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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mulher, engenheira e professora: trajetórias de mulheres docentes das engenharias na Universidade Estadual do Maranhão/Campus Paulo VI
Título(s) alternativo(s): Woman, engineer and teacher: trajectories of women engineering teachers at the State University of Maranhão/Campus Paulo VI
Autor: LIMA, Letícia Silva 
Primeiro orientador: NUNES, Iran de Maria Leitão
Primeiro membro da banca: NUNES, Iran de Maria Leitão
Segundo membro da banca: SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da
Terceiro membro da banca: SALLES, Kátia Simone Teixeira da Silva de La
Quarto membro da banca: FRAZÃO, Maria das Dores Cardoso
Resumo: O percurso para a educação feminina foi irreversível ao longo da história. As mulheres, outrora vistas como seres inaptos, hoje ocupam campos externos e públicos, podendo exercer cargos de poder, liderar pesquisas científicas e sendo finalmente legitimadas como detentoras de capacidades e saberes. Nesse sentido, considerando essa ocupação em todos os espaços sociais e a crescente inserção de mulheres em lugares tradicionalmente ocupados por homens, destaca-se que o estudo proposto tem como problema a seguinte questão: quais são as implicações das relações de gênero na presença de mulheres professoras nos espaços acadêmicos dos cursos de exatas? Para responder a essa questão, o objetivo deste estudo é analisar as implicações das relações de gênero e da divisão sexual do trabalho nas trajetórias profissionais de mulheres professoras, a partir de seu ingresso na docência dos cursos de graduação em Engenharia da Universidade Estadual do Maranhão. Como participantes, destacamos cinco professoras atualmente efetivas dos departamentos de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Maranhão, que se adequam aos critérios de inclusão escolhidos para comporem a pesquisa. A análise dos conteúdos, conforme Bardin (2011), revela os achados da pesquisa: de cinco professoras, apenas duas reconheceram que a existência feminina moldou seus percursos acadêmicos e profissionais em um ambiente majoritariamente masculinizado, caracterizando parcial ausência crítica do corpo docente feminino sobre os reflexos do gênero na trajetória de mulheres na atualidade. Destaca-se a necessidade de mais estudos que abordem a trajetória das mulheres que atualmente ocupam lugares de poder nas universidades, a fim de dar visibilidade a seus trabalhos e existências.
Abstract: The path to women's education has been irreversible throughout history. Women, once seen as unfit beings, now occupy external and public fields, being able to hold positions of power, lead scientific research, and finally being legitimized as holders of capacities and knowledge. In this sense, considering this occupation in all social spaces and the increasing insertion of women in places traditionally occupied by men, it is highlighted that the proposed study has the following problem: what are the implications of gender relations on the presence of female professors in academic spaces of exact sciences courses? To answer this question, the aim of this study is to analyze the implications of gender relations and the sexual division of labor in the professional trajectories of female professors, from their entry into teaching in undergraduate engineering courses at the State University of Maranhão. As participants, we highlight five current tenured professors from the Science and Technology departments of the State University of Maranhão, who meet the inclusion criteria chosen for the research. The content analysis, according to Bardin (2011), reveals the research findings: out of five professors, only two recognized that female existence shaped their academic and professional paths in a mostly masculine environment, characterizing a partial lack of criticism on the part of the female faculty regarding the effects of gender on the trajectory of women today. Here It is highlighted the need for more studies addressing the trajectory of women who currently occupy positions of power in universities, in order to give visibility to their work and existences.
Palavras-chave: mulher;
docência;
ciências exatas;
trajetória.
women;
teaching;
exact sciences;
trajectory.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: LIMA, Letícia Silva. Mulher, engenheira e professora: trajetórias de mulheres docentes das engenharias na Universidade Estadual do Maranhão/Campus Paulo VI. 2024. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5830
Data de defesa: 18-Jul-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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