Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5832
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições da lei n° 13.185/2015 para a prevenção do bullying: um estudo no Centro de Ensino Professor Antenor Bogéa em Matões do Norte - MA
Título(s) alternativo(s): Contributions of law no. 13,185/2015 to the prevention of bullying: a study at the Professor Antenor Bogéa Teaching Center in Matões do Norte - MA
Autor: SILVA, Vânia Pimentel 
Primeiro orientador: GALVE, Fernanda Rodrigues
Primeiro membro da banca: GALVE, Fernanda Rodrigues
Segundo membro da banca: ROCHA, Maira Tereza Gonçalves
Terceiro membro da banca: PEREIRA JUNIOR, Jurandir Eduardo
Quarto membro da banca: SILVEIRA, Francisca Morais da
Quinto membro da banca: SANTOS, Thiago Lima dos
Resumo: Esta pesquisa verificou como promover a partir do ensino de Arte e Sociologia ações preventivas à prática do bullying, considerando a Lei no 13.185/2015, para elaboração de um Caderno de Orientações Pedagógicas com orientações didáticas para os professores do Centro de Ensino Professor Antenor Bogéa no município de Matões do Norte - MA. Para atingir tal objetivo analisamos o Documento Curricular do Território Maranhense (2022), o Projeto Político Pedagógico (2022), planos anuais de conteúdos de Arte e Sociologia (2023), Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte (2000), a Base Nacional Curricular Comum (2017), a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional de n°9393/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2018), com o intuito de assegurar ações para a prevenção de situações de bullying nessa escola. A construção desse texto dissertativo inicia discorrendo sobre as legislações federais, estaduais e municipais que tratam e amparam o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo território brasileiro. Na sequência, destacou a composição do currículo de Arte, a partir do referencial baseado em Subtil (2012), Barbosa (2010; 2014; 2017), Gabriel; Martins (2020), Richter, (2012), enquanto ao currículo de Sociologia considerou-se os pesquisadores Machado (1987), Wieczorkievicz (2022), Caregnato; Cordeiro (2014), Jinkings (2007), Sarandy (2004), Lahire (2014), para aferir a importância, a contribuição e como se desenvolve no Centro de Ensino Professor Antenor Bogéa, na perspectiva de apresentar estratégias pedagógicas curriculares para a prevenção do bullying. Em continuidade, o texto a pesquisa no Centro de Ensino Professor Antenor Bogéa apresentando a caracterização da escola, o caminho metodológico, a análise e interpretação dos dados e o Produto Educacional. Quantos aos instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas estruturadas, observações, pesquisa documental e questionários. Para análise e interpretação dos dados optamos pela representação gráfica, a partir da construção de quadros e gráficos. Neste processo da pesquisa, recorreu-se principalmente aos estudos de Fante (2005), Sousa (2021), Silva (2010), Caputi e Silva (2020), Pereira (2020), Alkimin e Nascimento (2010), Tessaro e Trevisol (2020), Minayo (2001), Gil (2011), Damiani (2012), Triviños (2006), Gressler (2003), dentre outros.
Abstract: This research verified how to promote, from the teaching of Art and Sociology, preventive actions against the practice of bullying, considering Law no 13,185/2015, to prepare a Pedagogical Guidelines Booklet with didactic guidelines for teachers at the Professor Antenor Bogéa Teaching Center in municipality of Matões do Norte - MA. To achieve this objective, we analyzed the Maranhense Territory Curriculum Document (2022), the pedagogical political project (2022), annual content plans for Art and Sociology (2023), National Curricular Parameters – Art (2000), the Common National Curricular Base ( 2017), the National Education Guidelines and Base Law of No. 9393/96, the National Curricular Guidelines for Basic Education (2018), with the aim of ensuring actions to prevent bullying situations in this school. The construction of this dissertation text begins by discussing the federal, state and municipal legislation that addresses and supports the Program to Combat Systematic Intimidation (Bullying) throughout Brazilian territory. Next, he highlighted the composition of the Art curriculum, based on the framework based on Subtil (2012), Barbosa (2010; 2014; 2017), Gabriel; Martins (2020), Richter, (2012), while the Sociology curriculum was considered by researchers Machado (1987), Wieczorkievicz (2022), Caregnato; Cordeiro (2014), Jinkings (2007), Sarandy (2004), Lahire (2014), to assess the importance, contribution and how it develops at the Professor Antenor Bogéa Teaching Center, with a view to presenting curricular pedagogical strategies for the prevention of bullying. The data collection instruments were structured interviews, observations, documentary research and questionnaires. For data analysis and interpretation, we opted for graphical representation, based on the construction of tables and graphs. In this research process, we mainly used the studies of Fante (2005), Sousa (2021), Silva (2010), Caputi and Silva (2020), Pereira (2020), Alkimin and Nascimento (2010), Tessaro and Trevisol ( 2020), Minayo (2001), Gil (2011), Damiani (2012), Triviños (2006), Gressler (2003), among others.
Palavras-chave: bullying;
prevenção;
arte;
sociologia;
professores.
bullying;
prevention;
art;
sociology;
teachers.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SILVA, Vânia Pimentel. Contribuições da lei n° 13.185/2015 para a prevenção do bullying: um estudo no Centro de Ensino Professor Antenor Bogéa em Matões do Norte - MA. 2024. 146 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5832
Data de defesa: 15-Mai-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VÂNIAPIMENTELSILVA.pdfDissertação de Mestrado12,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.