Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5841
Tipo do documento: Tese
Título: Uma história nacional ou desde a província? Varnhagen, Lisboa e as tensões da escrita histórica no Império do Brasil
Título(s) alternativo(s): A national or provincial history? Varnhagen, Lisbon and the extensions of historical writing in the Brazilian Empire
Autor: SÁ , Ana Priscila de Sousa 
Primeiro orientador: SANTOS, Lyndon de Araujo
Primeiro membro da banca: SANTOS, Lyndon de Araújo
Segundo membro da banca: CEZAR, Temístocles
Terceiro membro da banca: BARROS, José D’Assunção
Quarto membro da banca: ARAUJO, Valdei Lopes de
Quinto membro da banca: TURIN, Rodrigo
Resumo: A pesquisa visa a investigar as formas da escrita da história no Brasil oitocentista a partir das obras historiográficas de Francisco Adolfo de Varnhagen e João Francisco Lisboa. No contexto de meados do século XIX, assistiu-se ao processo de sistematização da pesquisa histórica e profissionalização do ofício de historiador no Brasil, sobretudo a partir do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), que desde sua criação em 1838 buscou centralizar o conhecimento a respeito das províncias para a consecução da história geral da nação, fazendo a integração das partes ao todo. Todavia, esse rasgo centralista não desencorajava a produção de histórias desde as províncias. O projeto de Varnhagen era escrever uma história geral que valorizasse a unidade da nação, privilegiando o centro em detrimento das regiões; já Lisboa intencionou produzir uma história que servisse para reorientar a política e a sociedade do Maranhão, colaborando para a construção de um passado para esta província, fixando uma origem no tempo e articulando esse passado ao tempo da nação. Ambos escreveram num momento de (re)definição do estatuto da história e seus trabalhos auxiliam na compreensão da variedade da historiografia brasileira oitocentista ao representarem dois regimes de autonomia intelectual relacionados a modos diferentes de produção do discurso histórico.
Abstract: La investigación tiene como objetivo investigar las formas de escribir la historia en el Brasil del siglo XIX a partir de las obras historiográficas de Francisco Adolfo de Varnhagen y João Francisco Lisboa. En el contexto de mediados del siglo XIX, asistimos al proceso de sistematización de la investigación histórica y de profesionalización de la profesión de historiador en Brasil, especialmente a partir del Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), que desde su creación en 1838 buscó centralizar el conocimiento. respecto de las provincias para lograr la historia general de la nación, integrando las partes en el todo. Sin embargo, este aspecto centralista no desincentivó la producción de relatos provincianos. El proyecto de Varnhagen era escribir una historia general que valorara la unidad de la nación, privilegiando el centro en detrimento de las regiones; Lisboa, por otro lado, pretendía producir una historia que sirviera para reorientar la política y la sociedad de Maranhão, contribuyendo a la construcción de un pasado para esta provincia, estableciendo un origen en el tiempo y articulando este pasado con el tiempo de la nación. Ambos escribieron en un momento de (re)definición del estatus de la historia y sus obras ayudan a comprender la variedad de la historiografía brasileña del siglo XIX al representar dos regímenes de autonomía intelectual relacionados con diferentes modos de producción del discurso histórico.
Palavras-chave: Francisco Adolfo de Varnhagen;
João Francisco Lisboa;
Escrita da história;
Império do Brasil;
Francisco Adolfo de Varnhagen;
João Francisco Lisboa;
Escritura de historia;
Imperio de Brasil.
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH
Citação: SÁ , Ana Priscila de Sousa. Uma história nacional ou desde a província? Varnhagen, Lisboa e as tensões da escrita histórica no Império do Brasil. 2024. 242 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5841
Data de defesa: 6-Nov-2024
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA_PRISCILA_DE_SOUSA.pdfTese de Doutorado1,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.