: Deconstructing Stereotypes in Early Childhood Education analyzes the influence of gender stereotypes on children's choices and behaviors, as well as their impact on identity formation. The study seeks to understand how schools and their agents contribute to either the perpetuation or the deconstruction of sexist stereotypes, proposing pedagogical interventions that promote gender equity from early childhood education onward. The research adopts a qualitative approach, with a methodological pathway that included a literature review, document analysis, and field data collection. The document analysis was based on official materials such as the Curricular Document of the Maranhão Territory and the Curricular Proposal for Early Childhood Education of São Luís. Additionally, semi- structured interviews with early childhood education teachers and observations of school routines were conducted to understand pedagogical practices and educators perceptions of gender relations. Grounded in authors such as Beauvoir, Foucault, Louro, and Scott, the dissertation discusses concepts of gender, stereotypes, and historical inequalities, analyzing how these issues are reflected in the school environment. The investigation revealed that gender stereotypes are often normalized in interactions between children and adults, reinforcing behavior patterns associated with masculinity and femininity. It also identified significant challenges faced by teachers in addressing the topic, including a lack of specific training, cultural resistance, and insufficient teaching materials. As a result, a Guide for Didactic and Pedagogical Guidelines on Gender Relations was developed collaboratively with teachers and children. The guide provides practical strategies for deconstructing stereotypes and promoting inclusive and equitable education. The research concludes that raising awareness and providing continuous training for teachers, combined with the transversal incorporation of gender discussions into curricula, are essential to transforming schools into spaces of equality and respect.
Palavras-chave: gênero;
Educação Infantil;
estereótipos de gênero;
currículo.
gender;
child education;
gender stereotypes;
curriculum.
Área(s) do CNPq: Currículo
Educação Pré-Escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: LIMA, Stefany Machado de. Relações de gênero na escola: desconstruindo estereótipos na Educação Infantil. 2025. 168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5859
Data de defesa: 30-Jan-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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