Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJÚNIOR, Eudes Nascimento Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8219129152600516por
dc.contributor.advisor1SOUZA, Valeska Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9749585288939624por
dc.contributor.referee1SOUZA, Valeska Martins de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9749585288939624por
dc.contributor.referee2SILVA, João de Deus Mendes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3120123677696759por
dc.contributor.referee3TURIBUS, Sergio Noleto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9297720388843439por
dc.date.accessioned2025-01-31T12:43:29Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationJÚNIOR, Eudes Nascimento Silva. Avaliações SAEB e SEAMA: Uma análise estatística em Santana do Maranhão – MA. 2024. 58 f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024 .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5844-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma análise estatística detalhada sobre as proficiências médias em Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em Santana do Maranhão, utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB e do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão – SEAMA para avaliar o desempenho dos alunos entre 2005 e 2023. O foco recai especialmente no impacto da pandemia de COVID-19 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, comparando as proficiências médias antes e após o período pandêmico. A pesquisa identifica uma trajetória de crescimento das proficiências médias em Matemática até 2019, quando os alunos atingiram uma média de 249,3 pontos. Após o impacto da pandemia, os dados mostram uma oscilação: embora a média tenha caído em 2021 para 241,85 pontos, observa-se uma recuperação até 2023, com média de 256,83 pontos. Esse aumento sugere uma retomada do desenvolvimento educacional no município, embora o ritmo de progressão tenha sido afetado. A análise quantitativa desenvolvida revela tanto os desafios quanto as recuperações no aprendizado, com enfoque nos fatores que contribuíram para a interrupção do crescimento em 2021 e nas estratégias que permitiram a recuperação posterior. Assim, esta pesquisa contribui para o debate sobre a formação de professores e sua relação com o desempenho estudantil em avaliações em larga escala, oferecendo recomendações práticas para o aprimoramento das políticas públicas educacionais no município de Santana do Maranhão – MA.por
dc.description.abstractThis dissertation presents a detailed statistical analysis of the average mathematics proficiency levels of middle school students in Santana do Maranhão, using data from the Basic Education Evaluation System – SAEB) and the Maranhão State Evaluation System – SEAMA to assess student performance from 2005 to 2023. The focus is particularly on the impact of the COVID-19 pandemic on the Basic Education Development Index – IDEB, comparing average proficiencies before and after the pandemic period. The research identifies a trajectory of growth in average mathematics proficiency until 2019, when students achieved an average score of 249.3 points. Following the pandemic’s impact, the data reveal fluctuations: although the average dropped to 241.85 points in 2021, a recovery was observed by 2023, with an average of 256.83 points. This increase suggests a resumption of educational development in the municipality, though the pace of progression was affected. The quantitative analysis highlights both the challenges and recoveries in learning, focusing on factors contributing to the interruption in growth in 2021 and the strategies that enabled subsequent recovery. This research contributes to the debate on teacher training and its relationship with student performance in large-scale assessments, offering practical recommendations for improving public education policies in Santana do Maranhão – MA.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-01-31T12:43:29Z No. of bitstreams: 1 EUDESNASCIMENTOSILVAJÚNIOR.pdf: 1182950 bytes, checksum: 9fd18acccbadefcef1c1c564b5831c34 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-31T12:43:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EUDESNASCIMENTOSILVAJÚNIOR.pdf: 1182950 bytes, checksum: 9fd18acccbadefcef1c1c564b5831c34 (MD5) Previous issue date: 2024-12-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanálise estatística;por
dc.subjectavaliações externas;por
dc.subjectSAEB;por
dc.subjectSEAMA;por
dc.subjectIDEB;por
dc.subjectstatistical analysis;eng
dc.subjectexternal assessments;eng
dc.subjectSAEB;eng
dc.subjectSEAMA;eng
dc.subjectIDEB;eng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleAvaliações SAEB e SEAMA: Uma análise estatística em Santana do Maranhão – MApor
dc.title.alternativeSAEB and SEAMA assessments: A statistical analysis in Santana do Maranhão – MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EUDESNASCIMENTOSILVAJÚNIOR.pdfDissertação de Mestrado1,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.