Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBACELAR, Camilla Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8547806536612708por
dc.contributor.advisor1FARIAS, Bruno Serviliano Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483482439913996por
dc.contributor.advisor-co1MAIA, Ivana Marcia Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520994716359117por
dc.contributor.referee1FARIAS, Bruno Serviliano Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483482439913996por
dc.contributor.referee2DINIZ, Raimundo Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9755992709224022por
dc.contributor.referee3CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6231280946679281por
dc.contributor.referee4REIS, Edilson Thialison da Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8203169209273583por
dc.date.accessioned2025-01-07T13:49:16Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.citationBACELAR, Camilla Costa. Pesquisa e inovações sobre tecnologias assistivas: Recursos Educacionais da UNA.SUS/UFMA para Daltônicos. 2024. 135 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5797-
dc.description.resumoA presente dissertação aborda o problema da inclusão de pessoas com daltonismo na educação digital. O problema central identificado é a dificuldade que esses indivíduos enfrentam ao utilizar recursos educacionais digitais devido à deficiência na percepção de cores, o que pode comprometer a compreensão do conteúdo e a inclusão educacional desses usuários. O objetivo geral da pesquisa é analisar tecnologias assistivas para pessoas com daltonismo aplicadas em recursos educacionais digitais do conteúdo educativo da UNA-SUS/UFMA. Os objetivos específicos incluem avaliar a eficácia dessas tecnologias assistivas na compreensão e inclusão dos usuários, aplicar as tecnologias no conteúdo educativo e avaliar a percepção dos usuários após a modificação do conteúdo. Para atingir esses objetivos, a pesquisa utilizou um método de estudo de caso que envolveu a aplicação de diferentes filtros de tecnologia assistiva em recursos educacionais digitais e a subsequente avaliação da percepção dos usuários daltônicos. A ferramenta “Color Enhancer” foi um dos principais recursos testados, sendo aplicada para simular a visão de indivíduos com diferentes tipos de daltonismo e ajustar o contraste das imagens conforme as diretrizes da WCAG 2.0. Os resultados da pesquisa indicaram que, embora algumas tecnologias assistivas melhorassem a percepção de elementos textuais, houve discordâncias significativas na eficácia para elementos pictóricos. A análise dos dados revelou que, enquanto as tecnologias ajudaram na identificação de textos e ilustrações, ainda há desafios consideráveis na interpretação de imagens, ressaltando a necessidade de mais estudos e desenvolvimento de ferramentas mais eficazes.por
dc.description.abstractThis dissertation addresses the problem of including people with color blindness in digital education. The central problem identified is the difficulty that these individuals face when using digital educational resources due to impaired color perception, which can compromise the understanding of the content and the educational inclusion of these users. The general objective of the research is to analyze assistive technologies for people with color blindness applied in digital educational resources of UNA- SUS/UFMA educational content. Specific objectives include evaluating the effectiveness of these assistive technologies in understanding and including users, applying the technologies to educational content, and evaluating users' perceptions after modifying the content. To achieve these objectives, the research used an case study method that involved the application of different assistive technology filters to digital educational resources and the subsequent evaluation of the perception of colorblind users. The “Color Enhancer” tool was one of the main features tested, being applied to simulate the vision of individuals with different types of color blindness and adjust the contrast of images according to WCAG 2.0 guidelines. The research results indicated that, although some assistive technologies improved the perception of textual elements, there were significant disagreements in effectiveness for pictorial elements. Data analysis revealed that, while technologies helped in identifying texts and illustrations, there are still considerable challenges in interpreting images, highlighting the need for further studies and development of more effective tools.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-01-07T13:49:16Z No. of bitstreams: 1 CAMILLA COSTA BACELAR.pdf: 3322055 bytes, checksum: 2f61ad2961e0496ed0acab276fd372ff (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-07T13:49:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAMILLA COSTA BACELAR.pdf: 3322055 bytes, checksum: 2f61ad2961e0496ed0acab276fd372ff (MD5) Previous issue date: 2024-06-27eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDaltonismo;por
dc.subjectEducação;por
dc.subjectDesign Inclusivo;por
dc.subjectTecnologia Assistivapor
dc.subjectColorblinded;eng
dc.subjectEducation;eng
dc.subjectInclusive Design;eng
dc.subjectAssistive Tecnologyeng
dc.subject.cnpqProgramação Visualpor
dc.titlePESQUISA E INOVAÇÕES SOBRE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: Recursos Educacionais da UNA.SUS/UFMA para Daltônicospor
dc.title.alternativeRESEARCH AND INNOVATIONS ON ASSISTIVE TECHNOLOGIES: UNA.SUS/UFMA Educational Resources for Color Blind Peopleeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILLA COSTA BACELAR.pdfDissertação de Mestrado3,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.