Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Oséias Lima da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7843642637545910por
dc.contributor.advisor1PORTELA, Edinolia Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507233104134545por
dc.contributor.referee1PORTELA, Edinólia Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507233104134545por
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Ilma Vieira do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee3MARTINS, Talita de Jesus da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4730460587716442por
dc.contributor.referee4MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.date.accessioned2025-01-07T17:45:55Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.citationSILVA, Oséias Lima da.Formação Continuada de Alfabetizadores/as de Pessoas Jovens e Adultas – EPJA: Um estudo da educação no município de Caxias-MA, Terra de Gonçalves Dias. 2024. 181 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5799-
dc.description.resumoEsta Dissertação de Mestrado integra-se ao grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem como objetivo analisar a formação continuada dos/as alfabetizadores/as da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA), de Caxias – MA e as repercussões em suas práticas. É um estudo pautado na defesa do direito à alfabetização para todas as Pessoas Jovens e Adultas. Deste modo, adotamos a abordagem qualitativa, optando pela utilização de instrumentos e técnicas da pesquisa bibliográfica e documental, entrevista semiestruturada e questionário, sendo o último para fins de construção do perfil das alfabetizadoras. Além disso, caminhamos pelo Esquema Paradigmático de Sanchez Gamboa (2006), que nos permitiu compreender a inter-relação entre a Pergunta e a Resposta, através de seus níveis e pressupostos e nos iluminou a realizar a análise e o tratamento dos dados à luz das técnicas de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), emergindo assim, as categorias emergentes: “Processo necessário para o desenvolvimento docente”, “Formações continuadas na relação com as necessidades formativas das profissionais”, “Percursos formativos dialógicos para ressignificação das práticas”, “Metodológico, na reorganização das abordagens pedagógicas” e “Alfabetização com vistas à criticização para transformação da realidade”. A pesquisa desenvolveu-se em oito escolas do município de Caxias, em que os 12 sujeitos pesquisados lecionavam a alfabetização para a EPJA. As referências teóricas e metodológicas que alicerçaram a discussão sobre Alfabetização foram: Freire (1979, 1987, 2001), Soares (2003), Freire e Macedo (2006), Formação Continuada Arroyo (2006), Moura (2009), Nóvoa (1991, 2021), André (2010), Imbernon (2010, 2013), Barreto e André (2011), Marin (2019), Freire (2013, 2021); Práticas pedagógicas: Romão (2011), Carlos e Vera Barreto (2011), Franco (2012). Freire (2013), na condução metodológica nos ancoramos no pensamento de: Minayo (2001), Dasmasceno (2005), (2006), Bocatto (2006), Gamboa (2006, 2014), Gil (2012), Bardin (2016), Vieira e Côco, (2022) dentre outros/as. Aliados aos estudiosos referenciados recorremos a leis e pareceres, documentos normativos sobre EPJA e formação continuada, como: a Constituição Federal – CF 1988, Programa Nacional para Formação de Professore da Educação Básica – PARFOR, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), Plano Estadual de Educação PEE-MA 2014-2025, Plano Municipal de Educação – PME 2015- 2025 e outros. As formações continuadas ofertadas pelo município de Caxias, carregam em si um quantitativo maior de elementos que se alinham à perspectiva hegemônica do que a perspectiva contra-hegemônica de educação. Embora, demonstrem um discurso que defende a dialogicidade freiriana, tendem a reforçar os métodos e as técnicas de alfabetização, em detrimento da politização dos/as alfabetizandos/as, o que reverbera na prática das mesmas. Contudo, entremeando toda a dinâmica do processo alfabetizador, percebemos um esforço das alfabetizadoras em vincular suas práticas ao tímido desenho da perspectiva contra-hegemônica anunciada nas formações continuadas do município.por
