Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARROS, João de Deus Souza de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5055331753453191por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Cacio José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1928500395861445por
dc.contributor.referee1FERREIRA, Cacio José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1928500395861445por
dc.contributor.referee2SANDANELLO, Franco Baptista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 3600443618417764por
dc.contributor.referee3GOMES, Francisco Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 4053992651415282por
dc.date.accessioned2025-01-16T14:01:15Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.citationBARROS, João de Deus Souza de. A estrela e o anjo: convergências do sagrado em Manuel Bandeira. 2024. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5806-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo encontrar as convergências do sagrado na poética do poeta modernista Manuel Bandeira. Desse modo, demonstrar que o poeta faz um percurso dentro de sua poesia, que o leva de um polo a outro dentro do mesmo tema. O sagrado em movimento e esse movimento tem a ver com a vida do poeta, que também percorre vários caminhos, ligados à poesia e à inspiração poética. Manuel Bandeira foi o poeta que deu a cara ao movimento modernista no Brasil, pois suas obras, a partir de 1919, com Carnaval, seu segundo livro, passaram a ter uma linguagem que condizia com o que os pioneiros do modernismo procuravam. Uma poesia livre de amarras e de formas estabelecidas pela tradição. Esse fato levou o poeta a ser chamado de o “São João Batista”, i.e., o precursor, aquele que anunciou o que viria a ser a escola literária de Oswald e Mário de Andrade. Para alcançarmos as respostas que procuramos, investigaremos, na obra poética de Manuel Bandeira, sua poesia completa, os poemas que demonstram esse pendor do poeta ao sagrado, às coisas de Deus e da religião, além do que se liga ao sagrado como mito e mistificação. Também, escritores que tratam do tema do sagrado e de sua manifestação no mundo, físico e das ideias, como Mircea Eliade, Rudolf Otto e Julien Ries; e todos quanto se enquadrem no perfil e que se nos aparecerem durante essa investigação criteriosa. A prosa de Manuel Bandeira também será investigada, sua autobiografia (poética) e obra em prosa mais reconhecida, Itinerário de Pasárgada; e as crônicas, tratados poéticos, cartas e o que for possível de encontrar. A pesquisa se justifica na medida em que analisa o caminho feito por Manuel Bandeira numa prerrogativa singular, em busca do sagrado e suas convergências. O objetivo deste trabalho é compreender esse percurso, essa busca e essa ligação com o incognoscível, com o que não se pode conceber facilmente. Temos como hipótese a ideia de que o poeta, por fazer parte de uma tradição, leva essa prerrogativa para dentro de sua poesia e transforma todo um conjunto de crenças em matéria poética. Manuel Bandeira é um poeta ligado ao povo, sua condição poética tem muito a ver com o que ele entende por relacionamento da arte com a vida, é o que ele faz, ele trasnforma o pouco em muito, o insignificante em poesia.por
dc.description.abstractThe present research aims to find the convergences of the sacred in the poetics of the modernist poet Manuel Bandeira. In this way, demonstrating that the poet makes a journey within his poetry, which takes him from one pole to another within the same theme. The sacred in movement and this movement has to do with the life of the poet, who also follows several paths, linked to poetry and poetic inspiration. Manuel Bandeira was the poet who gave face to the modernist movement in Brazil, as his works, from 1919 onwards, with Carnaval, his second book, began to have a language that matched what the pioneers of modernism were looking for. A poetry free from constraints and forms established by tradition. This fact led the poet to be called “Saint John the Baptist”, i.e., the precursor, the one who announced what would become the literary school of Oswald and Mário de Andrade. To reach the answers we are looking for, we will investigate the poetic work of Manuel Bandeira, his complete poetry, the poems that demonstrate the poet's penchant for the sacred, for the things of God and religion, in addition to what is linked to the sacred as myth and mystification. Also, writers who deal with the theme of the sacred and its manifestation in the world, physical and ideas, such as Mircea Eliade, Rudolf Otto and Julien Ries; and everyone who fits the profile and who appears to us during this careful investigation. Manuel Bandeira's prose will also be investigated, his autobiography and most recognized prose work, Itinerário de Pasárgada; and the chronicles, letters and whatever else is possible to find. The research is justified in that it analyzes the path taken by Manuel Bandeira in a singular prerogative in search of the sacred and its convergences. The objective of this work is to understand this journey, this search and this connection with the unknowable, with what cannot be easily conceived. We hypothesize the idea that the poet, being part of a tradition, takes this prerogative into his poetry and transforms an entire set of beliefs into poetic matter. Manuel Bandeira is a poet linked to the people, his poetic condition has a lot to do with what he understands as the relationship between art and life, that's what he does, he transforms the little into a lot, the insignificant into poetry.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-01-16T14:01:15Z No. of bitstreams: 1 JOÃODEDEUSSOUZADEBARROS.pdf: 1237181 bytes, checksum: 019e3ae1486734c6be4f943a251b7733 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-16T14:01:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOÃODEDEUSSOUZADEBARROS.pdf: 1237181 bytes, checksum: 019e3ae1486734c6be4f943a251b7733 (MD5) Previous issue date: 2024-12-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConvergências do Sagrado;por
dc.subjectManuel Bandeira;por
dc.subjectpoesia;por
dc.subjectpoesia brasileira;por
dc.subjectEstrela da Vida Inteira.por
dc.subjectConvergences of the Sacred;eng
dc.subjectManuel Bandeira;eng
dc.subjectpoetry;eng
dc.subjectbrazilian poetry;eng
dc.subjectEstrela da Vida Inteira.eng
dc.subject.cnpqAnálise Lingüísticapor
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleA estrela e o anjo: convergências do sagrado em Manuel Bandeirapor
dc.title.alternativeThe star and the angel: convergences of the sacred in Manuel Bandeiraeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃODEDEUSSOUZADEBARROS.pdfDissertação de Mestrado1,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.