Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMATOS JÚNIOR, José de Ribamar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2663899479060748por
dc.contributor.advisor1MAIA, Ivana Márcia Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520994716359117por
dc.contributor.referee1SANTOS, Idalina Lourido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3239612657413587por
dc.contributor.referee2SILVA, Inêz Maria Leite da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6388318043492827por
dc.contributor.referee3FARIAS, Bruno Serviliano Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483482439913996por
dc.contributor.referee4MAIA, Ivana Márcia Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520994716359117por
dc.date.accessioned2025-02-03T17:09:10Z-
dc.date.issued2023-06-09-
dc.identifier.citationMATOS JÚNIOR, José de Ribamar. Metodologia ativa aplicada ao ensino de técnicas de ilustrações em cursos de Design. 2023. 178 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5850-
dc.description.resumoEste é um trabalho acadêmico sobre uma pesquisa realizada com estudantes de um curso técnico de Comunicação Visual do IFMA (Campus Monte Castelo), em São Luís, Maranhão. A pesquisa envolveu a implementação de uma abordagem educacional chamada metodologia ativa, mais especificamente, Aprendizagem Baseada em Projetos.A pesquisa teve como foco a intersecção entre colagem artística e ilustração digital no contexto da ergonomia educacional. A pergunta principal da pesquisa era como a técnica de colagem poderia ser empregada como uma alternativa no ensino de técnicas de ilustração em cursos de design, e como essa metodologia ativa poderia contribuir para a aprendizagem, considerando a ergonomia na educação.Na primeira etapa, uma revisão bibliográfica sistemática integrativa foi realizada para obter informações sobre vários tópicos, incluindo colagem, montagem, fotografia, fotomontagem, criatividade, ilustração, imagem, imagem digital, ilustração digital e colagem digital. A segunda parte do trabalho consistiu na aplicação e avaliação de uma metodologia ativa, que é uma forma de ensino que coloca os alunos como os principais participantes no processo de aprendizagem. O professor age como mediador e orientador. Especificamente, os pesquisadores usaram a aprendizagem baseada em projetos, que confronta os alunos com situações interdisciplinares e incentiva a iniciativa e o trabalho em grupo.A pesquisa concluiu que a técnica de colagem foi altamente benéfica no processo de criação de ilustrações. Grande parte dos alunos já havia realizado atividades que envolviam colagem, mas nunca com o sentido gráfico ao qual foi direcionada neste estudo. A colagem ajudou na facilitação da construção de ideias ilustrativas com propósitos gráficos. Além disso, a maioria dos alunos sentiu-se segura e motivada ao utilizar a técnica de colagem. Mesmo assim, ainda havia uma preferência pelo uso de recursos computacionais para criar ilustrações.A pesquisa também ressaltou a importância de considerar a ergonomia na educação, por meio de avaliações ergonômicas para obter informações sobre posturas laborais e métodos de avaliações educacionais. Finalmente, os pesquisadores afirmam que a implementação da aprendizagem baseada em projetos foi um marco importante no curso de Comunicação Visual do IFMA, pois ajudou os alunos a desenvolverem suas habilidades de solucionar problemas de design.por
dc.description.abstractThis is an academic paper about a research conducted with students of a technical course of Visual Communication of IFMA (Campus Monte Castelo), in São Luís, Maranhão. The research involved the implementation of an educational approach called active methodology, more specifically, Project-Based Learning. The research focused on the intersection between artistic collage and digital illustration in the context of educational ergonomics. The main question of the research was how the collage technique could be employed as an alternative in the teaching of illustration techniques in design courses, and how this active methodology could contribute to learning, considering ergonomics in education. In the first stage, an integrative systematic literature review was performed to obtain information on various topics including collage, montage, photography, photomontage, creativity, illustration, image, digital image, digital illustration, and digital collage. The second part of the work consisted of the application and evaluation of an active methodology, which is a form of teaching that places students as the main participants in the learning process. The teacher acts as a mediator and advisor. Specifically, the researchers used project-based learning, which confronts students with interdisciplinary situations and encourages initiative and group work. The research concluded that the collage technique was highly beneficial in the process of creating illustrations. Most of the students had already performed activities that involved collage, but never with the graphic sense to which they were directed in this study. Collage helped in facilitating the construction of illustrative ideas for graphic purposes. In addition, most students felt safe and motivated when using the collage technique. Even so, there was still a preference for using digital resources to create illustrations. The research also highlighted the importance of considering ergonomics in education, through ergonomic assessments to obtain information about work postures and methods of educational assessments. Finally, the researchers state that the implementation of project-based learning was an important milestone in IFMA's Visual Communication course as it helped students develop their problem-solving skills in design.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-02-03T17:09:10Z No. of bitstreams: 1 José_de__Ribamar.pdf: 36048418 bytes, checksum: 0207bb8370b5215a9d1101610f9df1fb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-03T17:09:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 José_de__Ribamar.pdf: 36048418 bytes, checksum: 0207bb8370b5215a9d1101610f9df1fb (MD5) Previous issue date: 2023-06-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcolagem;por
dc.subjectdesenho à mão livre;por
dc.subjectcriatividade;por
dc.subjectilustração não-digital;por
dc.subjectilustração digital.por
dc.subjectcollage;eng
dc.subjectfree-hand drawing;eng
dc.subjectcreativity;eng
dc.subjectnon-digital illustration;eng
dc.subjectdigital illustration.eng
dc.subject.cnpqDesenho de Produtopor
dc.titleMetodologia ativa aplicada ao ensino de técnicas de ilustrações em cursos de Designpor
dc.title.alternativeActive methodology applied to teaching illustration techniques in Design courseseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José_de__Ribamar.pdfDissertação de Mestrado35,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.