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Tipo do documento: Dissertação
Título: As emoções percebidas através das paisagens sonoras: a compreensão do estresse laboral em professoras da educação básica de São Luís – MA
Título(s) alternativo(s): Emotions perceived through soundscapes: understanding work stress in elementary school teachers in São Luís – MA
Autor: DINIZ NETO, Alberto Joaquim Goveia 
Primeiro orientador: ZORZAL       , Ricieri Carlini
Primeiro membro da banca: ZORZAL, Ricieri Carlini
Segundo membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Terceiro membro da banca: WUNSCH, Luana Priscila
Resumo: O trabalho docente de professoras da rede básica de ensino pode ser compreendido a partir das formas de adoecimento, em que o estresse laboral se configura como um dos mais relevantes. Esse construto psicológico exerce influência em diferentes áreas da vida humana, incluindo aspectos emocionais, sociais e culturais. Sintomas do estresse laboral se aproximam de disfunções nas emoções básicas, indicando uma ligação entre esse adoecimento e a esfera da subjetividade humana. As emoções básicas são classificadas como a base do funcionamento emocional, subdivididas em seis grandes áreas: felicidade, tristeza, raiva, medo, surpresa e repulsa. A partir dessas emoções, outras são desenvolvidas ao longo do desenvolvimento humano e, quando ativadas, auxiliam os indivíduos em situações de diferentes perspectivas. No cenário escolar, as emoções aparecem de diferentes formas, dependendo das relações que se estabelecem nesse local e das diversas paisagens que constroem esse espaço, sejam elas visuais ou sonoras. Nesta pesquisa, buscou-se relacionar as emoções básicas com as paisagens sonoras da escola a fim de entender a correlação com o estresse laboral em professoras que atuam na Educação Básica. Participaram da pesquisa 31 professoras em exercício. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Caracterização, que buscou identificar os dados sociais e educacionais; a Escala de Estresse Percebido, que avaliou os índices de estresse; e o Desenho do Som, que, a partir de desenhos coloridos, identificou as emoções e os sons associados a elas pelas participantes. Os resultados apontaram uma relação entre o estresse percebido e a carga horária de trabalho elevada, destacando as principais emoções presentes nas escolas: raiva, tristeza, medo e repulsa. Conclui-se que o espaço escolar pode se configurar como um promotor de adoecimento, sendo necessárias diferentes ações para o desenvolvimento da saúde e bem estar das professoras.
Abstract: The teaching work of teachers in the basic education network can be understood based on forms of illness, in which work stress is one of these and relevant. This psychological construct exerts influence in different areas for human beings, both in emotional, as well as social and cultural aspects. Symptoms of work stress are similar to dysfunctions in basic emotions, an aspect that points to the proximity of this illness to this sphere of human subjectivity. Basic emotions are classified as the basis of emotional functioning, subdivided into six major areas, which are: happiness, sadness, anger, fear, surprise and disgust. From these emotions, others are developed throughout human development and, when activated, help individuals in situations from different perspectives. In the school setting, emotions appear in different ways, as they depend on the relationships that are established in that location and the different landscapes that construct this space, whether visual or sound. In this research, we sought to relate basic emotions with the school's soundscapes in order to understand the correlation with work stress in teachers who work in Basic Education. 31 practicing teachers participated in the research, the research instruments were the Characterization Questionnaire, which sought to identify social and educational data, the Perceived Stress Scale which sought to evaluate stress indices, the Sound Drawing which sought, based on colorful drawings, identify emotions and the sounds of emotions for the participants. The results showed the relationship between perceived stress and high working hours, while the main highlighted emotions present in schools were anger, sadness, fear and disgust. With this, it is concluded that the school space can also be configured as a promoter of illness, and that different actions need to occur to develop the health and well-being of teachers.
Palavras-chave: estresse laboral;
emoções básicas;
paisagens sonoras;
professoras;
work stress;
emotions;
soundscape;
female teachers.
Área(s) do CNPq: Psicologia
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: DINIZ NETO, Alberto Joaquim Goveia. As emoções percebidas através das paisagens sonoras: a compreensão do estresse laboral em professoras da educação básica de São Luís – MA. 2024. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5790
Data de defesa: 23-Jul-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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