Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMELONIO, Kennia Magdala de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7648191794220187por
dc.contributor.advisor1SILVEIRA, Francisca Morais da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0012238764045677por
dc.contributor.referee1SILVEIRA, Francisca Morais da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0012238764045677por
dc.contributor.referee2ZAQUEU, Lívia Conceição Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee3LEAL, Carlos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7949486810256742por
dc.contributor.referee4ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938411783822467por
dc.contributor.referee5ALVES, Candida Helena Lopes-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229863536146724por
dc.date.accessioned2024-12-23T14:46:42Z-
dc.date.issued2024-05-11-
dc.identifier.citationMELONIO, Kennia Magdala de Sousa. Intervenção precoce para crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: uma proposta para formação de professores. 2024.146 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5786-
dc.description.resumoA pesquisa trata sobre Intervenção Precoce para crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil. O local da pesquisa foi a Unidade de Educação Básica Carlos Salomão Chaib. A pesquisa partiu do seguinte problemática: De que forma o processo de formação de professores voltado a intervenção precoce para crianças com TEA na Educação Infantil, poderá ser materializado por meio de um Guia Pedagógico, contendo orientações pedagógicas de ensino para crianças com Transtorno do Espectro Autista? O objetivo geral da pesquisa foi: investigar o processo de formação de professores voltado a intervenção precoce para crianças com TEA na UEB Carlos Salomão Chaib, com vistas à construção de um guia Pedagógico. Optou-se por utilizar a metodologia de Gil, a qual se refere a uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo de finalidade aplicada. Concluiu-se que a escola pesquisada necessita de maiores investimentos na perspectiva de formações continuadas sobre intervenção precoce na Educação Infantil para atender melhor as crianças com Transtorno do Espectro Autista. Para fixar esse estudo aos participantes do estudo, fora feito, a partir da análise dos dados, um Produto, sendo este um Guia Pedagógico, contendo orientações pedagógicas de ensino para crianças com TEA. O Guia Pedagógico composto por oito capítulos, contendo sugestões de atividades de intervenção precoce e aplicativos de jogos interativos que podem ser utilizados em sala de aula para contribuir com o trabalho docente.por
dc.description.abstractThe research deals with Early Intervention for children with Autism Spectrum Disorder in Early Childhood Education. The research location was the Carlos Salomão Chaib Basic Education Unit, specifically in two Kindergarten I and two Kindergarten II classrooms, in the morning and afternoon shifts. The research started with the following problem: How can the teacher training process aimed at early intervention for children with ASD in Early Childhood Education be materialized through a Pedagogical Guide, containing pedagogical teaching guidelines for children with Autism Spectrum Disorder? The main objective of the research was: to investigate the teacher training process aimed at early intervention for children with ASD at UEB Carlos Salomão Chaib, with a view to building a Pedagogical Guide. We chose to use Gil's methodology, which refers to qualitative research of a descriptive nature with an applied purpose. It was concluded that the researched school needs greater investments from the perspective of continued training on early intervention in Early Childhood Education to better serve children with Autism Spectrum Disorder. To convey this study to the study participants, based on data analysis, an Educational Product was created, this being a Pedagogical Guide, containing pedagogical teaching guidelines for children with ASD, consisting of eight chapters, containing suggestions for intervention activities early learning and interactive game applications that can be used in the classroom to contribute to teaching work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-12-23T14:46:42Z No. of bitstreams: 1 KENNIA_MAGDALA.pdf: 17289509 bytes, checksum: 77d5889d18830a91b9dc10bce2f04f19 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-23T14:46:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KENNIA_MAGDALA.pdf: 17289509 bytes, checksum: 77d5889d18830a91b9dc10bce2f04f19 (MD5) Previous issue date: 2024-05-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação inclusiva;por
dc.subjectintervenção precoce na infância;por
dc.subjectneuroplasticidade com transtorno do espectro autista;por
dc.subjectinclusive education;eng
dc.subjectearly childhood intervention;eng
dc.subjectneuroplasticity with autism spectrum disordereng
dc.subject.cnpqEducação especialpor
dc.titleIntervenção precoce para crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: uma proposta para formação de professorespor
dc.title.alternativeEarly intervention for children with autism spectrum disorder in early childhood education: a proposal for teacher trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KENNIA_MAGDALA.pdfDissertação de Mestrado16,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.