Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5779
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA: Uma proposta didático/pedagógica ao 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Erasmo Marcelino Lopes em Matões do Norte – MA |
Título(s) alternativo(s): | ENGLISH CONVERSATION: A didactic/pedagogical proposal for the 6th year of Elementary School at the Erasmo Marcelino Lopes Municipal School in Matões do Norte – MA |
Autor: | MORAES, Janes Cláudio de Jesus ![]() |
Primeiro orientador: | CAVALCANTE, Luciana Rocha |
Primeiro membro da banca: | CAVALCANTE, Luciana Rocha |
Segundo membro da banca: | ARANHA, Marize Barros Rocha |
Terceiro membro da banca: | ARAÚJO JUNIOR, João da Silva |
Quarto membro da banca: | FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão |
Quinto membro da banca: | SILVA, Ana Lúcia Rocha |
Resumo: | Este trabalho, intitulado Conversação em Língua Inglesa: uma proposta didático/pedagógica ao 6º ano do Ensino Fundamental da E.M. Erasmo Marcelino Lopes em Matões do Norte – MA, teve como objetivo geral analisar a forma como a conversação vem sendo trabalhada no ensino de língua inglesa, a fim de propor um recurso didático-pedagógico direcionado aos professores do 6º ano do Ensino Fundamental focado em métodos e mecanismos que promovam o processo comunicativo. Desta forma, foram utilizadas como fundamentos teóricos os trabalhos de Saussure (2006), Geraldi (1997, 2001), Britto (1991), Travaglia (2006) e de Bakhtin (2000) no que diz respeito ao conceito de Língua e Linguagem; quanto à trajetória do ensino da língua inglesa no Brasil, buscamos aporte nos estudos de Costa (2011) e Cavalcante e Castro (2010). Do ponto de vista metodológico foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, em consonância com as exigências do Mestrado profissional, com base em uma proposta do tipo intervenção, com abordagens de cunho qualitativo e quantitativo, que nos possibilitou a elaboração de quadros de respostas e gráficos com exposição dos resultados obtidos por meio de questionários e entrevista aplicada aos sujeitos da pesquisa. Como produto desta investigação foi elaborada uma Cartilha, que auxiliará professores e alunos nesse processo de desenvolvimento comunicativo prático, intitulada Speak Now. Desse modo, os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade de um equilíbrio mais efetivo entre as concepções estruturalista e interativa no ensino da língua inglesa conjuntamente com a prática de conversação de forma mais dinâmica e contextualizada. Para tanto sugerimos a adoção de metodologias que incluam atividades comunicativas, jogos, dinâmicas, debates e outras formas de interação que permitam aos alunos utilizarem o inglês de maneira prática e significativa. |
Abstract: | This work entitled Conversation in English: a didactic/pedagogical proposal to the 6th year of elementary school at E.M. Erasmo Marcelino Lopes in Matões do Norte - MA, Brazil, aimed to analyze the way in which conversation has been worked in English language teaching, in order to propose a didactic-pedagogical resource directed to teachers of the 6th year of elementary school focused on methods and mechanisms that promote the communicative process. In this way, references were used that gave us support to the analyses in light of authors such as Saussure (2006), Geraldi (1997, 2001), Britto (1991), Travaglia (2006) and de Bakhtin (2000) with regard to the concept of Language and Language; As for the trajectory of English language teaching in Brazil, we sought input in the studies of Costa (2011) and Cavalcante e Castro (2010). From the methodological point of view, an applied research was developed in accordance with the requirements of the professional Master’s degree, based on a proposal of intervention type, with qualitative and quantitative approaches, that enabled us to prepare response tables and graphs with the results obtained through questionnaires and interviews applied to the subjects of the research. As a product of this research, a Booklet was developed to assist teachers and students in this process of practical communicative development, entitled Speak Now. Thus, the results of the research showed the need for a more effective balance between structuralist and interactive conceptions in the teaching of the English language together with the practice of conversation in a more dynamic and contextualized way. To this end, we suggest the adoption of methodologies that include communicative activities, games, dynamics, debates and other forms of interaction that allow students to use English in a practical and meaningful way. |
Palavras-chave: | Língua Inglesa; Prática docente; Interação; Conversação; Aprendizagem English Language; Teaching Practice; Interaction; Conversation; Learning |
Área(s) do CNPq: | Métodos e Técnicas de Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | MORAES, Janes Cláudio de Jesus. Conversação em língua inglesa: Uma proposta didático/pedagógica ao 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Erasmo Marcelino Lopes em Matões do Norte – MA. 2024. 180 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5779 |
Data de defesa: | 14-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JANES CLÁUDIO DE JESUS MORAES.pdf | Dissertação de Mestrado | 22,13 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.