Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Ingrid Barbosa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485986303487913por
dc.contributor.advisor1ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485986303487913por
dc.contributor.referee1ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078796781691951por
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Luciana Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078796781691951por
dc.contributor.referee3EL KADRI, Michele Salles-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0616673725766329por
dc.contributor.referee4BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee5FARIA, Maria da Graça dos Santos-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255188189054410por
dc.date.accessioned2025-01-29T17:36:30Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.citationCOSTA, Ingrid Barbosa da. Content and language integrated learning – Clil and storytelling instructions: proposta de sequência didática para processo de biletramento (português – inglês) no ensino fundamental anos iniciais do IEMA integral bilíngue. 2024. 189 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5838-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo investigar o processo de bilinguismo e de biletramento sob a perspectiva Content and Language Integrated Learning – CLIL, a partir da revisão de pressupostos teóricos que fundamentam o bilinguismo e a educação bilíngue, com vistas a confecção de um e-book com uma sequência didática de caráter prático, baseada na abordagem CLIL, com ênfase na interdisciplinaridade e culminância em storytelling, para a execução do currículo integrado no Ensino Fundamental I de escolas da rede pública e/ou privada. A pesquisa se faz necessária devido à escassez de contribuições na literatura acadêmica e mesmo de experiências de escolas públicas bilíngues de Ensino Fundamental I em âmbito nacional. Acrescenta-se a isto, a dificuldade apresentada pelos professores da instituição onde a pesquisa foi realizada de trabalhar com um currículo integrado, tanto com os componentes curriculares ministrados em língua inglesa, quanto os ministrados na língua de maior familiaridade. Como fundamentação teórica nos baseamos nos pressupostos teóricos de Coyle, Hood e Marsh (2010) sobre CLIL, nas ideias de Megale (2012, 2016, 2018, 2019, 2020), García (2009) e García e Wei (2014) sobre bilinguismo e ensino bilíngue, de Soares (2020) e Dias (2019, 2020) sobre letramento e biletramento, bem como Ellis e Brewster (2014) no que se refere à storytelling. Mediante o exposto, no que tange à metodologia da investigação, realizamos uma pesquisa que se classifica quanto ao seu objetivo como bibliográfica e documental com o propósito de fundamentar o estudo, buscando compreender os fenômenos observados in loco durante os momentos de planejamento e realização das atividades propostas; entrevistas com professores e registro das atividades dos estudantes. Do ponto de vista da abordagem, optou-se pela qualitativa, que fornece dados mais detalhados sobre a rotina de tempo integral, o período de adaptação das crianças, o acolhimento e eventuais problemas que possam ser detectados. Como participantes dessa pesquisa, optou-se por alunos do 1o ano do Ensino Fundamental, considerando a fase inicial do letramento/biletramento. Como resultados das consultas documentais, das observações de aula e das entrevistas com docentes, identificou-se a necessidade de estratégias que integrem conteúdos de diferentes disciplinas e que mantenham o interesse dos aprendentes. Assim, o trabalho busca contribuir para práticas educacionais bilíngues mais significativos, favorecendo tanto a fluência verbal quanto as habilidades de leitura e escrita em duas línguas de forma integrada.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the processes of bilingualism and biliteracy from the perspective of Content and Language Integrated Learning (CLIL). It includes a review of the theoretical assumptions that underpin bilingualism and bilingual education, with the goal of creating an e-book featuring a practical didactic sequence based on the CLIL approach, emphasizing interdisciplinarity and culminating in storytelling for the implementation of an integrated curriculum in Elementary School I in public and/or private schools. The research is necessary due to the scarcity of contributions in the academic literature and the lack of experiences in public bilingual Elementary Schools at the national level. Additionally, there are challenges faced by teachers at the institution where the research was conducted regarding the integration of a curriculum that includes both components taught in English and those taught in their primary language. The theoretical foundation is based on the assumptions of Coyle, Hood, and Marsh (2010) regarding CLIL, as well as ideas from Megale (2012, 2018, 2019, 2020), García (2009), García and Wei (2014) concerning bilingualism and bilingual education, and from Soares (2020), Dias (2019, 2020) regarding literacy and biliteracy, as well as Ellis and Brewster (2014) in relation to storytelling. Methodologically, the research is classified as bibliographic and documentary in order to support the study, aiming to understand the phenomena observed during planning and implementation of the proposed activities; it includes interviews with teachers and documentation of student activities. A qualitative approach was chosen, as it provides more detailed data about the full-time routine, the adaptation period for children, the reception process, and any issues that may arise. The participants in this research are first-year Elementary School students, given their initial stage of literacy/biliteracy. As a result of the documentary consultations, classroom observations, and teacher interviews, the need for strategies that integrate content from different subjects while maintaining student engagement was identified. Thus, this work seeks to contribute to more effective bilingual educational practices, enhancing both verbal fluency and reading and writing skills in two languages in an integrated manner.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-01-29T17:36:30Z No. of bitstreams: 1 INGRIDBARBOSADACOSTA.pdf: 24870939 bytes, checksum: e22eeadf6fe722049b6853272b9ed11c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-29T17:36:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 INGRIDBARBOSADACOSTA.pdf: 24870939 bytes, checksum: e22eeadf6fe722049b6853272b9ed11c (MD5) Previous issue date: 2024-11-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectbiliguismo;por
dc.subjectbiletramento;por
dc.subjectcurrículo integrado;por
dc.subjectContent and Language Integrated Learning– CLIL;por
dc.subjectstorytelling.por
dc.subjectbilingualism;eng
dc.subjectbiliteracy;eng
dc.subjectintegrated curriculum;eng
dc.subjectContent and Language Integrated Learning – CLIL;eng
dc.subjectstorytelling.eng
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleContent and language integrated learning – Clil and storytelling instructions: proposta de sequência didática para processo de biletramento (português – inglês) no ensino fundamental anos iniciais do IEMA integral bilínguepor
dc.title.alternativeContent and language integrated learning – Clil and storytelling instructions: proposal for a didactic sequence for the biliteracy process (Portuguese – English) in primary education in the initial years of the bilingual integral IEMAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INGRIDBARBOSADACOSTA.pdfDissertação de Mestrado24,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.