Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5838
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Content and language integrated learning – Clil and storytelling instructions: proposta de sequência didática para processo de biletramento (português – inglês) no ensino fundamental anos iniciais do IEMA integral bilíngue |
Título(s) alternativo(s): | Content and language integrated learning – Clil and storytelling instructions: proposal for a didactic sequence for the biliteracy process (Portuguese – English) in primary education in the initial years of the bilingual integral IEMA |
Autor: | COSTA, Ingrid Barbosa da ![]() |
Primeiro orientador: | ARANHA, Marize Barros Rocha |
Primeiro membro da banca: | ARANHA, Marize Barros Rocha |
Segundo membro da banca: | CAVALCANTE, Luciana Rocha |
Terceiro membro da banca: | EL KADRI, Michele Salles |
Quarto membro da banca: | BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista |
Quinto membro da banca: | FARIA, Maria da Graça dos Santos |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de bilinguismo e de biletramento sob a perspectiva Content and Language Integrated Learning – CLIL, a partir da revisão de pressupostos teóricos que fundamentam o bilinguismo e a educação bilíngue, com vistas a confecção de um e-book com uma sequência didática de caráter prático, baseada na abordagem CLIL, com ênfase na interdisciplinaridade e culminância em storytelling, para a execução do currículo integrado no Ensino Fundamental I de escolas da rede pública e/ou privada. A pesquisa se faz necessária devido à escassez de contribuições na literatura acadêmica e mesmo de experiências de escolas públicas bilíngues de Ensino Fundamental I em âmbito nacional. Acrescenta-se a isto, a dificuldade apresentada pelos professores da instituição onde a pesquisa foi realizada de trabalhar com um currículo integrado, tanto com os componentes curriculares ministrados em língua inglesa, quanto os ministrados na língua de maior familiaridade. Como fundamentação teórica nos baseamos nos pressupostos teóricos de Coyle, Hood e Marsh (2010) sobre CLIL, nas ideias de Megale (2012, 2016, 2018, 2019, 2020), García (2009) e García e Wei (2014) sobre bilinguismo e ensino bilíngue, de Soares (2020) e Dias (2019, 2020) sobre letramento e biletramento, bem como Ellis e Brewster (2014) no que se refere à storytelling. Mediante o exposto, no que tange à metodologia da investigação, realizamos uma pesquisa que se classifica quanto ao seu objetivo como bibliográfica e documental com o propósito de fundamentar o estudo, buscando compreender os fenômenos observados in loco durante os momentos de planejamento e realização das atividades propostas; entrevistas com professores e registro das atividades dos estudantes. Do ponto de vista da abordagem, optou-se pela qualitativa, que fornece dados mais detalhados sobre a rotina de tempo integral, o período de adaptação das crianças, o acolhimento e eventuais problemas que possam ser detectados. Como participantes dessa pesquisa, optou-se por alunos do 1o ano do Ensino Fundamental, considerando a fase inicial do letramento/biletramento. Como resultados das consultas documentais, das observações de aula e das entrevistas com docentes, identificou-se a necessidade de estratégias que integrem conteúdos de diferentes disciplinas e que mantenham o interesse dos aprendentes. Assim, o trabalho busca contribuir para práticas educacionais bilíngues mais significativos, favorecendo tanto a fluência verbal quanto as habilidades de leitura e escrita em duas línguas de forma integrada. |
Abstract: | This dissertation aims to investigate the processes of bilingualism and biliteracy from the perspective of Content and Language Integrated Learning (CLIL). It includes a review of the theoretical assumptions that underpin bilingualism and bilingual education, with the goal of creating an e-book featuring a practical didactic sequence based on the CLIL approach, emphasizing interdisciplinarity and culminating in storytelling for the implementation of an integrated curriculum in Elementary School I in public and/or private schools. The research is necessary due to the scarcity of contributions in the academic literature and the lack of experiences in public bilingual Elementary Schools at the national level. Additionally, there are challenges faced by teachers at the institution where the research was conducted regarding the integration of a curriculum that includes both components taught in English and those taught in their primary language. The theoretical foundation is based on the assumptions of Coyle, Hood, and Marsh (2010) regarding CLIL, as well as ideas from Megale (2012, 2018, 2019, 2020), García (2009), García and Wei (2014) concerning bilingualism and bilingual education, and from Soares (2020), Dias (2019, 2020) regarding literacy and biliteracy, as well as Ellis and Brewster (2014) in relation to storytelling. Methodologically, the research is classified as bibliographic and documentary in order to support the study, aiming to understand the phenomena observed during planning and implementation of the proposed activities; it includes interviews with teachers and documentation of student activities. A qualitative approach was chosen, as it provides more detailed data about the full-time routine, the adaptation period for children, the reception process, and any issues that may arise. The participants in this research are first-year Elementary School students, given their initial stage of literacy/biliteracy. As a result of the documentary consultations, classroom observations, and teacher interviews, the need for strategies that integrate content from different subjects while maintaining student engagement was identified. Thus, this work seeks to contribute to more effective bilingual educational practices, enhancing both verbal fluency and reading and writing skills in two languages in an integrated manner. |
Palavras-chave: | biliguismo; biletramento; currículo integrado; Content and Language Integrated Learning– CLIL; storytelling. bilingualism; biliteracy; integrated curriculum; Content and Language Integrated Learning – CLIL; storytelling. |
Área(s) do CNPq: | Currículo Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | COSTA, Ingrid Barbosa da. Content and language integrated learning – Clil and storytelling instructions: proposta de sequência didática para processo de biletramento (português – inglês) no ensino fundamental anos iniciais do IEMA integral bilíngue. 2024. 189 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5838 |
Data de defesa: | 4-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INGRIDBARBOSADACOSTA.pdf | Dissertação de Mestrado | 24,29 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.