Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5854
Tipo do documento: Tese
Título: A BNCC e a centralidade o currículo em competências: uma análise das apropriações dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The BNCC and the centrality of the curriculum in skills: an analysis of the appropriations of teachers in the initial years of elementary school
Autor: SILVA, Terezinha de Jesus Amaral da 
Primeiro orientador: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Primeiro membro da banca: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Segundo membro da banca: PORTO, Bernadete Souza
Terceiro membro da banca: MELO, Maria Alice
Quarto membro da banca: PEDROSA, Eliane Maria Pinto
Resumo: Este trabalho é resultado das pesquisas realizadas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Centralidade no desenvolvimento de competências na escola do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Nosso objetivo as apropriações dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o currículo por competência orientado pela BNCC. Fazemos alusão aos contextos de reestruturação capitalista e aos impactos da globalização na Educação Escolar na perspectiva da Pedagogia Histórico-critica. Investiga as apropriações dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o currículo por competência orientado pela BNCC. O estado da questão que nos permitiu um debate crítico sobre esse modelo sobre a abordagem por competência na BNCC e do DCTMA em suas trajetórias de elaboração e implementação. Aportamos nosso estudo na teoria critica de educação, currículo e competência (Ducassé (1972), Suchodolski (1992), Krupskaya (2017), Apple (2004;2008), Sacristán (2013), Ramos (2001), Tanguy e Ropé (2002), Kuenzer (2003), Barbosa & Deluiz (2001; 2022), e na Pedagogia Histórico-critica (Saviani (2006), Duarte (2004), Malanchen (2020), que favoreceu uma análise a partir das categorias da totalidade, da contradição e da mediação. Adotamos uma metodologia sustentada no materialismo histórico dialético, o que nos possibilitou inferências para além do materialmente perceptível, das aparências dos discursos dos sujeitos. (Thierrien & Thierrien, 2004). Como procedimentos metodológicos, utilizamo-nos de um questionário aberto para coleta de dados para uma pré-análise e de uma entrevista semiestruturada para análise dos dados segundo Bardin (2016). Dialogamos com autores que trazem uma perspectiva critica sobre o termo competência e os sentidos expressos nas politicas curriculares. No campo empírico, particparam desta pesquisa10% dos 216 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do município de Paulino Neves – MA. O foco da nossa análise em categorias fundantes, a saber: Ensino Fundamental, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), currículo e competências. Esta tese traduz um exercício de historicidade, considerando as contradições e a totalidade de seu alcance político-ideológico no Ensino Fundamental, cenário de nossa análise a partir dos estudos de Aleraro (2005), Cortinaz 2019), Ornellas & Silva (2019) e da análise dos documentos em referência. Nesse contexto, situamos o Ensino Fundamental como categoria fundante, discutindo a relação entre conhecimento e currículo e competências. Confirmamos maior foco na formação de competência para o mercado de trabalho, em que o conhecimento vem sendo preterido em função das pressões aos estados e municípios por mostrar resultados nos exames externos. Acentuamos uma forte relação entre as apropriações dos professores elucidadas nesta pesquisa com a emergência de uma formação inicial e continuada fundamentada numa perspectiva teórico-metodologica histórica, dialética e critica dos professores visando a priorização do conhecimento cientifico e cultural no currículo do Ensino sujeitos das instituições educativas, especialmente dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: This work is the result of research carried out on the National Common Curricular Base (BNCC) and the Centrality in the development of skills in Elementary School, Early Years. Our objective is to assess the appropriation by teachers of the Early Years of Primary School of the competency-based curriculum guided by the BNCC. We allude to the contexts of capitalist restructuring and the impacts of globalization on School Education from the perspective of Historical-Critical Pedagogy. A study on skills and abilities and their determinations in the country's official documents. Investigates the appropriations of teachers in the Initial Years of Elementary School regarding the competency-based curriculum guided by the BNCC. The state of the issue that allowed us to reconstitute the critical debate about this model to deepen the understanding of the competency-based approach in the BNCC and the DCTMA in their development and implementation trajectories. We base our study on the critical theory of education, curriculum and competence (Ducassé (1972), Suchodolski (1992), Krupskaya (2017), Apple (2004;2008), Sacristán (2013), Ramos (2001), Tanguy and Ropé (2002), Kuenzer (2003), Barbosa & Deluiz (2001; 2022), and in Historical-critical Pedagogy (Saviani (2006), Duarte (2004), Malanchen (2020). We adopted a theoretical-methodological approach based on Dialectical Historical Materialism, which allowed us to make inferences beyond the materially perceptible, the appearances of the subjects' speeches. (Nóbreg Thierrien & Thierrien, 2004). As a methodological procedure, we used a open questionnaire for data collection for pre-analysis and a semi-structured interview for data analysis according to Bardin (2016). We dialogued with authors who bring a critical perspective on the term competence and the meanings expressed in curriculum policies. In the empirical field, 10% of 216 teachers from the initial years of Elementary School in the public network in the city of Paulino Neves – MA participated in this research. We focused our analysis on three categories, namely the curriculum policy of the National Common Curriculum Base (BNCC) and the Maranhão Territory Curriculum Document (DCTMA), teachers' appropriations of the curriculum, competences and the centrality of competences in the curriculum, changes and challenges and the contributions of the BNCC and DCTMA documents to their pedagogical practice, and, finally, the contradictions, changes and challenges of this implementation to the practices of teachers in the initial years of elementary school. This work is an exercise in historicity, considering the contradictions and the totality of its political-ideological scope in Primary Education, the scenario of our analysis based on the studies of Aleraro (2005), Cortinaz 2019), Ornellas & Silva (2019) and the documentary analysis of the documents in question. In this context, we place primary education as the founding category, discussing the relationship between knowledge and curriculum and competences. We confirmed a greater focus on competency training for the job market, in which knowledge has been neglected due to the pressure on states and municipalities to show results in external exams, even in the Early Years of Primary School; a strong relationship between the appropriation of teachers elucidated in this research with the emergence of initial and continuing training based on a historical, dialectical and critical theoretical-methodological perspective for teachers, aimed at prioritizing knowledge and competencies.
Palavras-chave: ensino fundamental;
currículo;
competências;
documentos curriculares;
apropriações;
elementary education;
curriculum;
skills;
curriculum documents;
appropriations
Área(s) do CNPq: Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SILVA, Terezinha de Jesus Amaral da. A BNCC e a centralidade o currículo em competências: uma análise das apropriações dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 266 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5854
Data de defesa: 22-Nov-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEREZINHA_DE_JESUS_AMARAL_DA_SILVA.pdfTese de Doutorado2,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.