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Tipo do documento: Dissertação
Título: As brincadeiras e os brinquedos de crianças, tem gênero? representações sociais das professoras da Creche Escola Elza Maria Rodrigues da Silva
Título(s) alternativo(s): Do children's games and toys have a gender? social representations of teachers at Creche Escola Elza Maria Rodrigues da Silva
Autor: PINHEIRO, Delza Cristina 
Primeiro orientador: AMORIM, Elisangela Santos
Primeiro membro da banca: AMORIM, Elisângela Santos de
Segundo membro da banca: MARTINS, Marilda da Conceição
Terceiro membro da banca: SILVA, Jackson Ronie Sá da
Quarto membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Quinto membro da banca: SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da
Resumo: Esta pesquisa insere-se no âmbito de um mestrado profissional, no Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão UFMA. Desenvolve-se a partir da seguinte questão problematizadora: Como as representações sociais sobre gênero das professoras influenciam nas escolhas das brincadeiras e dos brinquedos das crianças da educação infantil da creche Maria Elza Rodrigues da Silva? O estudo tem como objetivo geral investigar como as representações sociais sobre gênero das professoras influenciam nas escolhas das brincadeiras e dos brinquedos das crianças da educação infantil da Creche Maria Elza Rodrigues da Silva, visando a construção coletiva de um Caderno do Brincar. Os objetivos específicos estão direcionados para perceber como se dá a brincadeira livre no ambiente da escola sem distinções de gênero, permitindo os atravessamentos das crianças nas fronteiras do brincar; descrever e analisar como meninas e meninos participam das brincadeiras e que papéis desempenham usando a imaginação e a ludicidade para compor sua identidade; analisar os conhecimentos que as professoras demonstram sobre as questões de gênero na primeira infância; construir um produto educacional (Caderno do Brincar) para a superação das desigualdades quanto ao gênero entre as crianças da primeira infância nos espaços coletivos das instituições educacionais, a fim de minimizar os impactos ocasionados por manifestações de preconceitos, ideias sexistas e diferenciações de gênero. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa é de natureza qualitativa, enquadrada como um estudo de caso. Adotou como técnicas de coleta de dados a observação não participante e, como instrumento de pesquisa, entrevistas semiestruturadas. A pesquisa apresenta como produto educacional o Caderno do Brincar, o qual consiste em um guia de orientações didático-pedagógicas, que servirá de instrumento para nortear as professoras em suas práticas, na perspectiva de construir uma Educação para a Igualdade de Gênero. Com a produção de conhecimentos resultadante desta pesquisa, esperamos contribuir para que os espaços de educação de crianças sejam locais onde meninas e meninos recebam não só cuidados, mas tenham possibilidades de socialização, a partir de uma educação plural, para que sejam protagonistas no combate ao preconceito e à discriminação, visando à superação de desigualdades entre mulheres e homens.
Abstract: This research is part of a professional master's degree, in the Graduate Program in Basic Education Teaching Management, at the Federal University of Maranhão UFMA. It is developed from the following problematizing question: How do the social representations of gender of teachers influence the choices of games and toys of children in early childhood education at the Maria Elza Rodrigues da Silva daycare center? The general objective of this study is to investigate how the teachers' social representations of gender influence the choices of games and toys of the children of the early childhood education of the Maria Elza Rodrigues da Silva Nursery, aiming at the collective construction of a Play Notebook. The specific objectives are aimed at understanding how free play takes place in the school environment without gender distinctions, allowing children to cross the boundaries of play; describe and analyze how girls and boys participate in play and what roles they play, using imagination and playfulness to compose their identity; analyze the knowledge that teachers demonstrate about gender issues in early childhood; build an educational product (Caderno do Brincar) to overcome gender inequalities among children in early childhood in the collective spaces of educational institutions, in order to minimize the impacts caused by manifestations of prejudice, sexist ideas and gender differentiations. The methodology for the development of the research is qualitative in nature, framed as a case study, adopted as data collection techniques the non participant observation and semi-structured interviews as a research instrument. The research presents as an educational product the Caderno do Brincar, which consists of a guide of didactic-pedagogical guidelines, which will serve as an instrument to guide teachers in their practices, in the perspective of building an Education for Gender Equality. With the production of knowledge resulting from this research, we hope to contribute so that children's education spaces are places where girls and boys receive not only care, but also have possibilities of socialization, from a plural education so that they are protagonists in the fight against prejudice, discrimination to overcome inequalities between women and men.
Palavras-chave: gênero;
brincar;
representações sociais;
educação Infantil.
gender;
play;
social representations;
early childhood education
Área(s) do CNPq: Educação Pré-Escolar
Sociologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: PINHEIRO, Delza Cristina. As brincadeiras e os brinquedos de crianças, tem gênero? representações sociais das professoras da Creche Escola Elza Maria Rodrigues da Silva. 2023. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5833
Data de defesa: 18-Dez-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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