Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPINTO, Bruna Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2850184904942374por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fábio José Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727593632952545por
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fábio José Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727593632952545por
dc.contributor.referee2SANDANELLO, Franco Baptista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600443618417764por
dc.contributor.referee3FLORES, Célia Navarro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3010371407169897por
dc.date.accessioned2025-01-07T13:05:23Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.citationPINTO, Bruna Costa.Os novos tempos: O olhar satírico de Leandro Gomes de Barros. 2024. 135 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5796-
dc.description.resumoO início da Primeira República foi marcado por muitas mudanças, pois nesse período aconteceu a transição do governo monárquico para o republicano. O país passou a adotar o sistema do presidencialismo, houve uma maior busca por industrialização e ideais de modernização estavam em voga, principalmente com a chegada da Belle Époque. Além disso, ocorreu o fim do padroado, ou seja, a separação entre a Igreja e o Estado. O poeta popular Leandro Gomes de Barros (1865–1919), muito atento às modificações que chegavam à sociedade, não deixou de repassar ao seu público essas “novidades” e fez isso por meio das suas lentes satíricas, que mostravam um olhar, por vezes, de reprovação aos novos tempos. Observando isso, selecionamos para o corpus dessa pesquisa os seguintes cordéis: A secca do Ceará [19-], A Alma de um fiscal [19-], Pannellas que muitos mexem [19-], O fiscal e a lagarta [19-], O governo e a Lagarta contra o fumo [19-], O imposto e a fome [1909], O povo na cruz [19-], Padre Nosso do Impôsto [19-]. Nesses folhetos, o poeta manifesta sua insatisfação com o aumento dos impostos, com os mandos e desmandos do governo e seus representantes, a exemplo do fiscal, e com a disparidade entre as regiões do país. Já nos cordéis As cousas mudadas [19-], As Saias calções [1911?] e o Bataclan moderno [19-], os versos apresentam críticas às mudanças, principalmente em relação às mulheres, suas vestimentas e comportamentos. Em O diabo confessando um nova seita [19-], a narrativa mostra a sátira aos protestantes, e em Affonso Penna [1906] e Os collectores da Great Western [19-] verificamos críticas ao avanço do imperialismo inglês. Nessa pesquisa, nosso objetivo geral foi analisar a sátira ao governo republicano na obra de Leandro Gomes de Barros. Os objetivos específicos foram: entender o contexto histórico da produção dos folhetos; compreender as motivações que levaram o poeta a criticar não só o governo republicano, mas também outros referentes do seu contexto; verificar como essas perspectivas críticas são construídas em termos de construção poética; e analisar os recursos estéticos da sátira presentes nos folhetos selecionados. Para isso, dividimos esse trabalho em três capítulos: no primeiro, expomos algumas conceituações do que seria a sátira e as formas que essa modalidade pode apresentar; no segundo, analisamos a sátira ao governo republicano; no terceiro, verificamos brevemente as críticas à moda e à emancipação feminina, ao avanço do imperialismo inglês e ao protestantismo. Ao final desta dissertação, notamos que Gomes de Barros usou da sátira para criticar medidas, injustiças e favorecimentos realizados pelo governo republicano e seus representantes, como também mostrou sua aversão ao moderno ligado ao poder público e outros elementos sociais.por
dc.description.abstractThe beginning of the First Republic in Brazil was marked by many changes due to the transition from a monarchical to a republican government. The country adopted a presidential system, pursued industrialization more aggressively, and embraced ideals of modernization, particularly with the advent of the Belle Époque. Additionally, this period saw the end of the patronage system, meaning the separation between Church and State. The popular poet Leandro Gomes de Barros (1865–1919), keenly observant of the societal changes, conveyed these "novelties" to his audience through his satirical lens, often expressing disapproval of the new times. For this research, we have selected the following cordéis for analysis: A secca do Ceará [19-], A Alma de um fiscal [19-], Pannellas que muitos mexem [19-], O fiscal e a lagarta [19-], O governo e a Lagarta contra o fumo [19-], O imposto e a fome [1909], O povo na cruz [19-], Padre Nosso do Impôsto [19-]. In these pamphlets, the poet expresses dissatisfaction with the increase in taxes, the arbitrary actions of the government and its representatives, such as tax collectors, and the disparities between different regions of the country.In the cordéis As cousas mudadas [19-], As Saias calções [1911?], and O Bataclan moderno [19-], the author critique the changes related to women, their clothing, and behavior. O diabo confessando um nova seita [The Devil Confessing a New Sect] [19-] satirizes Protestants, while Affonso Penna [1906], and Os collectores da Great Western [The Great Western Collectors] [19-] critique the expansion of English imperialism. The general objective of this study was to analyze the satire of the republican government in Leandro Gomes de Barros's work. The specific objectives were: to understand the historical context of the pamphlets' production; to grasp the motivations behind the poet's criticisms of the republican government and other contemporary figures; to examine how these critical perspectives are conveyed through poetic construction; and to analyze the aesthetic resources of satire present in the selected pamphlets. To achieve this, the study is divided into three chapters: the first chapter outlines conceptualizations of satire and its various forms; the second chapter analyzes satire directed at the republican government; and the third chapter briefly covers critiques of fashion, female emancipation, English imperialism, and Protestantism. At the end of this dissertation, we come to the conclusion that Gomes de Barros employed satire to critique the measures, injustices, and favoritism exhibited by the Republican government and its representatives, as well as to express his aversion to modernity as it relates to public power and other social elements.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-01-07T13:05:23Z No. of bitstreams: 1 BRUNA COSTA PINTO.pdf: 2009060 bytes, checksum: 26d41f03cb4968bf8fb0da8fb8c9c2f6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-07T13:05:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRUNA COSTA PINTO.pdf: 2009060 bytes, checksum: 26d41f03cb4968bf8fb0da8fb8c9c2f6 (MD5) Previous issue date: 2024-11-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeandro Gomes de Barros;por
dc.subjectLiteratura de cordel;por
dc.subjectSátira;por
dc.subjectPrimeira Repúblicapor
dc.subjectLeandro Gomes de Barros;eng
dc.subjectCordel literature;eng
dc.subjectSatire;eng
dc.subjectFirst Republiceng
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapor
dc.titleOS NOVOS TEMPOS: O olhar satírico de Leandro Gomes de Barrospor
dc.title.alternativeNEW TIMES: The satirical view of Leandro Gomes de Barroseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA COSTA PINTO.pdfDissertação de Mestrado1,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.