Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5778
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | MEMÓRIAS DA FÉ: O ensino de história e a educação patrimonial a partir dos Festejos de Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina-PI |
Título(s) alternativo(s): | MEMORIES OF FAITH: Teaching history and heritage education based on the Feastings of Our Lady of the Conception, in Bocaina-PI |
Autor: | SOUSA, Marcus Vinícius da Luz Rocha ![]() |
Primeiro orientador: | VERAS, Rogério de Carvalho |
Primeiro membro da banca: | VERAS, Rogério de Carvalho |
Segundo membro da banca: | CAMÊLO, Júlia Constança Pereira |
Terceiro membro da banca: | SOUSA, Francisco Waldílio da Silva Sousa |
Resumo: | Essa pesquisa analisa o festejo de Nossa Senhora da Conceição como Patrimônio Cultural Imaterial e religioso da cidade de Bocaina/PI, sendo essa festividade produtora de identidade e pertencimento. Traz como objetivo trabalhar a história local, a religiosidade e cultura popular no ensino de história, na perspectiva da metodologia da Educação Patrimonial, operacionalizando conceitos como lugares de memória (Nora, 1993), patrimônio (Meneses, 2012), prática, representação e apropriação (Chartier, 2002) e carnavalização (Bakhtin, 1999). A pesquisa foi desenvolvida através do projeto de educação patrimonial “Memórias da Fé”, aplicado aos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Urbano Leal, em Bocaina-PI. Assim, por meio da problematização sobre a produção e aprendizagem da História a partir do patrimônio cultural, vislumbra-se a possibilidade de os docentes da educação básica trabalharem a cultura e a religiosidade popular católica no ensino de história. |
Abstract: | This research analyzes the celebration of Nossa Senhora da Conceição as an Intangible and religious Cultural Heritage of the city of Bocaina/PI, with this festival producing identity and belonging. Its objective is to work on local history, religiosity and popular culture in teaching history from the perspective of the Heritage Education methodology, operationalizing concepts such as places of memory (Nora, 1993), heritage (Meneses, 2012), practice, representation and appropriation ( Chartier, 2002) and carnivalization (Bakhtin, 1999). The research was developed through the heritage education project “Memórias da Fé” applied to students in the 9th year of elementary school at Escola Municipal Urbano Leal in Bocaina-PI. Thus, through the problematization of the production and learning of History based on cultural heritage, the possibility is envisaged for basic education teachers to work on culture and popular Catholic religiosity in teaching History. |
Palavras-chave: | Educação Patrimonial; Ensino de História; Catolicismo Popular; Bocaina/PI Heritage education; Popular Catholicism; History teaching; Bocaina/PI |
Área(s) do CNPq: | História Regional do Brasil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | COORDENACAO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS IMPERATRIZ/CCSST |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA |
Citação: | SOUSA, Marcus Vinícius da Luz Rocha.Memórias da fé: O ensino de história e a educação patrimonial a partir dos Festejos de Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina-PI. 2024. 128 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5778 |
Data de defesa: | 8-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCUS VINÍCIUS DA LUZ ROCHA SOUSA.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,6 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.