Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5803
Tipo do documento: Dissertação
Título: O coensino para a inclusão de estudantes com transtorno do desenvolvimento intelectual: intervenções colaborativas para a formação de professores no Centro de Ensino “Professor José do Nascimento Morais”
Título(s) alternativo(s): Co-teaching for the inclusion of students with intellectual development disorders: collaborative interventions for teacher training at the “Professor José do Nascimento Morais” Teaching Center
Autor: RIBEIRO, Arleia Gomes de Sousa 
Primeiro orientador: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Primeiro membro da banca: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Segundo membro da banca: ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira
Terceiro membro da banca: PEDROSA, Eliane Maria Pinto
Quarto membro da banca: SILVEIRA, Franscisca Morais da
Quinto membro da banca: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as ações relacionadas com o coensino, com o intuito de propor intervenções educacionais com professores em apoio à Educação Inclusiva dos estudantes com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), com vistas à construção de um E-book que possa auxiliar os professores do ensino regular de uma escola de Ensino Médio da rede estadual em São Luís – MA. Quanto aos aspectos metodológicos, classificam-se como de natureza aplicada, de acordo com a abordagem do problema, e caracterizada como qualitativa do tipo intervenção. O campo de investigação foi o Centro de Ensino “Professor José do Nascimento Morais”, uma escola estadual no bairro Vinhais, em São Luís – MA, e teve como participantes os professores do ensino regular, o professor da sala de recurso e a coordenação pedagógica. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontaram que 83% da amostra investigada tinham pouca vivência em Educação Inclusiva para estudantes com deficiência, apesar de 77,7% deles possuírem vasta experiência em sala de aula, no entento que não desenvolviam em suas práticas ações que vão ao encontro do estudante com TDI, e além disso, 40% da amostra estudada havia realizado formação continuada em educação inclusiva ou atividades de flexibilizações com estudantes com TDI. A partir dos principais achados da pesquisa e dos resultados, ficou evidente a necessidade de formação continuada para professores e coordenação pedagógica da referida escola, que resulte em práticas pedagógicas colaborativas e inclusivas, de modo a garantir novas possibilidades de aprendizagem aos estudantes com TDI, bem como proporcionar, aos educadores participantes, novas estratégias educacionais por meio do produto dessa pesquisa: Orientações Pedagógicas Sobre Coensino e as Flexibilizações Curriculares em Apoio à Inclusão de Estudantes com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.
Abstract: This research aimed to investigate the actions related to co-education, in order to propose educational interventions with teachers in support of the Inclusive Education of students with Intellectual Development Disorder (TDI), with a view to the construction of an E-book that can help the teachers of the regular education of a high school of the state network in São Luís – MA. As for the methodological aspects, they are classified as of an applied nature, according to the approach to the problem, and characterized as qualitative of the intervention type. The field of investigation was the Teaching Center "Professor José do Nascimento Morais", a state school in the Vinhais neighborhood, in São Luís – MA, and had as participants the teachers of regular education, the teacher of the appeal room and the pedagogical coordination. The instruments for data collection were questionnaires and semi-structured interviews. The collected data were analyzed according to the content analysis technique. The results obtained showed that 83% of the sample investigated had little experience in Inclusive Education for students with disabilities, although 77.7% of them had extensive experience in the classroom, but that they did not develop in their practices actions that meet the student with TDI, and in addition, 40% of the sample studied had carried out continuing education in inclusive education or flexibilization activities with students with TDI. From the main findings of the research and the results, it was evident the need for continuing education for teachers and pedagogical coordination of that school, which results in collaborative and inclusive pedagogical practices, in order to ensure new learning possibilities for students with TDI, as well as to provide, to participating educators, new educational strategies through the product of this research: Pedagogical Guidelines on Co-education and Curricular Flexibilizations in Support of the Inclusion of Students with Intellectual Development Disorder.
Palavras-chave: coensino;
Transtorno do Desenvolvimento Intelectual;
educação inclusiva;
formação de professor.
co-education;
Disorder of Intellectual Development;
inclusive education;
teacher training.
Área(s) do CNPq: Educação Especial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: RIBEIRO, Arleia Gomes de Sousa. O coensino para a inclusão de estudantes com transtorno do desenvolvimento intelectual: intervenções colaborativas para a formação de professores no Centro de Ensino “Professor José do Nascimento Morais”. 2024. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5803
Data de defesa: 20-Jun-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARLEIAGOMESDESOUSARIBEIRO.pdfDissertação de Mestrado47,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.