Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5804
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Que olhassem para o demônio que as havia possuído na forma de um gato": O discurso da igreja papal para a erradicação do catarismo no Languedoc do séc. XIII
Título(s) alternativo(s): “Let them look upon the demon that had possessed them in the form of a cat”: The papal church’s discourse for the eradication of Catharism in 13th-century Languedoc
Autor: MOREIRA, Cássia Luana de Freitas 
Primeiro orientador: ZIERER, Adriana Maria de Souza
Primeiro membro da banca: ZIERER, Adriana Maria de Souza
Segundo membro da banca: BACCEGA, Marcus Vinícius de Abreu
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Solange Pereira
Quarto membro da banca: PORTO, Thiago de Azevedo
Quinto membro da banca: OLIVEIRA, Maria Izabel
Resumo: Essa pesquisa objetiva analisar a performance de forças e interesses que culminaram na formação discursiva do imaginário Cátaro, no sul da França, entre os anos de 1209 a 1235, período em que se deu a Cruzada Albigense, e outros processos de intervenção da Igreja Papal na região, como a inquisição pastoral. Haja vista o contexto instável em que se deu tal formação, caracterizado por conflagrações políticas entre os agentes do Papado, a monarquia francesa e as forças locais da região do Languedoc, a metodologia utilizada pautou-se na análise do discurso foucaultiano, destacando a contribuição de Foucault (1970) no que diz respeito à articulação dentro da análise do discurso entre o saber e poder, somando a percepção do autor em como o discurso é capaz de provocar resultados não necessariamente repressivos, mas sim constituidores e/ou criadores da verdade. Esta pesquisa aponta que o condado de Toulouse foi marcado por conflitos internos e externos, que foram intensificados após a enorme adesão daquela região, incluindo da nobreza, à heresia cátara, conflito este que alcançou seu nível mais alto na cruzada realizada para erradicar a heresia. O fim do conflito armado se deu graças à assinatura do Tratado de Paris de 1229, com 22 cláusulas que condicionam a capitulação daquele conflito. Busca-se constatar, utilizando a perspectiva de Valentin Volóchinov (2018), especialmente de signo ideológico, em que o autor conjectura que o receptor compreende os mesmos da forma com que seu contexto histórico individual possibilita, estes signos endossados para caracterizar os dissidentes religiosos naquele contexto é fruto de uma ação coordenada pelo papado no Languedoc para combater a heresia, visto que há evidências que, mesmo após o término da cruzada, ainda existiam casos de heresia naquela região.
Abstract: This research aims to analyze the performance of forces and interests that culminated in the discursive formation of the Cathar imaginary in southern France between 1209 and 1235, a period in which the Albigensian Crusade and other processes of intervention by the Papal Church in the region, such as the pastoral inquisition, took place. Given the unstable context in which such formation took place, characterized by political conflicts between agents of the Papacy, the French monarchy and local forces in the Languedoc region, the methodology used was based on the analysis of Foucault's discourse, highlighting Foucault's (1970) contribution regarding the articulation within discourse analysis between knowledge and power, adding the author's perception of how discourse is capable of causing results that are not necessarily repressive, but rather constitutive and/or truth-creating. This research indicates that the county of Toulouse was marked by internal and external conflicts, which were intensified after the enormous support of that region, including the nobility, to the Cathar heresy, a conflict that reached its highest level in the crusade carried out to eradicate the heresy. The end of the armed conflict came about thanks to the signing of the Treaty of Paris in 1229, with 22 clauses that condition the capitulation of that conflict. The aim is to verify, using the perspective of Valentin Voloshinov (2018), especially that of ideological sign, where the author conjectures that the recipient understands them in the way that their individual historical context allows, these signs endorsed to characterize the religious dissidents in that context, are the result of a coordinated action by the papacy in Languedoc to combat heresy, since there is evidence that even after the end of the crusade there were still cases of heresy in that region.
Palavras-chave: Heresia cátara;
Igreja Romana;
Discurso;
Representação
Cathar Heresy;
Roman Church;
Discourse;
Representation
Área(s) do CNPq: História Antiga e Medieval
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH
Citação: MOREIRA, Cássia Luana de Freitas. “Que olhassem para o demônio que as havia possuído na forma de um gato": O discurso da igreja papal para a erradicação do catarismo no Languedoc do séc. XIII.. 2024. 146 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5804
Data de defesa: 19-Nov-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CÁSSIA LUANA DE FREITAS MOREIRA.pdfDissertação de Mestrado1,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.