dc.description.abstractEsta disertación de maestría se integra al grupo de investigación "Escuela, Currículo y Formación Docente" de la Universidad Federal de Maranhão (UFMA) y tiene como objetivo analizar la formación continua de los/as alfabetizadores/as de la Educación de Personas Jóvenes y Adultas (EPJA), de Caxias – MA y las repercusiones en sus prácticas. Es un estudio basado en la defensa del derecho a la alfabetización para todas las Personas Jóvenes y Adultas. De este modo, adoptamos el enfoque cualitativo, optando por la utilización de instrumentos y técnicas de la investigación bibliográfica y documental, entrevista semiestructurada y cuestionario, siendo este último para la construcción del perfil de las alfabetizadoras. Además, nos movemos por el Esquema Paradigmático de Sanchez Gamboa (2006), que nos permitió comprender la interrelación entre la Pregunta y la Respuesta, a través de sus niveles y supuestos, y nos iluminó para realizar el análisis y el tratamiento de los datos a la luz de las técnicas de Análisis de Contenido (Bardin, 2016), emergiendo así, las categorías: “Proceso necesario para el desarrollo docente”, “Formaciones continuadas en relación con las necesidades formativas de las profesionales”, “Recorridos formativos dialógicos para la resignificación de las prácticas”, “Metodológico, en la reorganización de los enfoques pedagógicos” y “Alfabetización con miras a la crítica para la transformación de la realidad”. La investigación se desarrolló en ocho escuelas del municipio de Caxias, donde los 12 sujetos investigados enseñaban alfabetización para la EPJA. Las referencias teóricas y metodológicas que sustentaron la discusión sobre Alfabetización fueron: Freire (1979, 1987, 2001), Soares (2003), Freire y Macedo (2006), Formación Continua Arroyo (2006), Moura (2009), Nóvoa (1991, 2021), André (2010), Imbernon (2010, 2013), Barreto y André (2011), Marin (2019), Freire (2013, 2021); Prácticas pedagógicas: Romão (2011), Carlos y Vera Barreto (2011), Franco (2012). En la conducción metodológica nos anclamos en el pensamiento de: Minayo (2001), Dasmasceno (2005, 2006), Bocatto (2006), Gamboa (2006, 2014), Gil (2012), Bardin (2016), Vieira y Côco (2022), entre otros/as. Aliados a los estudiosos referenciados, recurrimos a leyes y dictámenes, documentos normativos sobre EPJA y formación continua, como: la Constitución Federal – CF 1988, Programa Nacional para la Formación de Profesores de la Educación Básica – PARFOR, Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional – LDBEN, Plan Nacional de Educación – PNE (2014-2024), Plan Estatal de Educación PEE-MA 2014-2025, Plan Municipal de Educación – PME 2015-2025 y otros. Las formaciones continuadas ofrecidas por el municipio de Caxias llevan en sí un mayor número de elementos que se alinean con la perspectiva hegemónica que con la perspectiva contrahegemónica de educación. Aunque demuestran un discurso que defiende la dialogicidad freiriana, tienden a reforzar los métodos y técnicas de alfabetización, en detrimento de la politización de los/as alfabetizandos/as, lo que se refleja en la práctica de estos. Sin embargo, entrelazando toda la dinámica del proceso alfabetizador, percibimos un esfuerzo de las alfabetizadoras por vincular sus prácticas al tímido diseño de la perspectiva contrahegemónica anunciada en las formaciones continuadas del municipio.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-01-07T17:45:55Z No. of bitstreams: 1 OSÉIAS LIMA DA SILVA.pdf: 1657944 bytes, checksum: c43c19ecdb66d7bb0d855bf5f0221d26 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-07T17:45:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OSÉIAS LIMA DA SILVA.pdf: 1657944 bytes, checksum: c43c19ecdb66d7bb0d855bf5f0221d26 (MD5) Previous issue date: 2024-10-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuada em serviço;por
dc.subjectPráticas pedagógicas;por
dc.subjectEducação hegemônica e contra-hegemônicapor
dc.subjectFormación continua en servicio;spa
dc.subjectPrácticas pedagógicas;spa
dc.subjectEducación hegemónica y contrahegemónicaspa
dc.subject.cnpqEducação de Adultospor
dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES/AS DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS – EPJA: um estudo da educação no município de Caxias-MA, Terra de Gonçalves Diaspor
dc.title.alternativeFORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORES DE ALFABETIZACIÓN DE LA PESSOAS JÓVENES Y ADULTOS – EPJA: Un estudio de la educación en el municipio de Caxias-MA, Terra de Gonçalves Diasspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OSÉIAS LIMA DA SILVA.pdfDissertação de Mestrado1,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.