Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5786
Tipo do documento: Dissertação
Título: Intervenção precoce para crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: uma proposta para formação de professores
Título(s) alternativo(s): Early intervention for children with autism spectrum disorder in early childhood education: a proposal for teacher training
Autor: MELONIO, Kennia Magdala de Sousa 
Primeiro orientador: SILVEIRA, Francisca Morais da
Primeiro membro da banca: SILVEIRA, Francisca Morais da
Segundo membro da banca: ZAQUEU, Lívia Conceição Costa
Terceiro membro da banca: LEAL, Carlos Santos
Quarto membro da banca: ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira
Quinto membro da banca: ALVES, Candida Helena Lopes
Resumo: A pesquisa trata sobre Intervenção Precoce para crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil. O local da pesquisa foi a Unidade de Educação Básica Carlos Salomão Chaib. A pesquisa partiu do seguinte problemática: De que forma o processo de formação de professores voltado a intervenção precoce para crianças com TEA na Educação Infantil, poderá ser materializado por meio de um Guia Pedagógico, contendo orientações pedagógicas de ensino para crianças com Transtorno do Espectro Autista? O objetivo geral da pesquisa foi: investigar o processo de formação de professores voltado a intervenção precoce para crianças com TEA na UEB Carlos Salomão Chaib, com vistas à construção de um guia Pedagógico. Optou-se por utilizar a metodologia de Gil, a qual se refere a uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo de finalidade aplicada. Concluiu-se que a escola pesquisada necessita de maiores investimentos na perspectiva de formações continuadas sobre intervenção precoce na Educação Infantil para atender melhor as crianças com Transtorno do Espectro Autista. Para fixar esse estudo aos participantes do estudo, fora feito, a partir da análise dos dados, um Produto, sendo este um Guia Pedagógico, contendo orientações pedagógicas de ensino para crianças com TEA. O Guia Pedagógico composto por oito capítulos, contendo sugestões de atividades de intervenção precoce e aplicativos de jogos interativos que podem ser utilizados em sala de aula para contribuir com o trabalho docente.
Abstract: The research deals with Early Intervention for children with Autism Spectrum Disorder in Early Childhood Education. The research location was the Carlos Salomão Chaib Basic Education Unit, specifically in two Kindergarten I and two Kindergarten II classrooms, in the morning and afternoon shifts. The research started with the following problem: How can the teacher training process aimed at early intervention for children with ASD in Early Childhood Education be materialized through a Pedagogical Guide, containing pedagogical teaching guidelines for children with Autism Spectrum Disorder? The main objective of the research was: to investigate the teacher training process aimed at early intervention for children with ASD at UEB Carlos Salomão Chaib, with a view to building a Pedagogical Guide. We chose to use Gil's methodology, which refers to qualitative research of a descriptive nature with an applied purpose. It was concluded that the researched school needs greater investments from the perspective of continued training on early intervention in Early Childhood Education to better serve children with Autism Spectrum Disorder. To convey this study to the study participants, based on data analysis, an Educational Product was created, this being a Pedagogical Guide, containing pedagogical teaching guidelines for children with ASD, consisting of eight chapters, containing suggestions for intervention activities early learning and interactive game applications that can be used in the classroom to contribute to teaching work.
Palavras-chave: educação inclusiva;
intervenção precoce na infância;
neuroplasticidade com transtorno do espectro autista;
inclusive education;
early childhood intervention;
neuroplasticity with autism spectrum disorder
Área(s) do CNPq: Educação especial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: MELONIO, Kennia Magdala de Sousa. Intervenção precoce para crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: uma proposta para formação de professores. 2024.146 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5786
Data de defesa: 11-Mai-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KENNIA_MAGDALA.pdfDissertação de Mestrado16,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.