Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Arleia Gomes de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0711266862657595por
dc.contributor.advisor1ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee1ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee2ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938411783822467por
dc.contributor.referee3PEDROSA, Eliane Maria Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2211939453989786por
dc.contributor.referee4SILVEIRA, Franscisca Morais da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0012238764045677por
dc.contributor.referee5CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.date.accessioned2025-01-09T12:15:13Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Arleia Gomes de Sousa. O coensino para a inclusão de estudantes com transtorno do desenvolvimento intelectual: intervenções colaborativas para a formação de professores no Centro de Ensino “Professor José do Nascimento Morais”. 2024. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5803-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar as ações relacionadas com o coensino, com o intuito de propor intervenções educacionais com professores em apoio à Educação Inclusiva dos estudantes com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), com vistas à construção de um E-book que possa auxiliar os professores do ensino regular de uma escola de Ensino Médio da rede estadual em São Luís – MA. Quanto aos aspectos metodológicos, classificam-se como de natureza aplicada, de acordo com a abordagem do problema, e caracterizada como qualitativa do tipo intervenção. O campo de investigação foi o Centro de Ensino “Professor José do Nascimento Morais”, uma escola estadual no bairro Vinhais, em São Luís – MA, e teve como participantes os professores do ensino regular, o professor da sala de recurso e a coordenação pedagógica. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontaram que 83% da amostra investigada tinham pouca vivência em Educação Inclusiva para estudantes com deficiência, apesar de 77,7% deles possuírem vasta experiência em sala de aula, no entento que não desenvolviam em suas práticas ações que vão ao encontro do estudante com TDI, e além disso, 40% da amostra estudada havia realizado formação continuada em educação inclusiva ou atividades de flexibilizações com estudantes com TDI. A partir dos principais achados da pesquisa e dos resultados, ficou evidente a necessidade de formação continuada para professores e coordenação pedagógica da referida escola, que resulte em práticas pedagógicas colaborativas e inclusivas, de modo a garantir novas possibilidades de aprendizagem aos estudantes com TDI, bem como proporcionar, aos educadores participantes, novas estratégias educacionais por meio do produto dessa pesquisa: Orientações Pedagógicas Sobre Coensino e as Flexibilizações Curriculares em Apoio à Inclusão de Estudantes com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the actions related to co-education, in order to propose educational interventions with teachers in support of the Inclusive Education of students with Intellectual Development Disorder (TDI), with a view to the construction of an E-book that can help the teachers of the regular education of a high school of the state network in São Luís – MA. As for the methodological aspects, they are classified as of an applied nature, according to the approach to the problem, and characterized as qualitative of the intervention type. The field of investigation was the Teaching Center "Professor José do Nascimento Morais", a state school in the Vinhais neighborhood, in São Luís – MA, and had as participants the teachers of regular education, the teacher of the appeal room and the pedagogical coordination. The instruments for data collection were questionnaires and semi-structured interviews. The collected data were analyzed according to the content analysis technique. The results obtained showed that 83% of the sample investigated had little experience in Inclusive Education for students with disabilities, although 77.7% of them had extensive experience in the classroom, but that they did not develop in their practices actions that meet the student with TDI, and in addition, 40% of the sample studied had carried out continuing education in inclusive education or flexibilization activities with students with TDI. From the main findings of the research and the results, it was evident the need for continuing education for teachers and pedagogical coordination of that school, which results in collaborative and inclusive pedagogical practices, in order to ensure new learning possibilities for students with TDI, as well as to provide, to participating educators, new educational strategies through the product of this research: Pedagogical Guidelines on Co-education and Curricular Flexibilizations in Support of the Inclusion of Students with Intellectual Development Disorder.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-01-09T12:15:13Z No. of bitstreams: 1 ARLEIAGOMESDESOUSARIBEIRO.pdf: 48990280 bytes, checksum: 38c857af0213fffd2aeb22843915c8ad (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-09T12:15:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARLEIAGOMESDESOUSARIBEIRO.pdf: 48990280 bytes, checksum: 38c857af0213fffd2aeb22843915c8ad (MD5) Previous issue date: 2024-06-20eng
dc.description.sponsorshipUFMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcoensino;por
dc.subjectTranstorno do Desenvolvimento Intelectual;por
dc.subjecteducação inclusiva;por
dc.subjectformação de professor.por
dc.subjectco-education;eng
dc.subjectDisorder of Intellectual Development;eng
dc.subjectinclusive education;eng
dc.subjectteacher training.eng
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.titleO coensino para a inclusão de estudantes com transtorno do desenvolvimento intelectual: intervenções colaborativas para a formação de professores no Centro de Ensino “Professor José do Nascimento Morais”por
dc.title.alternativeCo-teaching for the inclusion of students with intellectual development disorders: collaborative interventions for teacher training at the “Professor José do Nascimento Morais” Teaching Centereng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARLEIAGOMESDESOUSARIBEIRO.pdfDissertação de Mestrado47,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.