Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5779
Tipo do documento: Dissertação
Título: CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA: Uma proposta didático/pedagógica ao 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Erasmo Marcelino Lopes em Matões do Norte – MA
Título(s) alternativo(s): ENGLISH CONVERSATION: A didactic/pedagogical proposal for the 6th year of Elementary School at the Erasmo Marcelino Lopes Municipal School in Matões do Norte – MA
Autor: MORAES, Janes Cláudio de Jesus 
Primeiro orientador: CAVALCANTE, Luciana Rocha
Primeiro membro da banca: CAVALCANTE, Luciana Rocha
Segundo membro da banca: ARANHA, Marize Barros Rocha
Terceiro membro da banca: ARAÚJO JUNIOR, João da Silva
Quarto membro da banca: FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Quinto membro da banca: SILVA, Ana Lúcia Rocha
Resumo: Este trabalho, intitulado Conversação em Língua Inglesa: uma proposta didático/pedagógica ao 6º ano do Ensino Fundamental da E.M. Erasmo Marcelino Lopes em Matões do Norte – MA, teve como objetivo geral analisar a forma como a conversação vem sendo trabalhada no ensino de língua inglesa, a fim de propor um recurso didático-pedagógico direcionado aos professores do 6º ano do Ensino Fundamental focado em métodos e mecanismos que promovam o processo comunicativo. Desta forma, foram utilizadas como fundamentos teóricos os trabalhos de Saussure (2006), Geraldi (1997, 2001), Britto (1991), Travaglia (2006) e de Bakhtin (2000) no que diz respeito ao conceito de Língua e Linguagem; quanto à trajetória do ensino da língua inglesa no Brasil, buscamos aporte nos estudos de Costa (2011) e Cavalcante e Castro (2010). Do ponto de vista metodológico foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, em consonância com as exigências do Mestrado profissional, com base em uma proposta do tipo intervenção, com abordagens de cunho qualitativo e quantitativo, que nos possibilitou a elaboração de quadros de respostas e gráficos com exposição dos resultados obtidos por meio de questionários e entrevista aplicada aos sujeitos da pesquisa. Como produto desta investigação foi elaborada uma Cartilha, que auxiliará professores e alunos nesse processo de desenvolvimento comunicativo prático, intitulada Speak Now. Desse modo, os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade de um equilíbrio mais efetivo entre as concepções estruturalista e interativa no ensino da língua inglesa conjuntamente com a prática de conversação de forma mais dinâmica e contextualizada. Para tanto sugerimos a adoção de metodologias que incluam atividades comunicativas, jogos, dinâmicas, debates e outras formas de interação que permitam aos alunos utilizarem o inglês de maneira prática e significativa.
Abstract: This work entitled Conversation in English: a didactic/pedagogical proposal to the 6th year of elementary school at E.M. Erasmo Marcelino Lopes in Matões do Norte - MA, Brazil, aimed to analyze the way in which conversation has been worked in English language teaching, in order to propose a didactic-pedagogical resource directed to teachers of the 6th year of elementary school focused on methods and mechanisms that promote the communicative process. In this way, references were used that gave us support to the analyses in light of authors such as Saussure (2006), Geraldi (1997, 2001), Britto (1991), Travaglia (2006) and de Bakhtin (2000) with regard to the concept of Language and Language; As for the trajectory of English language teaching in Brazil, we sought input in the studies of Costa (2011) and Cavalcante e Castro (2010). From the methodological point of view, an applied research was developed in accordance with the requirements of the professional Master’s degree, based on a proposal of intervention type, with qualitative and quantitative approaches, that enabled us to prepare response tables and graphs with the results obtained through questionnaires and interviews applied to the subjects of the research. As a product of this research, a Booklet was developed to assist teachers and students in this process of practical communicative development, entitled Speak Now. Thus, the results of the research showed the need for a more effective balance between structuralist and interactive conceptions in the teaching of the English language together with the practice of conversation in a more dynamic and contextualized way. To this end, we suggest the adoption of methodologies that include communicative activities, games, dynamics, debates and other forms of interaction that allow students to use English in a practical and meaningful way.
Palavras-chave: Língua Inglesa;
Prática docente;
Interação;
Conversação;
Aprendizagem
English Language;
Teaching Practice;
Interaction;
Conversation;
Learning
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: MORAES, Janes Cláudio de Jesus. Conversação em língua inglesa: Uma proposta didático/pedagógica ao 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Erasmo Marcelino Lopes em Matões do Norte – MA. 2024. 180 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5779
Data de defesa: 14-Nov-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANES CLÁUDIO DE JESUS MORAES.pdfDissertação de Mestrado22,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.